Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F1: Corridas em 2022 seriam "muito chatas" sem DRS, diz Leclerc

Verstappen concorda com o monegasco, enquanto Sainz questiona se FIA não deveria reduzir a efetividade do dispositivo

Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

As duas primeiras corridas da temporada 2022 da Fórmula 1 foram marcadas por intensas batalhas entre Charles Leclerc e Max Verstappen, com cada um levando a melhor em uma etapa. E para o monegasco da Ferrari, existe um motivo que ajudou a tornar essas disputas ainda melhores: o DRS. Segundo o líder do campeonato, as provas seriam "muito chatas" sem o advento da asa móvel.

No domingo, na Arábia Saudita, Verstappen levou a melhor após ultrapassar Leclerc nas voltas finais graças à efetividade do DRS na rápida pista de Jeddah. Além da manobra, a asa móvel proporcionou momentos importantes na briga entre os dois, incluindo um momento na chegada à zona de detecção quando nenhum parecia querer cruzar primeiro, para não entregar a vantagem ao rival.

Leia também:

Enquanto havia a esperança de que o regulamento de 2022 proporcionasse boas corridas sem depender do DRS, os pilotos sentem que o dispositivo ainda é absolutamente necessário. Leclerc reconheceu que, sem ele, não haveria muita ação na pista.

"Acho que o DRS precisa ficar por enquanto, se não as corridas seriam muito chatas. Por mais que seja mais fácil seguir o carro da frente neste ano, e isso é um passo positivo, ainda não é suficiente para nos livrarmos do DRS".

"Faz parte e eu gosto disso. É parte da estratégia de cada piloto e termos de defesa e ultrapassagem, e se tornou parte das corridas".

O vencedor do GP saudita, Verstappen, reconhece que o DRS deu a ele o único meio possível de passar Leclerc pela vitória.

"Sem o DRS hoje eu nunca teria passado. Acho que ainda somos muito sensíveis a isso. E claro, algumas pistas são mais fáceis para ultrapassar do que outras. Mas, para mim, neste momento, se o DRS não existisse, eu seria segundo colocado hoje".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, 1st position, takes victory ahead of Charles Leclerc, Ferrari F1-75, 2nd position

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, 1st position, takes victory ahead of Charles Leclerc, Ferrari F1-75, 2nd position

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Enquanto a mudança para carros de efeito solo tinham como intenção tornar as corridas melhores, os pilotos sentem que ainda há alguns elementos do pacote que os "seguram" quando falamos das batalhas.

Verstappen acrescentou: "Acho que os carros são melhores para seguir, dependendo do pneu. O duro era capaz de seguir mais de perto, os outros acabam caindo de rendimento, e isso depende da pista. Depois de algumas voltas seguindo, eles acabam abrindo".

"E o peso do carro te leva para além do limite do pneu. Isso é algo que precisamos olhar no futuro".

Mas Carlos Sainz reconhece que talvez seja necessário olhar para a efetividade do DRS, já que seu uso foi determinante na Arábia.

"Sem o DRS, é quase impossível ultrapassar hoje em dia. O que melhorou é a previsibilidade do carro ao seguir outro e isso nos há um balanço mais previsível, e a habilidade de nos aproximarmos pelas curvas".

"Mas sem esses três, quatro décimos que o DRS te dá na reta, seria impossível passar, até porque o vácuo é menor que no passado. Só que precisamos considerar tornar o efeito do DRS um pouco menor, para evitarmos deltas como os que temos hoje, que tornam as ultrapassagens até fáceis demais".

F1 2022: Qual é o tamanho do buraco da Mercedes? | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - PÓDIO: Verstappen engole Leclerc no final e coloca fogo no campeonato

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Russell: "Resolver porpoising eliminaria 99% dos problemas da Mercedes"
Próximo artigo Sainz critica demora da F1 em processo de safety car com Pérez no GP da Arábia Saudita

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros