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F1: Entenda como novas regras sobre asas dianteiras podem afetar cenário de 2025

Há dúvidas se os resultados em pista serão alterados. Ferrari está confiante em ganhar terreno sobre a McLaren, mas Woking não está preocupada

McLaren technical detail

Foto de: Bernd Erlhof / circuitpics.de

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O GP da Espanha de Fórmula 1 finalmente chegou e algo que pode ficar claro será o impacto das novas regras da FIA que reduzem significativamente a flexibilidade das asas dianteiras com verificações mais rigorosas. Confira quem pode perder mais com o novo regulamento.

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A medida foi decidida pouco antes da abertura da temporada na Austrália, onde uma norma relativa às asas traseiras foi acionada, e as equipes tiveram bastante tempo para se preparar para esse 'salto para trás'. 
 
A decisão, compartilhada com as equipes, de adiar a introdução da nova regra tinha uma lógica econômica ligada ao limite orçamentário: as equipes estão ocupadas projetando os monopostos de 2026 e fazia sentido inserir a mudança de regulamento durante a temporada atual, quando nos planos de desenvolvimento todos ou quase todos teriam trazido uma evolução da asa dianteira. 

Mercedes W16: è già stata provata l'ala in linea con le nuove regole FIA sulla flessione dell'ala anteriore

Mercedes W16: a asa de acordo com as novas regras da FIA sobre a flexão da asa dianteira já foi testada

Foto de: Bernd Erlhof / circuitpics.de

Muitas pessoas pensam que a flexão afeta principalmente os dois flaps que vemos dobrando na imagem, mas os aerodinamicistas desenvolveram até deformações programadas em movimento que afetam o perfil principal, o segundo elemento e também as placas laterais.
 
Raciocinando nesses termos, fica mais fácil pensar que os engenheiros tiveram tempo para estudar soluções para atenuar a perda de desempenho da asa dianteira. A regra em si é muito simples: a FIA reduz a deflexão estática da asa, medida com uma força de 100 N, de 15 para 10 mm. A carga é aplicada a 800 mm da linha central do monoposto.  

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Ferrari SF-25: a asa dianteira não perderá eficiência com as novas regras

Foto de: Giorgio Piola


Teoricamente, é necessária uma rigidez de 30%, mas, na realidade, o movimento não deve exceder 10 mm em um ponto específico, mas se for possível reconstruir deformações mais complexas que passem nos testes técnicos em qualquer caso, a asa seria perfeitamente legal. 
 
A asa flexível é útil porque, em baixas velocidades, garante a carga aerodinâmica máxima, enquanto em altas velocidades ele reduz o arrasto graças à flexão dos elementos, permitindo atingir velocidades máximas mais altas. O assunto é interessante: teremos que aguardar os treinos livres de sexta-feira para obter as primeiras respostas e descobrir se há quem tenha que gastar mais recursos para recuperar o atraso.

TELEMETRIA com RICO PENTEADO: a FIA vai EMBARALHAR a F1 na Espanha? ATUALIZAÇÕES e TUDO de Barcelona

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