F1 descarta retorno do V10 e discute mudanças para 2026 em nova reunião
Comissão da F1 decidiu seguir em frente com as regulamentações de unidades de energia planejadas atualmente, mas está examinando maneiras de aprimorá-la

A Fórmula 1 não retornará aos motores V10 ou a qualquer trem de força aspirado em um futuro próximo, com a Comissão de F1 confirmando seu compromisso com os regulamentos da unidade de potência que entrarão em vigor na próxima temporada. No entanto, o órgão regulador confirmou uma reunião com as fabricantes na quinta-feira (24) para possíveis modificações nas regras de 2026.
Essas regulamentações foram discutidas e aprovadas pela FIA em 2022, enquanto os fabricantes de motores trabalharam nelas por muitos anos antes.
No entanto, a FIA concedeu a si mesma espaço para "pequenos refinamentos", que poderiam ser usados para eliminar o risco de os carros ficarem sem bateria antes do final das longas retas, o que tem causado preocupações tanto para pilotos quanto para equipes e fãs.
O órgão regulador está introduzindo um sistema de 'redução gradual da potência' que impedirá que os carros usem toda a energia elétrica imediatamente ao sair de uma curva, tornando o consumo mais gradual. Isso implementará um aumento progressivo da velocidade nas retas e impedirá que os pilotos usem toda a energia disponível muito cedo.
A energia elétrica deve representar 50% da potência total do carro - 350 kW - mas também foi proposta uma redução para 200 kW, o que permitiria que os carros desfrutassem de uma potência elétrica consistente durante toda a volta - seja em pistas sensíveis à potência, como Jeddah, Monza, Baku e Las Vegas, ou em todos os circuitos.

Regras da Fórmula 1 de 2026
Foto de: FIA
Isso será discutido pela Comissão de F1 em uma reunião na quinta-feira (24), mas sabe-se que alguns fabricantes de motores estão céticos quanto ao fato de a remoção de 150 kW de potência elétrica na corrida e a inclinação do equilíbrio para apenas 35% de uso elétrico poderem ser consideradas um pequeno refinamento.
Nem todos os fornecedores de unidades de potência têm a mesma posição em relação a essas questões, com alguns argumentando que a F1 tinha um sistema semelhante na era turbo anterior, quando os carros tinham muito mais potência na classificação do que nas corridas.
O chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, apoiou a proposta ao falar no paddock de Jeddah, indicando: "Se eles estão fazendo isso no interesse do esporte, então é preciso apoiar." Toto Wolff, da Mercedes, no entanto, classificou a ideia como "uma piada".
A Audi e a Honda não parecem inclinadas a aceitar nenhuma mudança, enquanto os sentimentos são mistos na Ferrari, com o chefe de equipe Frédéric Vasseur admitindo que alguns aspectos dos novos regulamentos podem ter sido subestimados e pediu aos chefes de equipe que não rejeitem a mudança em nome de sua potencial vantagem competitiva.
COMO AVALIAR BORTOLETO após 5 GPs? Piastri x Norris x Verstappen, HAMILTON atrás de Leclerc | Maumau
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #331: Bortoleto, Hamilton e cia. | Com Maumau
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.