F1: Verstappen fala de vitória emocionante na corrida sprint do GP da Áustria
Apesar de corrida fácil na fase final, tricampeão Max Verstappen destaca batalha emocionante contra McLarens na prova sprint do GP da Áustria
Max Verstappen, Red Bull Racing RB20, leads Lando Norris, McLaren MCL38
Foto de: Andy Hone / Motorsport Images
Max Verstappen venceu a corrida de sprint do GP da Áustria de Fórmula 1 de 2024 após se defender de um intenso ataque inicial dos pilotos da McLaren. Para o holandês, a vitória veio depois de "algumas batalhas emocionantes". Lando Norris chegou a passar Verstappen, mas o tricampeão recuperou a posição na curva seguinte.
"Foi uma boa primeira volta", disse Verstappen depois. "Mas, depois que o DRS abre, é muito difícil sair dele. Demorou algumas voltas, algumas batalhas emocionantes também.
"Mas assim que liberamos o DRS, pude fazer um pouco mais de minha própria corrida e então tudo pareceu um pouco melhor."
Verstappen também explicou uma chamada de rádio que ele fez sobre seu RB20 "cortando demais" em termos de o carro ter que recarregar a bateria em detrimento da velocidade máxima, dizendo: "É só porque eles estão no DRS, então eles usam um pouco menos de energia, porque naturalmente eles passam menos tempo na reta, apenas me alcançando".
Ele acrescentou: "E acho que quando eles saíram, pude voltar ao meu controle normal e tudo ficou bem novamente."
A vitória emocionante de Verstappen
Max Verstappen, da Red Bull Racing, faz um sinal de positivo após garantir a pole no Sprint Qualifying
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Na largada, após a competição ter sido encurtada para 23 voltas, pois foi necessária uma volta extra de formação devido aos fotógrafos que estavam atrás das barreiras na primeira curva, o que representava um risco à segurança, Verstappen largou muito bem à frente de Norris.
No restante da volta inicial, Norris se defendeu de Piastri, que havia largado em terceiro
Com Verstappen incapaz de escapar da ameaça do DRS de Norris nas primeiras voltas, o piloto da Red Bull foi levado a defender as linhas internas nas curvas 3 e 4, antes de Norris atacar com força na primeira, na quinta volta.
Após frear muito tarde para a curva à direita em subida, Norris e Verstappen foram fundo, o que permitiu que Piastri entrasse na ação através da zona de DRS seguinte, descendo a retapara a Curva 4.
Lá, Norris deixou espaço suficiente por dentro para Verstappen reagir imediatamente e retomar a liderança, apesar de ter travado a frente direita, o que deixou Norris um pouco afastado e criou uma brecha que Piastri aproveitou para tomar o segundo lugar de seu companheiro de equipe.
A REAPROXIMAÇÃO de Senna e Prost e a TROCA McLaren-Williams: assessora de Ayrton, Betise conta TUDO!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #288 – A McLaren realmente chegou? Briatore arrumará Alpine com motores Mercedes?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.