Últimas notícias

F1: Honda relata desafios de fazer motor de RBR e STR ao mesmo tempo

Diretor técnico da montadora japonesa explica o meticuloso processo para equipar duas equipes simultaneamente

Alexander Albon, Red Bull RB15 leads Daniil Kvyat, Toro Rosso STR14

Fabricante dos motores da Red Bull e da AlphaTauri (antiga Toro Rosso) na Fórmula 1, a Honda teve preocupações quanto ao desafio de fornecer unidades de potência para duas equipes ao mesmo tempo.

Os temores da montadora japonesa se deveram ao fato de que a Red Bull optou por ter os motores da Honda em 2019. A decisão se deu após a fabricante ter sido ‘aprovada’ pelo time austríaco em 2018, quando a Honda equipou apenas a equipe júnior Toro Rosso.

Leia também:

Na passagem anterior da montadora pela categoria máxima do automobilismo, os japoneses haviam fornecido motores para duas equipes pela última vez na longínqua temporada de 2008, quando, além da própria Honda de fábrica, a Super Aguri foi uma ‘cliente’.

Ainda que a fabricante tenha apresentado uma unidade de potência com rendimento e confiabilidade satisfatórias em 2019, o diretor técnico da montadora na F1, Toyoharu Tanabe, quer aperfeiçoar ainda mais o motor japonês para o campeonato do ano que vem.

Ao Motorsport.com, o dirigente falou sobre a experiência de fornecer unidades motrizes para duas equipes em 2019 e projetou o trabalho para os próximos anos. "Foi um desafio, é claro", admitiu Tanabe. "Com mais equipes, são mais motores”.

“Mas tudo correu bem para as equipes. De todo modo, perguntei aos engenheiros e mecânicos: 'O que podemos fazer para o próximo ano?’”, revelou o diretor, que pôde comemorar em 2019 a primeira vitória da Honda na F1 desde 2006. Relembre como era o mundo naquela época:

Hamilton era campeão, mas da GP2
O dólar estava na faixa de R$2,15
Michael Schumacher anunciava sua primeira aposentadoria
Fabio Cannavaro era eleito o melhor jogador do mundo daquele ano, após título mundial da Itália
Max Verstappen estava prestes a completar nove anos de idade
Seu pai, Jos, competia na extinta A1 GP, representando a Holanda
“Crash - No Limite” ganhou o Oscar de melhor filme
 Max Mosley (à direita) era o presidente da FIA
Muhammad Yunus ganhou o Prêmio Nobel da Paz. Ele fundou um banco que pretendia acabar com a pobreza no mundo. Escreveu “O banqueiro dos pobres”
Marc Márquez tinha apenas 13 anos
Valentino Rossi era “apenas” pentacampeão da principal categoria da motovelocidade, e Nicky Hayden venceu o campeonato daquele ano
A Sony lançou o PlayStation 3, no Japão
Fernando Alonso se tornava bicampeão da F1
Plutão deixava de ser um planeta
Bento XVI era o Papa
O São Paulo FC conquistava títulos e foi o campeão brasileiro daquele ano
O Brasil era eliminado pela França, nas quartas de final da Copa de 2006
Jimmie Johnson conquistava seu primeiro título da NASCAR; o primeiro de sete
O iPhone ainda não havia sido lançado
O Gol
20

“Pedi: ‘Por favor, revise o que fizemos este ano. Qual foi a preocupação e o que foi um problema, em termos de gerenciamento na pista?'. Então podemos fazer uma lista, discuti-la internamente e bolar alguma ideia para o próximo ano".

Apesar do desafio de fornecer motor para mais uma equipe de F1, há o benefício de ter mais tempo de atividades na pista para coletar informações valiosas e experimentar atualizações nas unidades de potência.

Em 2019, a Honda completou 60.466 km de pista durante todos os finais de semana de atividades. Já nas quatro temporadas, bem menos: 29.483 km, 24.093 km, 26.993 km e 20.035 km, respectivamente.

Tanabe, porém, ponderou que o tempo em si não é o único fator: "Há diferenças entre as duas equipes. Aprendemos com as duas. Quanto mais informações tiverem para nos ajudar a melhorar nosso desempenho, melhor”.

"Apoiamos as duas equipes igualmente – em termos de especificação do motor, número de engenheiros e mecânicos, escala, tudo igual. Vamos manter o mesmo estilo, para o próximo ano e sempre”, completou.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui. 

GALERIA: Todos os carros e pilotos de Red Bull e Toro Rosso na F1

2005 - Red Bull, David Coulthard
2005 - Red Bull, Christian Klien
2005 - Red Bull, Vitantonio Liuzzi
2006 - Toro Rosso, Scott Speed
2006 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2006 - Red Bull, Robert Doornbos, Christian Klien e David Coulthard
2007 - Toro Rosso, Vitantonio Liuzzi
2007 - Toro Rosso, Scott Speed
2007 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2007 - Red Bull, Mark Webber
2007 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2008 - Toro Rosso, Sebastian Vettel
2008 - Red Bull, David Coulthard
2008 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2009 - Toro Rosso, Sébastien Bourdais
2009 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2009 - Red Bull, Mark Webber
2009 - Red Bull, Sebastian Vettel
2010 - Toro Rosso, Sebastien Buemi
2010 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari
2010 - Red Bull, Mark Webber
2010 - Red Bull, Sebastian Vettel
2011 - Toro Rosso, Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi
2011 - Red Bull, Mark Webber
2011 - Red Bull, Sebastian Vettel
2012 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2012 - Red Bull, Mark Webber
2012 - Red Bull, Sebastian Vettel
2013 - Toro Rosso, Daniel Ricciardo e Jean-Eric Vergne
2013 - Red Bull, Mark Webber e Sebastian Vettel
2014 - Toro Rosso, Jean-Eric Vergne, e Daniil Kvyat,
2014 - Red Bull, Sebastian Vettel
2014 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2015 - Toro Rosso, Max Verstappen,e Carlos Sainz Jr.
2015 - Red Bull, Daniil Kvyat e Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr.
2016 - Red Bull / Toro Rosso, Daniil Kvyat
2016 - Red Bull, Daniel Ricciardo
2016 - Toro Rosso / Red Bull, Max Verstappen
2017 - Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., e Daniil Kvyat, Scuderia
2017 - Toro Rosso, Brendon Hartley e Pierre Gasly
2017 - Red Bull, Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2018 - Toro Rosso, Pierre Gasly e Brendon Hartley
2018 - Daniel Ricciardo e Max Verstappen
2019 - Toro Rosso / Red Bull, Alexander Albon
2019 - Toro Rosso, Daniil Kvyat
2019 - Red Bull / Toro Rosso, Pierre Gasly
2019 - Red Bull, Max Verstappen
50

Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Massa diz que Leclerc "é bonzinho, mas não tem nada de bobo"
Próximo artigo F1: Kubica revela noites de choro após acidente de rali em 2011

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil