Recomendado para você

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Red Bull prepara apresentação do carro de 2026 em sede da Ford
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Em collab exclusiva, KitKat e Motorola se unem para celebrar o GP de São Paulo
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º

Fórmula E
Fórmula E
Valencia Pre-Season Testing
F-E: Atual campeão, Rowland lidera último dia de testes em Valência; Drugovich é 17º e di Grassi 19º
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil leva novo carro e debate o futuro do marketing esportivo
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Ex-promessa da F1 confessa que matou o pai; entenda tragédia na Espanha
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Phoenix II
Byron, Briscoe, Hamlin e Larson: Veja raio-X da Grande Final da NASCAR Cup em 2025
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Entrava por um ouvido e saía pelo outro" - Russell revela como lidou com rumores de saída da Mercedes
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Organização do GP de São Paulo 'importa' arquibancadas das Olimpíadas de Paris para edição de 2025

F1: Hamilton diz que carro de 2022 da Mercedes "não está longe" da desastrosa McLaren de 2009

Heptacampeão citou este exemplo para falar que a Mercedes pode ainda dar a volta por cima neste ano.

Lewis Hamilton, Mercedes W13

O heptacampeão Lewis Hamilton comparou sua Mercedes W13, carro da equipe alemã de 2022, com o McLaren MP4-24 de 2009, que ele considera o pior que já guiou em sua carreira na Fórmula 1.

Naquele ano, a McLaren teve um início desastroso de campeonato, com a Brawn GP liderando o grid graças ao inovador difusor duplo, enquanto a Red Bull tornava-se uma vencedora regular. Na primeira metade do ano, Hamilton terminava frequentemente fora dos pontos, conseguindo apenas um quarto, um sexto e um sétimo lugares.

Leia também:

Mas a equipe de Woking trabalhou duro para desenvolver seu carro problemático, com Hamilton eventualmente conseguindo vencer os GPs da Hungria e de Singapura, faturando ainda mais quatro pole positions. O britânico citou o MP4-24 como exemplo de como uma equipe pode dar a volta por cima no esporte.

"Há pessoas que assistem e dizem que nunca tive um carro ruim. Posso garantir a vocês que já tive. O de 2009 estava muito, muito longe, foi o pior carro que já tive. Esse carro atualmente não está muito longe disso, mas acho que tem muito potencial".

"E assim como fizemos com aquele carro, eventualmente voltamos à luta. E tenho toda a fé de que minha equipe poderá fazer isso agora também".

Lewis Hamilton, McLaren MP4-24 Mercedes

Lewis Hamilton, McLaren MP4-24 Mercedes

Photo by: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images

Falando sobre o que saiu de errado em 2009, Hamilton disse que a McLaren havia subestimado quanto downforce tinha que gerar após uma mudança no regulamento.

"O cenário em 2009, eu estava no meu terceiro ano na F1 e entrávamos em uma nova era do carro. E eu me lembro de voltar em janeiro ou fevereiro e lembro de ouvir o chefe de aerodinâmica e a direção da equipe falando que já haviam atingido o objetivo".

"O novo regulamento dizia que teríamos 50% a menos de downforce em 2009, então eles projetaram o carro para ter 50% de downforce a menos! E me lembro de ouvir eles falando isso em fevereiro e pensar que isso não parecia certo...".

"Mas eu não tinha tanta experiência naquele momento. Então chegamos no primeiro teste e vi que os outros tinham praticamente o mesmo downforce do ano anterior. E eles perceberam que teriam que trabalhar em cima disso de novo. Depois chegamos lá".

Por outro lado, Hamilton reforçou que a Mercedes não cometeu um erro similar com o W13, mas sim que o porpoising é o principal fator limitante.

"Esse é diferente porque a equipe não está em uma situação de 'já atingimos nosso objetivo'. Não sabíamos onde todos estariam. Eles inovaram muito com o design. E nosso túnel de vento dizia que tínhamos bom downforce".

"E infelizmente, chegamos à pista e não vimos isso... Não havia quicadas no túnel de vento. E nos deparamos com esse fenômeno. Essa experiência é mais difícil de resolver do que imaginávamos. Mas, como já disse, o que não nos mata apenas nos torna mais fortes. E encontraremos uma saída, de um jeito ou de outro".

Verstappen é favorito para vencer GP da Emilia Romagna após triunfo na Sprint de Ímola?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast debate Sprint de Ímola, vencida por Verstappen após batalha com Leclerc

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Zhou larga do pitlane em Ímola após batida na sprint
Próximo artigo PÓDIO - F1 AO VIVO: Max passeia e Leclerc erra enquanto Hamilton definha e George brilha; Pérez/Lando vão bem

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros