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Red Bull 'abandona' chassi mais leve, que mesmo assim pode ser contabilizado no orçamento de 2022

Equipe de Milton Keynes decidiu não usar o chassi mais leve em 2022 e pode deixá-lo para 2023; FIA, ciente dos fatos, terá que esclarecer como isso será contabilizado no regulamento financeiro

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18

A Red Bull não tem intenção de estrear o chassi RB18 mais leve nesta temporada, mas pode ser colocado em uso no início da próxima temporada de Fórmula 1A equipe lançou o projeto no final da primavera no hemisfério norte, quando a ameaça da Ferrari ainda era real, e Adrian Newey trabalhou em uma versão mais leve do chassi porque o RB18 era um dos carros mais pesados ​​da temporada.

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Para obter a homologação da FIA, foi necessário realizar os famosos testes de colisão, que foram concluídos em julho, antes das férias de verão. Por isso, a FIA atribuiu o “selo” de 2022 para equipe austríaca, que tinha planeado construir três novos chassis (um para cada piloto, mais outro sobressalente).

Detalhe do RB18

Detalhe do RB18

Photo by: Uncredited

Até agora, o raciocínio em Milton Keynes era claro: um orçamento dentro do limite de custos foi alocado para essa atualização, com a equipe liderada por Christian Horner se protegendo para reagir à Ferrari, caso conseguisse contrariar o ritmo de Max Verstappen.

Em vez disso, a realidade tem sido muito diferente e a equipe de Maranello foi perdendo o ritmo ao longo das corridas, com erros de piloto e estratégia que acabaram sendo muito caros para a Scuderia, e o que parecia ser uma prioridade para a Red Bull desapareceu.

O campeonato deu uma guinada de 180 graus e o holandês tem a maior diferença da história da Fórmula 1 (116 pontos à frente de Charles Leclerc), o que fez a equipe austríaca repensar sua ideia de usar o novo chassi leve em Singapura ou o que finalmente acontecer, deixe-o guardado.

A Red Bull, por sua vez, primeiro negou a existência de um chassi novo e mais leve e depois admitiu que não o usaria nesta temporada. O problema está resolvido? Nem muito menos.

Mohammed bin Sulayem, Presidente FIA, com Max Verstappen, Red Bull Racing, no grid de Monza

Mohammed bin Sulayem, Presidente FIA, com Max Verstappen, Red Bull Racing, no grid de Monza

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

Há uma questão que a FIA deve resolver: eles podem armazenar esse chassi em Milton Keynes e usá-lo em 2023, mas os custos de design, engenharia e construção contam para 2022?

Como os comissários técnicos de Jo Bauer já aprovaram esta solução, eles sabem da existência deste chassi, então como devem ser contabilizados os custos envolvidos? Logicamente, deve ser descontado do teto orçamentário de 2022, caso contrário correm o risco de que o orçamento da próxima temporada também seja afetado e abra a possibilidade de alguns “truques” para o futuro.

Podcast #195 - Fantasma de Abu Dhabi assombra Monza: o que mudar na F1?

 

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