Recomendado para você

PÓDIO AO VIVO: Norris domina em SP, Verstappen da show e Antonelli é P2

PÓDIO AO VIVO: Norris domina em SP, Verstappen da show e Antonelli é P2

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
PÓDIO AO VIVO: Norris domina em SP, Verstappen da show e Antonelli é P2
F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona

F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Norris domina 'caótico' GP de São Paulo com recuperação de Verstappen; Bortoleto abandona
F1: Brasileiros invadem redes de Stroll após acidente com Bortoleto no GP de São Paulo

F1: Brasileiros invadem redes de Stroll após acidente com Bortoleto no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Brasileiros invadem redes de Stroll após acidente com Bortoleto no GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

Moto2
Moto2
Algarve
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2
Análise

Veja como a Ferrari está 'por trás' do modelo da Alpine-Renault na F1

Plano de negócios do time de Maranello servirá como base para a nova fase da montadora francesa na categoria máxima do automobilismo

Fernando Alonso, Renault R25, leads Michael Schumacher, Ferrari F2005

Enzo Ferrari nunca escondeu o fato de que sempre montou sua operação de carros de turismo para que pudesse financiar sua equipe de Fórmula 1. Independentemente da motivação, foi um plano brilhante, já que o negócio e o time de F1 alimentaram os sucessos um do outro.

Tal via de mão dupla não está muito longe da visão que o novo CEO da Renault, Luca de Meo, tem para a marca Alpine, que nomeará a equipe de F1 da montadora francesa a partir do ano que vem.

Leia também:

Desde que chegou à Renault em julho, de Meo teve que tomar algumas decisões rápidas a fim de traçar um caminho para sair da crise financeira causada pela pandemia de coronavírus para toda a montadora.

Parte disso incluiu uma avaliação do projeto para a F1. Mas, assim como aconteceu com outras equipes, a chegada do teto orçamentário da F1, aliada a uma reestruturação da divisão de prêmios em dinheiro, facilitou a permanência.

É por isso que, com essa situação resolvida, de Meo vê a chance de recriar o modelo de negócios original da Ferrari: "Acho que a parte interessante será o negócio que criarmos em torno do automobilismo, para realmente financiar a atividade".

“Minha ideia é que essa coisa se feche sozinha, em um loop, para que possamos garantir tudo e dar perenidade ao comprometimento e engajamento do grupo no automobilismo. É uma esperança. Temos que fazer contas. Temos que ver que tipo de negócio veremos aqui [na Renault]. E também que tipo de produto precisamos lançar, quanto custa e qual é o retorno comercial disso? Mas eu já fiz isso no passado, então sei que pode funcionar”.

É um plano lógico e que justifica totalmente o potencial da mudança de nome da Renault na F1. Mesmo assim, o esforço que está sendo feito para promover a marca Alpine - e dar-lhe toda a atenção na F1 - tem suas consequências. Isso porque a montadora francesa corre o risco de perder qualquer benefício de marketing do futuro sucesso da equipe na qual investiu milhões ao dar o destaque para a Alpine.

De Meo acha, porém, que a Renault é uma marca grande demais para que as pessoas não associem nada do que a Alpine-Renault conquistar à empresa-mãe de carros de turismo. E, para elem está claro que as oportunidades oferecidas pela reformulação da marca Alpine superam em muito qualquer aspecto negativo do que isso significa para a identidade da marca Renault.

"Estamos aqui há 120 anos. Portanto, não acho que um movimento como esse prejudique qualquer consciência, simpatia ou percepção da Renault. Quer dizer, é um fabricante histórico e tradicional, grande o suficiente. É conhecido em todos os lugares. Temos muitos problemas e muitos desafios, mas não acho que tenhamos um grande problema de conscientização em geral”.

“É uma forma de seguir em frente, de fazer algo novo, que seja atraente para o público e muito confiável. Portanto, estou confiante de que poderá ser uma história muito, muito boa”, completou o dirigente.

F1: Saiba quem é o novo chefe da Williams após saída de Claire e veja quem comanda os outros times

PODCAST: O que será da F1 no Brasil em 2021, 'sem' Globo, pilotos e corrida?

 

.

Artigo anterior TV: Confira todos os horários do inédito GP da Toscana de F1
Próximo artigo F1: Ricciardo diz que ficou surpreso com falta de ritmo de Bottas em Monza

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros