F1: Hamilton afirma estar "muito decepcionado" com a FIA por "dois pesos e duas medidas"
Caos nas primeiras voltas do GP do México fizeram o heptacampeão ser punido em 10 segundos
As primeiras voltas do GP do México de Fórmula 1 foram caóticas na parte dianteira do grid, com vários pilotos disputando posições e ultrapassando os limites da pista em várias ocasiões, como foi o caso de Lewis Hamilton e Max Verstappen. O heptacampeão terminou muito irritado com a FIA por "dois pesos, duas medidas" em relação à sua punição e à não penalização de Verstappen.
Após o caos, a direção de prova decidiu penalizar o britânico com 10 segundos e deixou o holandês sem punição. A raiva de Hamilton foi tanta que ele chegou a dizer que estava "muito decepcionado" com a FIA e ainda acusou a Federação de ter "dois pesos e duas medidas" assim que desceu do seu Ferrari.
"No fim das contas, me sinto muito decepcionado com o órgão regulador. É evidente que há dois pesos e duas medidas. É o que é", disse ao DAZNF1.
Para colocar em contexto sua irritação, Hamilton comparou a saída de pista de Verstappen na volta 1 e sua saída de pista quando ambos disputavam posição nas voltas seguintes. Em ambos os casos, o britânico considera que eles ganharam "uma vantagem duradoura" ao cortar a curva, mas só houve uma penalização: 10 segundos para o piloto da Ferrari.
"Foi frustrante. Fiz uma boa largada, me mantive na pista e de alguma forma estava em segundo lugar. Naquele momento não penalizaram ninguém por sair da pista. Max não foi punido e cortou [a curva]".
"Depois eu saí porque estava sujo, perguntei se tinha que deixar alguém passar e aí me penalizaram com dez segundos. É o que é", disse com cara de frustração.
Quando lembraram Hamilton que ele poderia ter brigado com Verstappen na pista após o incidente da primeira curva, o piloto da Ferrari destacou o fato de que o da Red Bull naquele momento já havia se aproveitado de "ter ganho uma vantagem" fora da pista, a mesma razão pela qual ele foi penalizado depois.
"Não tem muito o que dizer. Cheguei na curva 2 por dentro, segui minha trajetória, fiquei na pista e o outro carro não. Depois brigamos na pista, sim, mas ele já tinha ganho uma vantagem", afirmou.
No entanto, embora não tenha havido declarações a respeito da FIA, os comissários costumam ser muito mais permissivos com incidentes que acontecem na primeira volta e especialmente na curva 1, o que pode ser a diferença entre a decisão de penalizar Hamilton e deixar Verstappen livre, apesar de terem protagonizado duas ações semelhantes.

Lewis Hamilton, Ferrari, Max Verstappen, Red Bull Racing
Foto de: Bryn Lennon / Formula 1 via Getty Images
NORRIS campeão? CHRISTIAN FITTIPALDI examina MAX x McLARENs, TRETAS pré-Brasil, BORTOLETO e R.CÂMARA
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.