Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

F1 - Honda: Retorno difícil com McLaren foi fundamental para construir campanha por título

Diretor técnico da marca analisou a evolução dos motores Honda desde o retorno à categoria em 2015

Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B

A Honda afirmou que a experiência "difícil" que teve em seu retorno à Fórmula 1 em 2015, quando reiniciou a parceria com a McLaren foi fundamental para que a montadora tivesse a evolução necessária para torná-la uma candidata ao título em 2021.

A montadora está ajudando a Red Bull na luta contra a Mercedes pelo título neste ano, antes de sua saída do esporte no final desta temporada.

Leia também:

O sucesso atual é uma realidade muito distinta da que a Honda vivenciou em seu retorno à F1 com a McLaren, batalhando com uma falta de performance e confiabilidade. Essas dificuldades, aliadas às críticas bem públicas de Fernando Alonso, levaram a um divórcio em 2017, levando a montadora a mudar seu foco ao grupo Red Bull.

A Red Bull levou a Honda à sua primeira vitória na era híbrida no GP da Áustria de 2019 e, desde então, seguiu crescendo na F1, chegando ao momento em que Max Verstappen é um forte candidato ao título em 2021.

Refletindo sobre o progresso feito pela Honda ao longo de sua história na F1, o diretor técnico da marca, Toyoharu Tanabe acredita que o valor desses difíceis primeiros anos não podem ser subestimados no desenvolvimento.

"Uma falta de experiência nos deu um momento muito difícil, com abandonos, quebras de motor, e tivemos problemas em vários finais de semana", disse Tanabe em conversa com veículos de imprensa incluindo o Motorsport.com.

"Mas seguimos trabalhando duro para atingir nosso desejo, não apenas vencer corridas, o campeonato, mas também melhorar performance e confiabilidade. Esse era um dos nossos objetivos com os engenheiros".

"Desde 2015, e depois 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, não foi fácil para o nosso pessoal, mas nunca desistimos. Seguimos dando o nosso melhor, mas não foi fácil. Estamos competindo com campeões".

Enquanto as dificuldades iniciais com a McLaren levaram a especulações de que a Honda poderia abandonar a F1 mais cedo, Tanabe disse que sempre soube que o conhecimento adquirido nos momentos difíceis acabariam sendo recompensados no final.

Toyoharu Tanabe, Honda F1 Technical Director

Toyoharu Tanabe, Honda F1 Technical Director

Photo by: Erik Junius

"Para as pessoas do passado, parece negativo, eles trabalharam duro, mas sem bons resultados, com problemas no motor e falta de potência. Mas agora crescemos de novo e eles têm mais potência, confiabilidade e vitórias".

"Então isso nos deu uma boa experiência, não apenas com os engenheiros, mas também no pessoal de logística, mecânica. Foi uma experiência boa para o futuro".

"Se você tem um momento difícil, pode aprender coisas e melhorar tecnicamente. Mas, mentalmente, as pessoas também se fortaleceram. Então vivenciamos felicidades e tristezas nesse projeto".

Tanabe também reconhece que a disposição da Honda em lidar com suas fraquezas no passado foi muito importante para obter ganhos contra a Mercedes. E ele disse que sua forma contra a rival nas retas em Monza é prova de como ambos os motores estão próximos.

"No passado, analisávamos nossos pontos fortes e fracos, mas principalmente as fraquezas. Determinamos objetivos em algumas áreas para melhorarmos e competirmos contra a Mercedes. Uma dessas áreas era o gerenciamento de energia".

"Neste ano introduzimos um novo motor e essa unidade incluía o motor de combustão interno, para melhorar nossa performance energética. O resultado é que a unidade de potência funciona como esperado e a diferença entre Honda e Mercedes vem caindo em termos de performance, não apenas do motor de combustão interna, mas também no gerenciamento de energia".

"Vimos uma boa performance em Monza contra a Mercedes comparado com anos anteriores. Essa é uma das áreas de sucesso para nós neste ano com o motor".

F1: SAINZ ridicularizou BARRICHELLO? Entenda CONTEXTO da declaração do espanhol sobre brasileiro

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton x Verstappen na F1

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Sainz 'não quer ser como Barrichello' na Ferrari e projeta título
Próximo artigo Batalha intensa entre Hamilton e Verstappen é exatamente o que a F1 precisa, diz Berger

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros