F1: Honda vai leiloar peças do icônico motor V10 de Ayrton Senna
Anúncio faz parte de nova empreitada da marca japonesa

A Honda Racing Corporation, braço desportivo da marca japonesa, anunciou sua entrada no mercado de leilões , oferecendo aos fãs da Fórmula 1 a chance de colocarem suas mãos em alguns dos maiores artefatos da história do automobilismo. E essa nova fase vai começar com um leilão do motor Honda RA100E V10 que levou Ayrton Senna ao seu bicampeonato em 1990.
Esse leilão, o primeiro do novo braço da organização, será realizado durante a Monterey Car Week em agosto de 2025. Juntamente com o motor, haverá outros exemplos de itens da marca, incluindo mercadorias assinadas, itens colecionáveis de edição limitada e artefatos raros da longa história da empresa.
"Nosso objetivo é fazer deste um negócio valioso que permita aos fãs que adoram F1, MotoGP e várias outras corridas compartilhar a história dos desafios da Honda nas corridas desde a década de 1950", disse o presidente da HRC, Koji Watanabe. "A inclusão de nossos fãs como proprietários de uma parte da história das corridas da Honda não tem a intenção de ser um esforço único, mas sim um negócio contínuo que iremos cultivar e desenvolver".
Mas o destaque será, é claro, o RA100E, pilotado pelo lendário Senna e desmontado na fábrica da HRC em Sakura, no Japão, por seus construtores originais. Cada parte da unidade de potência, eixos de comando de válvulas, pistões e bielas, por exemplo, será colocada em vitrines e acompanhada de um certificado de autenticidade.

Lewis Hamilton dirige o McLaren MP4/5B de Ayrton Senna
Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
O carro do qual esse motor foi removido, o McLaren MP4/5B, foi projetado por Neil Oatley, que venceu os campeonatos de pilotos e de construtores. Como uma evolução do MP4/5, ele foi projetado para o lendário piloto brasileiro e contou com a participação de pessoas como Gordon Murray, que era diretor técnico na época.
O motor de 3,5 litros produzia 690-710 cavalos de potência a 13.500 rpm e era excepcionalmente potente e, embora certamente tivesse seus problemas iniciais no início de sua vida útil, eles foram rapidamente resolvidos pela fabricante japonesa.

Motor Honda RA100E V10 F1
Foto de: HRC Memorabilia
Com esse motor Honda, Ayrton Senna venceu seis GPs naquele ano, com seu companheiro de equipe Gerhard Berger conquistando sete pódios.
Desde aqueles dias de glória com a McLaren e depois de uma forte parceria com a Red Bull que rendeu dois campeonatos de construtores e quatro campeonatos de pilotos, a marca japonesa está fazendo uma parceria com a Aston Martin a partir de 2026, criando unidades de potência para a equipe de Silverstone. Embora isso tenha sido um desafio para a empresa, a Honda está confiante em seu trabalho.
BORTOLETO REVELA CONVERSA COM MARKO, Verstappen mostra DESCONFORTO em situação da RBR, Yuki ALARMADO
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.