F1 - Mercedes: o clima frio tornou os W15s imbatíveis em Las Vegas
As baixas temperaturas em Nevada melhoraram as características do carro, que encontrou mais tração e não sofreu com a granulação que afetou os rivais
No fim de semana em que se esperava briga entre McLaren e Ferrari (e com Max Verstappen em seu papel natural de protagonista), foi a Mercedes que assumiu o destaque. A temporada de 2024 continua a oferecer façanhas difíceis de prever e ninguém poderia ter imaginado um desempenho tão dominante das duas flechas de prata. Os treinos livres, a classificação e a corrida sempre viram uma Mercedes à frente de todos.
Toto Wolff repetiu até a exaustão: "Nosso monoposto tem uma janela de operação muito limitada", e essa janela foi perfeitamente atingida no fim de semana de Las Vegas. A baixa aderência do asfalto e as baixas temperaturas deram a Russell e Hamilton imunidade quase total ao vírus de granulação do fim de semana com o qual todos os competidores tiveram que lidar.
De repente, o W15 se viu sem o fardo que o acompanhou durante a maior parte de 2024, ou seja, o superaquecimento dos pneus traseiros. "Quando a tração é boa, estamos em outro mundo", comentou George Russell, e de fato a Mercedes em Las Vegas parecia estar em um mundo próprio. O poleposition e líder da corrida se distanciou no primeiro stint, quando a pista estava em condições de baixa aderência. Nesse estágio, ele construiu uma margem de dez segundos sobre Verstappen, uma diferença que colocou o britânico em posição de administrar quando ele trocou para os pneus duros.
No papel, Russell poderia ter completado sua corrida com uma única parada, mas depois de seu excelente desempenho no primeiro stint, não havia motivo para correr riscos. George estava em posição de cobrir as escolhas de seus rivais, protegendo-se até mesmo de uma possível entrada do safety car, e os engenheiros decidiram rapidamente mudar para a estratégia de duas paradas. Em nenhuma circunstância a Mercedes poderia perder sua quarta vitória na temporada.
"Fomos muito rápidos em Silverstone, Spa e depois aqui em Las Vegas", explicou Wolff, "o que essas pistas têm em comum? Acho que apenas as temperaturas. Quando elas estão baixas, temos boa tração, mas assim que elas sobem, começamos a sofrer com a traseira."
George Russell, Equipe Mercedes-AMG F1
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
A verdadeira força expressa pela Mercedes em Las Vegas foi vista na corrida de Hamilton. Enquanto Russell sempre se beneficiou do ar limpo sem ter que se envolver em nenhuma ação corpo a corpo, Lewis teve que sair da décima posição e deu voltas por um longo tempo na esteira de outros carros. Quatro posições foram recuperadas com o mesmo número de ultrapassagens (incluindo Norris e Verstappen) e duas quebras nas Ferraris. Então, na última volta, ele se lançou em uma força impressionante que o levou a ganhar quase dez segundos de Russell. Lewis levantou a bandeira branca a quatro voltas do final, depois de um "longo" que anunciava o último suspiro de seu conjunto de pneus.
O segundo lugar foi um resultado além das expectativas da Mercedes, mas alimentou ainda mais o arrependimento de Hamilton pelos erros cometidos no Q3. A vitória estava ao seu alcance. "A estratégia com Lewis funcionou muito bem", comentou Wolff, "e sua pilotagem foi excelente. Começar da décima posição e terminar tão perto de George mostrou como a corrida foi fantástica."
Russell recuperou o sucesso que lhe foi tirado em Spa após o exame de controle (seu monoposto estava um quilo e meio abaixo do peso) e aumentou sua vantagem sobre Hamilton na classificação geral para nove pontos. Essas não são as metas que ele sonhava perseguir quando chegou à Mercedes em 2022, mas se ele conseguir terminar a temporada à frente de Lewis, será uma boa mensagem, também para a equipe que o terá como o piloto de referência a partir do próximo ano.
VERSTAPPEN TETRA! Max confirma taça na VITÓRIA DE RUSSELL em 1-2 da Mercedes: Rico Penteado analisa
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.