F1 - "Explosivo", "inconsistente", "incrível" : Marko detalha defeitos e qualidades de Verstappen, Vettel e pilotos da Red Bull
Marko analisou pilotos que estão ou que já passaram pela Red Bull no grid atual da F1
Se tem alguém que conhece muito bem todos os pilotos que já passaram pela Red Bull, seja em suas equipes na Fórmula 1 ou pela Academia, essa pessoa se chama Helmut Marko. E o consultor do time austríaco nunca teve medo de falar a sua verdade sobre os pilotos.
Mestre em uma tarefa difícil, Marko deu uma entrevista fascinante ao Red Bulletin, da própria Red Bull, falando sobre os pontos fortes e fracos dos pilotos que já foram da Academia e que hoje estão no grid da F1.
E enquanto alguns dos graduados conseguem escapar das críticas, como Max Verstappen, que não recebeu nada além de elogios, há algumas palavras mais duras para outros. Confira os destaques:
DANIEL RICCIARDO - "Falta consistência"
Em seus anos de Red Bull, Daniel Ricciardo teve sucesso, inclusive batendo Sebastian Vettel e Verstappen, mas Marko reconhece que o australiano não consegue manter a forma necessária o tempo todo.
"Em seu primeiro ano de Red Bull, ele bateu Vettel com três vitórias a zero. A chegada de Max foi um ponto de virada em sua carreira. Em vez de ir à luta, ele preferiu manter distância. E todos sabem o que aconteceu depois. Uma pena".
"Ele sempre foi bom de trabalhar. Sua velocidade é comparável à de Max, mas está faltando aquela consistência".
SEBASTIAN VETTEL - "Um trabalhador muito, muito analítico"
Marko acredita que o tetracampeão Sebastian Vettel conseguiu bater seu companheiro de Red Bull, Mark Webber, graças ao trabalho duro e talento analítico.
"Ele fez o melhor uso de todas as possibilidades técnicas. É por isso que ele levou a melhor contra um Mark Webber muito talentoso".
CARLOS SAINZ - Relação "tóxica" com Verstappen
Carlos Sainz é o vencedor mais recente da F1, e Marko ficou impressionado com o ritmo exibido pelo espanhol no começo da carreira. Ele afirma que Sainz era mais rápido em curvas de alta do que Vettel, ms diz que a situação azedou quando foi colocado ao lado de Verstappen na Toro Rosso em 2015.
"Foi azar dele ter Max como companheiro de equipe. A atmosfera entre os dois na Toro Rosso era bem tóxica. No formato que tínhamos naquela época, não víamos um modo de mantê-lo conosco, então ele foi para Renault, McLaren, e agora a Ferrari".
ALEX ALBON - "Legal até demais"
O tailandês pode estar na Williams, mas mantém sua ligação com a Red Bull, tendo corrido pela equipe austríaca e a Toro Rosso. Marko reconhece que a trajetória de Alex Albon foi afetada pelos incidentes com Lewis Hamilton no Brasil em 2019 e Áustria 2020, quando bons resultados escaparam. Ele também acha que falta nele a mentalidade para ser campeão.
"Alex é muito rápido, mas me questiono se talvez ele não seja legal demais. Ele é um pouco como David Coulthard, que gosta de todos, mas no final não era preparado".
YUKI TSUNODA - "Propenso a explosões"
O piloto atual da AlphaTauri pode estar um pouco sob pressão após o acidente com Pierre Gasly em Silverstone, mas Marko tem poucas críticas sobre sua velocidade. É o temperamento de Yuki Tsunoda que se sobressai para Marko, com ele dizendo que o piloto é "propenso a explosões de raiva, mas ele é muito rápido, independente do que se diga".
"Acreditamos nele e em seu grande potencial. Quando ele não está sob stress, ele é incrivelmente divertido. Todos gostam de Yuki".
Sergio Perez, Red Bull Racing, Max Verstappen, Red Bull Racing
Photo by: Red Bull Content Pool
PIERRE GASLY - "Está fazendo coisas incríveis"
Apesar de Pierre Gasly ter perdido sua vaga na Red Bull no meio de 2019, Marko disse que o francês deu a volta por cima em sua carreira desde então. Ele acredita que as coisas não funcionaram para ele na Red Bull porque "ele procurava desculpas em vez de atacar seus próprios erros".
Mas ao falar de seu ritmo atual, Marko acrescentou: "Ele é o líder da equipe e está fazendo coisas incríveis. Assim como seu compatriota François Cevert, ele é rápido e devoto das coisas belas da vida".
SERGIO PÉREZ – Verstappen criou algumas "incertezas"
Sergio Pérez é uma adição recente à Red Bull, mas Marko está impressionado pelo trabalho feito pelo mexicano, apesar de algumas dificuldades iniciais.
"Ele chegou após uma vitória e estava em uma fase positiva. Aí ele conheceu Max. Isso levou a uma certa incerteza, especialmente nas classificações".
Mas Marko defende que o mexicano respondeu bem, tendo um papel fundamental na conquista do título de Verstappen no ano passado.
"Ele escolhe seus próprios hotéis e vive dentro da equipe junto com seu time. Não sei exatamente o que todos eles fazem, mas são todos bem legais".
MAX VERSTAPPEN - "O piloto mais rápido que já tivemos"
E sobre o mais novo campeão da Red Bull, não deve surpreender ninguém o fato de que Marko é só elogios ao holandês. Ele reconhece que Verstappen é o piloto mais rápido que o time já teve, e rapidamente se torna "o piloto mais completo".
"No momento, não há um piloto mais rápido que ele em uma volta lançada".
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #185 - Ainda há quem resista ao halo após mais duas vidas salvas?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.