F1: Red Bull explica por que Pérez e Verstappen usam assoalhos diferentes
Mas Christian Horner nega que este seja o motivo para a diferença de performance entre os dois nas últimas corridas
A diferença de performance entre Max Verstappen e Sergio Pérez vem chamando a atenção na temporada 2022 da Fórmula 1. Desde o GP da Bélgica, no mês passado, os dois correm com assoalhos diferentes no carro, o que parece acentuar ainda mais essa diferença. E, segundo a Red Bull, a decisão de mantê-los com componentes diferentes foi motivada pelo teto orçamentário.
Verstappen segue usando o assoalho que lhe ajudou em boa parte da temporada, enquanto Pérez está com uma versão mais nova, testada por ambos na Áustria e na França, mas que não parece ter entregado o resultado esperado.
Em Zandvoort, Pérez revelou que seguirá com esse assoalho por mais algumas corridas, mesmo não sendo o arranjo ideal, com o mexicano batalhando para igualar o ritmo do holandês.
Christian Horner revelou que a decisão sobre o assoalho foi forçada pelo teto orçamentário, com a equipe dificilmente tendo como construir outro modelo da especificação antiga a esta altura do campeonato, devido à restrição de gastos. A maioria das equipes grandes da F1 está sofrendo para não estourar o teto, forçando-os a serem cautelosos com as atualizações.
Sergio Perez, Red Bull Racing RB18
Photo by: Erik Junius
Mas Horner rejeita a sugestão de que o assoalho é o motivo para Pérez estar tão atrás do ritmo de Verstappen em termos de ritmo.
"Você está falando de diferenças minúsculas. É predominantemente causado pela disponibilidade de peças sobressalentes. Acho que a diferença é de menos de um décimo ou talvez um décimo. Mas Checo teve uma corrida difícil [em Zandvoort], e infelizmente sendo ultrapassado na relargada, acho que teve a ver com sua escolha de pneus".
"Acho que, no final, o macio teria sido um pneu melhor para atacar. Ainda assim, conquistou pontos decentes".
No começo da temporada, Pérez estava mais confortável com o RB18 e, descobriu que, com o carro sendo desenvolvido, ele acabou tomando uma guinada maior em direção ao gosto de Verstappen.
"No começo, eu estava mais confortável", disse o mexicano em Zandvoort. "Eu podia sentir sempre que chegava ao TL1, que eu já estava feliz com o equilíbrio e as coisas estavam vindo naturalmente. Com a temporada progredindo, ele foi ficando cada vez mais difícil. A cada fim de semana eu preciso ir fundo na análise. E, sim, eu não estou tão confortável agora com o carro quanto eu estava antes".
PODCAST #194 - Qual será o futuro de Felipe Drugovich?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.