Recomendado para você

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Horários, previsão do tempo e como assistir à sexta-feira de treinos livres do GP do Azerbaijão, em Baku
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
Por que a curva 8 de Baku é uma das mais odiadas da F1
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: Com Hadjar perto de promoção à Red Bull em 2026, que opções restam para Tsunoda?
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: "Gato do Paddock" rouba a cena no GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1: O que 'aventura' de Verstappen em Nurburgring diz sobre futuro no automobilismo
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari

Fórmula 1
F1: Pérez confirma que testará pela Cadillac com carro antigo da Ferrari
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro

NASCAR Brasil
Curvelo
Campeão da NASCAR Special Edition em Curvelo, Gabriel Casagrande destaca desafios do oval mineiro
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

Fórmula 1
F1: Cadillac confirma uso de motor e da caixa de câmbio da Ferrari, mas com suspensão própria

F1: McLaren revela nova asa traseira para GP de São Paulo

Equipe papaia continua fazendo de tudo para conquistar os títulos deste ano, com a introdução de uma nova asa traseira para Interlagos

McLaren MCL38 detail

Análise técnica de Giorgio Piola

Análise técnica de Giorgio Piola

A McLaren continua a aumentar a aposta para os títulos dos campeonatos de construtores e de pilotos, agora apresentando uma nova asa traseira para o GP de São Paulo da Fórmula 1.

Embora ainda haja muita incerteza sobre o clima neste fim de semana, o que poderia levar a uma grande reformulação dos níveis da asa se chover, essa nova peça tem como objetivo oferecer a Lando Norris e Oscar Piastri uma opção extra em termos de downforce e níveis de arrasto se o tempo permanecer seco.

Leia também:

Esse novo design parece se encaixar entre as ofertas de downforce médio e baixo que a equipe de Woking já tem em seu conjunto de opções.

Em termos de design da asa traseira, a estrutura principal é semelhante ao que esperamos da McLaren, pois mantém as mesmas características das outras opções da equipe.

No entanto, há uma mudança no design do plano principal, com uma seção central muito mais profunda e uma borda dianteira mais íngreme, quase em forma de V, que se estende até a placa terminal.

O bordo de ataque do plano principal também é extrudado (modelado) para cima, mais do que vemos em algumas das outras asas do grupo de peças papaia. É isso que proporciona o efeito necessário que os aerodinamicistas da McLaren estão procurando.

Mercedes F1 W07 'Spoon' rear wing

Asa traseira do Mercedes F1 W07 'Spoon'

Foto de: Giorgio Piola

Embora esse design possa parecer um pouco diferente do que o resto do grid está fazendo atualmente, ele certamente não é novo.

Durante a atual era regulatória, a Aston Martin e a Alpine brincaram com soluções semelhantes, enquanto nos conjuntos de regras anteriores, as soluções de asa traseira em forma de colher, altas, mas estreitas, de 2009 a 2016 tomaram uma direção de design semelhante.

Embora a asa provavelmente funcione nos treinos, isso não significa que seja garantida a sua utilização durante o resto do fim de semana da corrida.

Pois ela pode estar um pouco fora de sintonia com os desafios apresentados pelo Autódromo José Carlos Pace, que é outro circuito que fica em altitude, embora não nas alturas vertiginosas do México.

Mas, considerando que a McLaren não correu com sua oferta de downforce mais alta no México, embora esse tenha sido o caso tradicionalmente no passado, pode ser o mesmo no Brasil, com outra redução possível no downforce e no arrasto.

As equipes certamente estão se tornando mais hábeis em equilibrar suas demandas de downforce com diferentes opções de asa traseira - algo que a McLaren pode optar por trabalhar com essa nova solução de asa traseira para obter o melhor de seu pacote.

F1 na TV do Brasil, CAUSOS COM GALVÃO, adeus a SENNA, caos do CRASHGATE e + | Jayme Brito EXCLUSIVO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Verstappen INJUSTIÇADO? Max tem DILEMA no Brasil, NORRIS e Ferrari PROMETEM, Pérez MAL e chuva em SP

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Como novo asfalto mais escuro pode ser fator determinante no GP de São Paulo
Próximo artigo Com problemas de saúde, Magnussen é substituído por Bearman na sexta-feira do GP de São Paulo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros