Recomendado para você

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
ANÁLISE F1: McLaren explica 'falha' que impediu domínio no GP de Singapura

ANÁLISE F1: McLaren explica 'falha' que impediu domínio no GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: McLaren explica 'falha' que impediu domínio no GP de Singapura
Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar

Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar

Mitsubishi Cup
Mitsubishi Cup
Mit Cup: Confira todas as duplas que venceram em Canitar
F1 - Red Bull: Desenvolver carro de 2025 é “importante”, mesmo que impacte no projeto de 2026

F1 - Red Bull: Desenvolver carro de 2025 é “importante”, mesmo que impacte no projeto de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Red Bull: Desenvolver carro de 2025 é “importante”, mesmo que impacte no projeto de 2026
VÍDEO NASCAR: Chastain termina corrida de ré para evitar eliminação; Motorsport transmite categoria

VÍDEO NASCAR: Chastain termina corrida de ré para evitar eliminação; Motorsport transmite categoria

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Charlotte II
VÍDEO NASCAR: Chastain termina corrida de ré para evitar eliminação; Motorsport transmite categoria
F1 - Red Bull: 'Verstappen 'pagou preço' por estratégia agressiva em Singapura'

F1 - Red Bull: 'Verstappen 'pagou preço' por estratégia agressiva em Singapura'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Red Bull: 'Verstappen 'pagou preço' por estratégia agressiva em Singapura'
F1 - Leclerc desabafa sobre dificuldades da Ferrari: “Somos passageiros do carro”

F1 - Leclerc desabafa sobre dificuldades da Ferrari: “Somos passageiros do carro”

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Leclerc desabafa sobre dificuldades da Ferrari: “Somos passageiros do carro”

F1: Equipes e Pirelli não foram avisadas sobre pista "pintada" da China

Tratamento foi realizado no ano passado para ajudar a reduzir a degradação do asfalto antigo

A view of the track

Nem as equipes da Fórmula 1 nem a fornecedora de pneus Pirelli foram informadas sobre o tratamento da superfície "pintada" no circuito de Xangai antes de chegarem à China para a corrida deste fim de semana, segundo se apurou.

Como as escuderias fizeram muito trabalho pré-evento no simulador com base nas informações da Pirelli e da FIA, elas foram surpreendidas quando chegaram ao circuito na quarta-feira com a pista visivelmente diferente.

Leia também:

Embora os pilotos tenham dito que parecia que a superfície havia sido "pintada", descobriu-se que se tratava, na verdade, de um tratamento de betume líquido aplicado no ano passado para ajudar a reduzir a degradação do asfalto antigo.

Como o circuito vem sendo usado desde então, elementos desse tratamento foram desgastados na linha de corrida, o que deu à superfície uma aparência de dois tons.

Mas, além da aparência diferente, a intervenção afetou os níveis de aderência, especialmente porque há um contraste entre as áreas em que o betume permanece no lugar e onde ele foi desgastado.

Embora a FIA normalmente informe as escuderias antes dos fins de semana de corrida sobre quaisquer alterações materiais no circuito, nenhuma notificação a respeito foi incluída nos documentos enviados às equipes e à Pirelli.

Além disso, a Pirelli normalmente envia engenheiros antes de uma reunião da F1 para fornecer dados atualizados sobre as condições da pista, mas isso não foi feito dessa vez porque a empresa italiana não tinha nenhum de seus funcionários livre para fazer isso.

Foi somente quando chegou ao circuito na quarta-feira com seus engenheiros que o problema surgiu, causando certa surpresa.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Questionado sobre a comunicação com a FIA a respeito do tratamento, o engenheiro-chefe da F1, Simone Berra, disse: "Não recebemos nenhuma indicação, por isso também ficamos surpresos."

"Percebemos isso na quarta-feira, quando estávamos fazendo a inspeção habitual da pista, e ficou bem claro que essa superfície era completamente diferente da antiga."

A Autosport entende que a falta de aviso foi discutida na reunião dos chefes de equipe na manhã de sexta-feira com o diretor de prova, Niels Wittich.

Fontes sugerem que, embora Wittich tenha admitido estar ciente da realização do trabalho, ele não considerou necessário informar as equipes porque não se tratava de uma mudança que deveria ter afetado materialmente o nível de desempenho da pista, nem exigir qualquer mudança de homologação.

Embora as mudanças de aderência certamente não tenham sido extremas o suficiente para causar um cenário tão ruim como o da Turquia 2020, Berra acrescentou que, no futuro, ficou claro que os circuitos deveriam tornar mais óbvio, especialmente com a FIA, o impacto de qualquer procedimento feito nos locais da F1.

Questionado sobre o que havia dado errado na comunicação sobre o assunto, Berra disse: "Acho que é preciso perguntar à FIA, mas não se trata de uma mudança de pista que precise de homologação ou de uma verificação da FIA."

"Foi feito pela direção do circuito chinês, e eles poderiam ter feito isso sem informar ninguém."

"Mas eu diria que, no fim das contas, não é o fim do mundo, porque no TL1 o nível de aderência melhorou depois de algumas voltas, e os pilotos puderam concluir a sessão."

"Acho que, no futuro, a FIA tentará trabalhar um pouco mais de perto com o circuito para entender esse tipo de informação com antecedência", concluiu.

A questão do tratamento da superfície desaparecerá em 2025, já que Xangai deverá passar por um recapeamento completo antes da corrida do ano que vem.

F1 DELETA volta, MUDA DE IDEIA e Norris é POLE da SPRINT chinesa! Hamilton 2º, Alonso 3º e Max 4º... Veja DEBATE sobre o quali desta 6ª-feira

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

F1 deleta volta, muda de ideia e Norris é pole da sprint chinesa! Hamilton 2º, Alonso 3º e Verstappen 4º

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Motorsport Business #12 – Gabriel Hackme, da PRIO, e Nicolas Costa: a relação piloto e patrocinador

.

Artigo anterior F1 - Marko elogia Verstappen mas dispara: "Se estivesse na Ferrari tudo seria diferente"
Próximo artigo F1 AO VIVO: Acompanhe a corrida sprint do GP da China em Tempo Real

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros