F1 - Leclerc: "O carro é muito lento, não importa o que façamos"
Charles Leclerc pintou um quadro sombrio do potencial da Ferrari no GP de Miami depois que ele sentiu que sua volta na classificação foi rápida, mas não lhe rendeu mais do que o oitavo lugar

Foto de: James Sutton / Motorsport Images
Charles Leclerc insistiu que a Ferrari está maximizando o ritmo de seu atual carro, o que torna ainda mais frustrante o fato de que o esforço do monegasco na classificação rendeu a ele apenas a 8ª colocação no grid de largada para o GP de Miami de Fórmula 1.
Leclerc, que ficou fora da corrida sprint por ter batido no muro a caminho do grid, e seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, enfrentaram dificuldades na classificação para o GP deste domingo. O monegasco conseguiu apenas o oitavo lugar, a 0s550 da pole de Max Verstappen e atrás de ambos os carros da Williams, enquanto Hamilton largará de P12.
O aspecto mais preocupante para Leclerc é que ele realmente sentiu que seu desempenho na última volta do quali foi muito bom, demonstrando que demonstrando que a Ferrari não tem o ritmo bruto para competir com McLaren, Red Bull ou Mercedes.
"É frustrante", admitiu ele. "Para ser honesto, ainda mais frustrante é que neste fim de semana eu senti que estamos maximizando o potencial do carro. Só que o potencial do carro simplesmente não está lá. Hoje, na classificação, fiquei muito satisfeito com minha volta, mas ela só nos trouxe um P8."
"Simplesmente não somos rápidos. Seja o que for que façamos com o carro - podemos usá-lo de diferentes maneiras, mas simplesmente não temos o downforce que os outros têm no momento."
Miami destaca a fraqueza da Ferrari em baixa velocidade
Embora Leclerc tenha conseguido subir ao pódio no circuito de rua de alta velocidade de Jeddah há duas semanas, ele diz que a Ferrari está se expondo ainda mais no Autódromo Internacional de Miami, de 5,41 km, que é dominado por curvas mais lentas.
"Acho que uma pista como essa também destaca nossos pontos fracos", apontou. "Há muitas curvas de baixa velocidade, e os dois carros da Williams estão à nossa frente - e considero minha volta boa. Então, acho que é muito fácil entender onde estamos errando."

Charles Leclerc, Ferrari
Foto de: Clive Rose / Getty Images
Quando perguntado sobre o acidente que sofreu antes do início da corrida de sprint, o monegasco disse que foi um erro completar as voltas para o grid com pneus intermediários enquanto havia muita água parada na pista.
"Em primeiro lugar, o erro foi estar com os pneus intermediários naquelas condições de pista", disse ele. "Precisamos entender o que fizemos de errado como equipe, mas obviamente acho que esse foi o principal ponto que nos custou muito caro."
"Obviamente, isso tornou o dia todo muito mais difícil para os mecânicos e para mim também, por não ter feito tantas voltas quanto os outros, mas não acho que paguei o preço por isso. Simplesmente não fomos rápidos o suficiente."
MAX POLE EM MIAMI! Norris 2º, Kimi 3º, Piastri 4º e BORTOLETO no 13º ATRÁS de HAMILTON | Stock Car
Watch: F1 AO VIVO: Tudo do QUALI do GP de MIAMI, com BORTOLETO no Q2!
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.