Recomendado para você

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Porto homenageia Chico Landi no GP de São Paulo e investe no futuro do automobilismo brasileiro com Bortoleto
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Luciano Burti será comissário do GP de São Paulo 2025
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Antonelli visita túmulo de Senna em São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
Túmulo de lenda da F1 e fundador da McLaren é vandalizado na Nova Zelândia
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Portugal
Lesão de Márquez é grave e retorno prematuro poderia comprometer carreira, diz médico da MotoGP
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos

Fórmula 1
Fórmula 1
Ex-rival de Fittipaldi na F1, Andrea de Adamich morre aos 84 anos
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Motorsport.com celebra mais que o dobro da audiência dos concorrentes em transmissões da NASCAR; veja números
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
Diretor de mídia da F1 retruca Sainz e Alonso após críticas sobre transmissões

F1: Masi rebate Red Bull e diz que equipe foi avisada sobre punição de Pérez

Diretor de provas da F1 falou ainda sobre como uma devolução de posição é avaliada pelos comissários para analisar se houve alguma infração

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B

O diretor de provas da Fórmula 1, Michael Masi, questionou as alegações da Red Bull de que não havia sido contatada sobre Sergio Pérez devolver a posição para Charles Leclerc no GP da Itália após cortar a curva, ganhando uma vantagem duradoura. Com isso, o mexicano foi punido com cinco segundos, caindo de terceiro para quinto.

O mexicano passou por trás da zebra na segunda chicane na volta 32, em uma tentativa de passar Leclerc por fora na luta pela terceira posição. Mesmo claramente após ir para fora da pista, a Red Bull disse que não o obrigou a devolver a posição porque não havia sido notificada pela direção de prova.

Leia também:

"Essa foi dura, porque esperávamos uma ligação da direção de prova", disse Christian Horner. "Se eles não estivessem feliz com aquilo, devolveríamos. Mas isso não veio. E quando a penalidade surgiu, as diferenças não estavam aumentando, então foi difícil para ele. Ele fez uma boa corrida, sendo terceiro na pista e quinto no geral, com um resultado frustrante".

Mas o diretor de provas, Michael Masi, insinuou que a realidade não era bem essa, afirmando que chegou a falar com a Red Bull: "Não, isso é incorreto, falar que eles não perguntaram para a direção de prova".

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21

Sergio Perez, Red Bull Racing RB16B, Charles Leclerc, Ferrari SF21

Photo by: Charles Coates / Motorsport Images

"Eu sugeri a eles que seria bom devolver a posição, e eles responderam que estavam avaliando".

O incidente de Pérez veio um dia depois dele ser investigado por demorar em devolver a posição para Lance Stroll na corrida sprint, o suficiente para tirar o piloto da Aston Martin da zona de DRS.

Masi disse que a FIA sempre chega para garantir que qualquer vantagem obtida por sair da pista seja devolvida integralmente, e que não aceitaria pilotos tentando burlar o sistema.

"Olhamos para certas coisas ligadas a ganhar uma vantagem duradoura, e olhamos de modo holístico. Como que isso ocorreu, quando aconteceu. Tudo isso entra na revisão".

"Se você devolve uma posição logo antes da zona de detecção do DRS, deixa a pessoa passar para recuperar a posição na reta, três, quatro curvas antes, a situação seria diferente. Alguns escolhem isso estrategicamente, mas é preciso ver também o momento, se isso aconteceu logo na sequência".

RETA FINAL: Caótica F1 na Itália, escalada da rivalidade Verstappen x Hamilton e glória de Ricciardo

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Nova imagens da batida em Monza mostram como halo salvou Hamilton
Próximo artigo Podcast #132: Caótico GP da Itália acirra ainda mais rivalidade Hamilton X Verstappen na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros