Em sua última reunião, a Comissão de Fórmula 1 da FIA aprovou a introdução de kits de resfriamento de pilotos para a temporada de 2025, a serem usados em condições de calor extremo.
O resfriamento para os pilotos tornou-se um tema de debates desde o GP do Catar de 2023, quando vários pilotos sofreram sintomas de exaustão pelo calor após a bandeira quadriculada.
Conforme relatado pela primeira vez pelo Motorsport.com em julho, a FIA e todas as equipes de F1 iniciaram uma pesquisa para melhorar a ventilação e o resfriamento dos pilotos em condições tão extremas
As propostas iniciais envolviam a instalação de um sistema de ar-condicionado simplificado nos carros, mas, embora os detalhes técnicos exatos ainda não tenham sido revelados, o Motorsport.com apurou que a solução agora acordada entre a FIA, a F1 e todas as equipes envolve um sistema simplificado que não exige mais uma unidade de ar-condicionado.
O sistema só será exigido pela FIA quando necessário em condições de calor extremo, com o peso mínimo dos carros aumentando de forma correspondente quando aplicável.
Mechanics clear the grid prior to the start
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
A Comissão também concordou em alterar o protocolo de fechamento do grid sempre que determinados carros não conseguirem chegar ao início de uma corrida.
A questão surgiu no Brasil quando o piloto da Williams, Alex Albon, não conseguiu dar a largada após um forte acidente na sessão de classificação daquela manhã, e sua equipe não conseguiu consertar o carro devido ao cronograma apertado.
O carro de Albon foi retirado muito antes da corrida, mas, de acordo com os protocolos de grid existentes, o grid de largada definitivo já havia sido definido e seu sétimo lugar no grid ainda estava vago.
O Motorsport.com também apurou que a FIA agora tornará seu procedimento mais rigoroso, formando o grid final no máximo uma hora antes da largada. Isso significa que os carros que forem retirados até 75 minutos antes da largada não serão incluídos no grid final, e os carros seguintes poderão subir nas posições relevantes para fechar o grid sem deixar lacunas.
Durante a reunião de Genebra, a Comissão, que foi presidida pelo chefe de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis, e pelo CEO da F1, Stefano Domenicali, também ajustou elementos das regras financeiras de 2025, aprovando isenções ampliadas em relação ao limite de custos para custos relacionados a iniciativas de sustentabilidade.
A reunião discutiu o progresso que foi feito nos regulamentos técnicos de 2026 para melhorar os níveis de desempenho aumentando a downforce.
O comunicado relata que a FIA está confiante de que os tão discutidos regulamentos técnicos para 2026 estarão prontos a tempo de serem aprovados pelo Conselho Mundial de Esporte a Motor da FIA após a conclusão da temporada de 2024.
Também foram feitas revisões nos regulamentos esportivos da FIA para incorporar uma linguagem neutra em termos de gênero, removendo certos pronomes masculinos e outras linguagens de gênero. Ajustes semelhantes já haviam sido feitos nos regulamentos esportivos da F2 e da F3 no final do ano passado.
MARI BECKER SEM CENSURA: o CAOS em SP, F1 na Band, DRAMAS de 2024 e AUGE de Verstappen contra Norris
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