F1: Confira detalhes do primeiro dia de testes de Hamilton na Ferrari
Heptacampeão fez sua estreia na pista de Fiorano em uma SF-23 nesta manhã e completou cerca de 30 voltas, familiarizando-se com o carro da Scuderia
Na manhã desta quarta-feira (22), Lewis Hamilton estreou como piloto oficial da Ferrari,em uma sessão de testes na pista de Fiorano. O heptacampeão da Fórmula 1 fez cerca de 30 voltas com o SF-23 no circuito da Scuderia, a partir das 9h16 locais.
Hamilton, depois de trocar de roupa na estrutura adjacente à pista - uma das casas que pertenceram a Enzo Ferrari - chegou ao pequeno box da pista e subiu a bordo de sua primeira Ferrari de Fórmula 1, uma SF-23 que tem o mérito de ter vencido a única corrida que não foi parar nas mãos da Red Bull em 2023 (Carlos Sainz venceu em Singapura).
Às 9h16, Lewis, usando seu novo capacete amarelo, fez sua primeira entrada na pista no SF-23 equipado com o número 44 no bico do carro e no capô e com pneus Pirelli de chuva, conforme exigido pelos regulamentos para esses eventos, para fazer a volta de instalação. Uma volta muito lenta, feita para verificar se todos os sistemas da equipe italiana estavam funcionando corretamente.
Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Davide Cavazza
Nesse ponto, devido ao ritmo contido, Hamilton aproveitou a oportunidade para cumprimentar a multidão que se aglomerou no grid de Fiorano para testemunhar sua estreia e retornou aos boxes.
Alguns minutos depois, a Ferrari deu a Lewis dois stints de 10 voltas. A primeira, às 9h51, ainda com os pneus totalmente molhados e alternando voltas lentas com voltas mais rápidas. Entre elas, algumas largadas de treino e um burnout (fazer o pneu esfumaçar parado) no lado oposto da reta dos boxes.
A segunda corrida completa ocorreu cerca de meia hora depois, às 10h28, com Lewis usando pneus duros de demonstração. A pista de Fiorano, que ficou úmida por causa da neblina no início e da chuva depois, era traiçoeira e fez com que Lewis ficasse mais lento, especialmente na Curva 1, na Curva 5 e na curva fechada após a descida da ponte.
Na última tentativa de 10 voltas, a que acabamos de descrever, Hamilton foi o autor de uma longa tentativa e, em seguida, terminou com outra corrida na largada antes de ir para os boxes.
Lewis Hamilton, Ferrari
Foto de: Davide Cavazza
A última saída do heptacampeão aconteceu às 11h07, novamente com os pneus duros. O último pacote de voltas foi mais curto do que os anteriores, 5 voltas em vez de 10, no qual ele travou os pneus no hairpin e terminou seu teste com uma largada de treino.
Início do treino de Hamilton em Fiorano com a Ferrari SF-23
Foto de: Riccardo Ferro
Nesse ponto, depois de cerca de 30 voltas e um total de 90 quilômetros em Fiorano, a estreia de Hamilton com a Ferrari chegou ao fim, pois a chuva se tornou a protagonista. Primeiro, uma chuva torrencial que chegou logo após a última tentativa e, em seguida, uma chuva muito mais forte por volta do meio-dia, levou à interrupção do treino.
Isso permitirá que a Ferrari prepare a SF-23 para Charles Leclerc. O monegasco tomará o lugar de Hamilton e pilotará esta tarde para voltar a se familiarizar com um carro de Fórmula 1 que não pilota há várias semanas.
O ex-piloto da Mercedes, no entanto, fez um gesto simpático para com aqueles que foram assistir à sua estreia: foi até as redes da pista para cumprimentar o público, que retribuiu com cânticos no estádio. Um amor que floresceu em pouco tempo para um piloto que, até poucos meses atrás, era o rival da Ferrari desde 2007.
Tifosi at Fiorano
Foto de: Davide Cavazza
Para Hamilton, portanto, uma estreia molhada ficou ainda mais impressionante com a neblina e o nevoeiro de Modena. Ele, assim como a Ferrari e os tifosi, espera que a largada molhada também seja, como se diz nesses casos, um sinal de sorte.
Quais PERIGOS para HAMILTON na FERRARI? DEBATE com Antony Curti, que traça paralelo entre F1 e NFL
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com analisa o que Hamilton pode esperar na Ferrari
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.