Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

F1: Entenda as novas acusações graves do Telegraaf contra Horner

O jornal que deu início ao caso envolvendo o comandante taurino continua acusando Christian, agora com mais detalhamentos de ordem sexual e financeira; veja

Horner Telegraaf

Chefe de equipe da Red Bull na Fórmula 1, Christian Horner segue em meio à investigação liderada por um advogado independente contratado pela 'empresa-mãe' das bebidas energéticos, a Red Bull GmbH, da Áustria. Acusação? Comportamento inadequada com uma integrante do time.

O editor recomenda:

Nesta quinta-feira, porém, o mundo de Horner parecia brevemente em ordem, pelo menos 'por fora', quando ele participou do lançamento do Red Bull RB20 para o campeonato mundial de 2024, contrariando rumores de bastidores na F1 -- na preparação para o evento, houve conversas de que Christian poderia não ser mais o chefe da equipe anglo-austríaca na apresentação.

Agora, o jornal holandês De Telegraaf, que iniciou o assunto em 5 de fevereiro com uma reportagem inicial, colocou 'lenha na fogueira' com uma nova matéria que detalha as acusações contra Horner, além de levantar novas.

Entre outras coisas, Horner teria tentado 'abafar' o assunto. O De Telegraaf afirma ter confrontado Horner com as acusações pela primeira vez em 2 de fevereiro, para lhe dar a oportunidade de comentá-las.

Nas 24 horas seguintes a este contato, a funcionária assediada por Horner teria recebido uma oferta de 650 mil libras (mais de 4 milhões de reais, no câmbio atual) do advogado de Horner para resolver a questão amigavelmente. 

Além disso, o jornal especifica pela primeira vez do que se tratam especificamente as alegações. Entre outras coisas, Horner supostamente enviou mensagens inadequadas à funcionária “regularmente e durante um período de tempo considerável”. A funcionária (seu nome é conhecido pelos editores) aparentemente documentou essas mensagens e as relatou ao compliance da Red Bull GmbH em Fuschl, Áustria, no final de 2023.

A empresa contratou um advogado independente para conduzir uma investigação. Isto é público desde 5 de janeiro graças a uma declaração da própria Red Bull sobre o assunto. De acordo com apuração do Motorsport-Total, publicação irmã do Motorsport.com na Alemanha, Horner teve então a oportunidade de renunciar ao cargo 'sem perder prestígio'. O plano para isso já estava desenhado.

Isso teria sido oferecido a Horner, que também recebeu a sugestão de alegar problemas de saúde para sua saída do cargo. Entretanto, Christian não só não o fez, como fontes próximas a ele insistem que não houve uma oferta para demissão voluntária.

Horner se mostrou convencido de que estava certo. No dia 9 de fevereiro, ele foi interrogado pelo advogado investigador, segundo relatos da mídia, durante mais de oito horas. E no decorrer deste interrogatório, foi confrontado com um dossiê elaborado com base nas denúncias da funcionária.

O De Telegraaf agora diz ter tomado conhecimento do conteúdo do dossiê. É o que afirma o jornal, que pela primeira vez informa especificamente sobre a natureza das denúncias, na sua última matéria -- antes disso, apenas o germânico Bild já tinha dado conta do(s) tipo(s) do(s) assédio(s).

Watch: O 'DIA D' de Horner: NEWEY pode sair? RICO PENTEADO comenta CRISE na RBR e analisa Wheatley / Waché

Aliás, este 'fato novo' é notável: se as alegações feitas na reportagem do Telegraaf não forem verdadeiras, o jornal estará legalmente vulnerável. De acordo com informações do Motorsport-Total, Horner já tomou medidas legais contra a publicação.

Na quinta-feira, Horner manteve seu discurso de 'inocência' à emissora britânica Sky Sports F1: "Nego todas as acusações que foram feitas contra mim. Mas é claro que estou cooperando com a investigação, que espero seja concluída em um futuro próximo".

Horner também não está 'dando ouvidos' à tese de uma luta pelo poder nos bastidores da Red Bull e afirma que “absolutamente não” há diferenças entre ele e a família Verstappen: “Estive com Jos e Max há alguns dias em Silverstone. Max está totalmente focado em seu trabalho e dá muito apoio”.

No entanto, fontes bem informadas afirmam que a relação entre Horner e Jos Verstappen ruiu. O fato de a nova matéria, que agora está causando dor de cabeça a Horner, ter aparecido na Holanda não ajuda a 'dissipar' essa suspeita.

A Red Bull Racing não comenta oficialmente a reportagem publicada. Jos Verstappen foi contatado pelo Motorsport-Total na tarde de sexta-feira e também não deseja comentar o assunto. A posição da Red Bull é clara: até que a investigação seja concluída, não há nada a dizer.

Enquanto isso, a Ford, que será parceira da Red Bull no âmbito das unidades de potência de 2026 em diante, fez uma declaração. O chefe de automobilismo da marca, Mark Rushbrook, disse à agência de notícias Associated Press: “Como uma empresa familiar e como uma empresa que mantém padrões muito elevados de comportamento e integridade, esperamos o mesmo de nossos parceiros”.

"Temos a impressão de que a Red Bull está levando a situação muito a sério, nos disseram isso. E é claro que eles também estão preocupados com sua marca. É por isso que lançaram uma investigação independente e, até sabermos o resultado, é muito cedo para comentarmos."

Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Watch: Rico Penteado e Felipe Motta comentam Hamilton na Ferrari

Podcast #269 – O que esperar da pré-temporada 2024 da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Verstappen coloca 'panos quentes' em possível atrito com Horner: "Tudo continua como sempre"
Próximo artigo F1: Red Bull deve ter 'sidepod estilo Mercedes' ainda mais radical

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros