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F1: Pole position tem sido vital em 2025, mas título dependerá dela?

Uma taxa de conversão de 70% para vitórias destaca a importância da classificação em 2025

Starting grid

Uma taxa de conversão de 70% de poles para vitórias destaca a importância da classificação na temporada 2025 da Fórmula 1, mas há mais nas quatro últimas corridas do que simplesmente conseguir uma largada na primeira fila do grid.

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Após o GP dos Estados Unidos em outubro, George Russell fez um comentário sobre o poder da pole position - ou, no mínimo, sobre a correlação entre as classificações e os resultados das corridas nesta temporada. "Neste momento, na F1, é uma corrida até a Curva 1", observou.

Embora a classificação deva conferir algum nível de recompensa aos pilotos que conseguiram dar suas voltas em um sábado, parece que ela tem sido de maior importância nesta temporada.

De fato, os números corroboram essa teoria: 14 dos 20 GPs de 2025 até agora foram vencidos pelo primeiro colocado, certamente o maior da última década (uma taxa de conversão de 70%). Nem mesmo 2023, uma temporada caracterizada pelo domínio de uma única equipe e de um único piloto, atingiu essa taxa.

A menor taxa em nosso conjunto de amostras, 2019, com 38%, mostrou uma clara disparidade entre a superioridade da Ferrari em uma volta e seu ritmo de corrida. Embora Charles Leclerc tenha convertido duas pole positions, suas outras quatro não foram recompensadas com a vitória - talvez isso simbolize sua taxa de conversão surpreendentemente baixa em toda a sua carreira na F1.

Se você estivesse se sentindo crítico, poderia dizer que a falta comparativa de poles de Leclerc nesta temporada (a única que ele conquistou foi na Hungria, que ele não venceu) ajudou muito a taxa de acerto...

Da mesma forma, Sebastian Vettel não converteu nenhuma de suas pole positions em 2019, Valtteri Bottas converteu duas de suas cinco poles e Lewis Hamilton três de suas cinco.

A Mercedes geralmente tinha um carro naquele ano que lutava para aquecer os pneus de forma consistente por uma volta, mas superava as Ferraris em degradação ao longo de um GP. O único pole que não era da Mercedes ou da Ferrari foi Max Verstappen, da Red Bull, que transformou uma de suas duas poles em uma vitória.

Nas quatro primeiras rodadas de 2025, todas as corridas (sem contar as sprints) foram vencidas pelo pole. As duas largadas subsequentes de Verstappen em primeiro lugar para as rodadas 5 e 6 em Jeddah e Miami foram vencidas por Oscar Piastri, com o recorde trocado em Imola, quando Verstappen atacou Piastri na Curva 1. Evidentemente, a afirmação de Russell foi válida naquela corrida em particular.

Dos outros três GPs que não foram vencidos com a pole (mais uma vez, convenientemente agrupados), Verstappen não venceu em Silverstone, Lando Norris perdeu a liderança para Piastri na primeira volta na Bélgica e a surpreendente pole de Leclerc na Hungria não durou muito, pois o ritmo da Ferrari diminuiu no long run. As últimas seis corridas foram vencidas pelo vencedor da pole.

Tem sido mais difícil ultrapassar em 2025, e essa é uma das armadilhas de um pelotão compacto. Se todos os carros estiverem correndo em um nível de ritmo semelhante, será muito difícil se aproximar do carro da frente, quanto mais fazer uma ultrapassagem. Mesmo que outro piloto chegue lá, o efeito de ar sujo das máquinas atuais aumentou em comparação com a dos carros em 2022.

Os carros também estão em um ponto em que produzem menos vácuo em linha reta, pois são muito eficientes, mas, da mesma forma, o efeito do desenvolvimento aerodinâmico dessa geração atual significa que eles tendem a produzir mais ar sujo nas curvas.

Assim, a ação na pista fica em uma situação difícil. Com asas traseiras menores nos circuitos mais rápidos em comparação com os anos anteriores, isso também torna o DRS ineficaz.

A classificação decidirá o título da F1 de 2025?

Por si só, não; como Russell opinou, ainda se trata de como um piloto enfrenta a fila de carros ao seu redor na primeira curva. Dito isso, a pole position protege parcialmente o piloto da maior parte dessa loucura, e uma boa arrancada na linha de chegada tende a render o terreno mais alto.

Isso também é parcialmente situacional. Em uma corrida com baixa degradação, por exemplo, é mais provável que o pole mantenha a ponta durante os marcos da corrida, seja Verstappen ou uma das duas McLarens. Em uma corrida de maior degradação (ou com gerenciamento térmico), com Verstappen largando na frente, a McLaren tem um pouco mais de oportunidade de tirar essa vantagem.

Veja Austin, por exemplo: se Leclerc não tivesse feito uma excelente defesa contra Norris, Verstappen poderia ter recebido um desafio maior, já que o ritmo da McLaren era ligeiramente mais forte do que o da Red Bull. Não foi uma corrida particularmente difícil, mas as cargas nos pneus os colocaram no limite com problemas como superaquecimento.

Max Verstappen, Red Bull Racing

Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images

Os locais restantes, Brasil, Las Vegas, Catar e Abu Dhabi, não premiam unilateralmente o pole, embora o final possa ser mais propício a um caso liderança de ponta a ponta. Dos outros, São Paulo pode ser afetado pelas chuvas, Las Vegas estará sujeita a granulação fria (que provavelmente prejudicará mais a McLaren do que a Red Bull) e o Catar será difícil para os pneus.

A classificação será um importante ponto de partida para o campeonato e, neste ano, é ainda mais importante fazer isso direito, mas três das quatro corridas finais terão variáveis adicionais a serem gerenciadas.

Largar na pole facilitará muito a vida de um piloto, mas a classificação não será o único fator de quem vencerá o campeonato deste ano.

Reportagem adicional de Ronald Vording

DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Liderança da MOTO2, ida à MOTOGP, Márquez x Rossi, GP do BRASIL e + | MotoE

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