Recomendado para você

Porsche Cup: Moura Neto e Iorio celebram título da Endurance após etapa “conturbada”

Porsche Cup: Moura Neto e Iorio celebram título da Endurance após etapa “conturbada”

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Moura Neto e Iorio celebram título da Endurance após etapa “conturbada”
Porsche Cup: Muller e Fraga “deram a vida até o fim” na conquista do titulo da Endurance

Porsche Cup: Muller e Fraga “deram a vida até o fim” na conquista do titulo da Endurance

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Muller e Fraga “deram a vida até o fim” na conquista do titulo da Endurance
Porsche Cup: Em final dramático, Marçal Muller e Felipe Fraga levam título da Endurance; Feldmann / Salas vencem

Porsche Cup: Em final dramático, Marçal Muller e Felipe Fraga levam título da Endurance; Feldmann / Salas vencem

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Em final dramático, Marçal Muller e Felipe Fraga levam título da Endurance; Feldmann / Salas vencem
NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards

NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil segue brilhando na NASCAR Awards
Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio

Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Leticia Bufoni fecha temporada da Sprint Trophy disputando pódio
Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril

Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Promotor da Porsche Cup, Dener Pires revela bastidores de homenagem a Nelson Piquet no Estoril
F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen

F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Brown se 'arrepende' de comentário "tirado do contexto" sobre agressividade de Verstappen
F1: Por que a Pirelli não tem certeza sobre a melhor estratégia em Las Vegas?

F1: Por que a Pirelli não tem certeza sobre a melhor estratégia em Las Vegas?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Pirelli não tem certeza sobre a melhor estratégia em Las Vegas?

F1: Hamilton diz que carro de 2022 da Mercedes "não está longe" da desastrosa McLaren de 2009

Heptacampeão citou este exemplo para falar que a Mercedes pode ainda dar a volta por cima neste ano.

Lewis Hamilton, Mercedes W13

O heptacampeão Lewis Hamilton comparou sua Mercedes W13, carro da equipe alemã de 2022, com o McLaren MP4-24 de 2009, que ele considera o pior que já guiou em sua carreira na Fórmula 1.

Naquele ano, a McLaren teve um início desastroso de campeonato, com a Brawn GP liderando o grid graças ao inovador difusor duplo, enquanto a Red Bull tornava-se uma vencedora regular. Na primeira metade do ano, Hamilton terminava frequentemente fora dos pontos, conseguindo apenas um quarto, um sexto e um sétimo lugares.

Leia também:

Mas a equipe de Woking trabalhou duro para desenvolver seu carro problemático, com Hamilton eventualmente conseguindo vencer os GPs da Hungria e de Singapura, faturando ainda mais quatro pole positions. O britânico citou o MP4-24 como exemplo de como uma equipe pode dar a volta por cima no esporte.

"Há pessoas que assistem e dizem que nunca tive um carro ruim. Posso garantir a vocês que já tive. O de 2009 estava muito, muito longe, foi o pior carro que já tive. Esse carro atualmente não está muito longe disso, mas acho que tem muito potencial".

"E assim como fizemos com aquele carro, eventualmente voltamos à luta. E tenho toda a fé de que minha equipe poderá fazer isso agora também".

Lewis Hamilton, McLaren MP4-24 Mercedes

Lewis Hamilton, McLaren MP4-24 Mercedes

Photo by: Rainer W. Schlegelmilch / Motorsport Images

Falando sobre o que saiu de errado em 2009, Hamilton disse que a McLaren havia subestimado quanto downforce tinha que gerar após uma mudança no regulamento.

"O cenário em 2009, eu estava no meu terceiro ano na F1 e entrávamos em uma nova era do carro. E eu me lembro de voltar em janeiro ou fevereiro e lembro de ouvir o chefe de aerodinâmica e a direção da equipe falando que já haviam atingido o objetivo".

"O novo regulamento dizia que teríamos 50% a menos de downforce em 2009, então eles projetaram o carro para ter 50% de downforce a menos! E me lembro de ouvir eles falando isso em fevereiro e pensar que isso não parecia certo...".

"Mas eu não tinha tanta experiência naquele momento. Então chegamos no primeiro teste e vi que os outros tinham praticamente o mesmo downforce do ano anterior. E eles perceberam que teriam que trabalhar em cima disso de novo. Depois chegamos lá".

Por outro lado, Hamilton reforçou que a Mercedes não cometeu um erro similar com o W13, mas sim que o porpoising é o principal fator limitante.

"Esse é diferente porque a equipe não está em uma situação de 'já atingimos nosso objetivo'. Não sabíamos onde todos estariam. Eles inovaram muito com o design. E nosso túnel de vento dizia que tínhamos bom downforce".

"E infelizmente, chegamos à pista e não vimos isso... Não havia quicadas no túnel de vento. E nos deparamos com esse fenômeno. Essa experiência é mais difícil de resolver do que imaginávamos. Mas, como já disse, o que não nos mata apenas nos torna mais fortes. E encontraremos uma saída, de um jeito ou de outro".

Verstappen é favorito para vencer GP da Emilia Romagna após triunfo na Sprint de Ímola?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast debate Sprint de Ímola, vencida por Verstappen após batalha com Leclerc

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Zhou larga do pitlane em Ímola após batida na sprint
Próximo artigo PÓDIO - F1 AO VIVO: Max passeia e Leclerc erra enquanto Hamilton definha e George brilha; Pérez/Lando vão bem

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros