Recomendado para você

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone encerra treinos da NASCAR Brasil na liderança
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Voluntários da pista: um dia na vida dos fiscais da F1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Bearman é um possível substituto para Hamilton no futuro da Ferrari?
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix

NASCAR Truck
NASCAR Truck
Phoenix
Corey Heim é o grande campeão da NASCAR Truck após final caótico em Phoenix
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes

Indy
Indy
Indy October Testing
Band confirma retorno da Indy à emissora paulista; veja detalhes
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Massa quebra silêncio após primeira parte do julgamento sobre título de 2008 ser concluída
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Ibiapina e Andrade chegam à 'final' do Driver Development e destacam mentoria de Casagrande
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
McDonald's e Red Bull lançam parceira em miniatura de F1; confira

F1: FIA rebate acusações de Todt e acusa ex-presidente de deixar estado financeiro "insustentável" para Sulayem

Porta-voz abriu números da Federação nos últimos anos da gestão Todt e nos primeiros de Sulayem

Mohammed Ben Sulayem, FIA President

As trocas de acusações entre o ex-presidente da FIA, Jean Todt, e o atual comandante, Mohammed ben Sulayem, segue com toda força. Agora, a Federação rebateu as declarações recentes de Todt, afirmando que o francês deixou um estado financeiro "insustentável" para o sucessor na troca de gestões no fim de 2021.

Todt conversou nesta semana com o jornal francês L'Équipe e teceu comentários duros contra Sulayem, que disse repetidas vezes nos dois anos de sua gestão que herdou um grande déficit financeiro quando assumiu o cargo.

Leia também:

"A cada ano, as contas foram altamente lucrativas, exceto nos dois últimos anos, marcados pela crise da Covid, que poderiam ter fechado a Federação se não tivéssemos sucesso em reconstruir rapidamente as condições que permitiram à F1 ser a primeira competição internacional a ser organizada apesar dos lockdowns", disse Todt.

Mas a FIA insiste que o caso não foi exagerado, falando agora abertamente sobre o estado das finanças no início da gestão de Ben Sulayem, o qual foi considerado "insatisfatório e insustentável".

Segundo as contas auditadas da FIA, a Federação teve perdas de 12,8 milhões de euros (R$69 milhões) em 2019, 22,1 milhões em 2020 (R$119 milhões) e 24 milhões em 2021 (R$129 milhões). Após Sulayem assumir o cargo, a FIA reduziu os prejuízos para 7,7 milhões (R$41,5 milhões) em 2022, além de uma projeção de prejuízo de 'apenas' 3 milhões (R$16 milhões) em 2023.

A expectativa é de que o déficit caia ainda mais em 2024, mirando um equilíbrio das contas em 2025. Um porta-voz da FIA explicou o quão séria era a situação quando a nova administração assumiu.

FIA name board

Photo by: Erik Junius

FIA name board

"Como destacado pelo presidente da FIA durante a assembleia geral desta semana em Baku, a Federação foi transparente em revelar que, após assumir o cargo, o estado financeiro encontrado era insatisfatório e insustentável", disse.

"A federação teve perdas significativas. A missão da liderança sênior é de sustentar a FIA, e embora não tenhamos fins lucrativos, precisamos pelo menos ter contas equilibradas e, idealmente, criar um excedente para fortalecer o capital próprio para eventos imprevistos e investir em pesquisa e desenvolvimento nas áreas de segurança, tecnologia e regulamentação do desporto e na mobilidade, para cumprir nosso objetivo de apoiar nossos clubes membros".

"Vamos divulgar os números de 2021 e 2022 nas próximas semanas e os de 2023 no meio de junho do próximo ano, na assembleia geral extraordinária.

Sulayem não teve medo de declarar que o estado das finanças da FIA eram inesperadas em sua chegada em dezembro de 2021.

"Houve uma questão financeira que não sabíamos", disse. "Tínhamos um déficit mesmo antes da pandemia, mas fico feliz em informar que isso foi superado".

Motorsport Business #8 – THIAGO MARQUES: A INCRÍVEL jornada da Sprint e chegada AVASSALADORA da NASCAR

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #260 – Quem só deu bola fora na F1 em 2023?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Red Bull completa primeiro pit stop na escuridão total; veja vídeo
Próximo artigo F1: Ferrari anuncia data de lançamento do carro de 2024

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros