F1: Red Bull ficará "de olho" em asa traseira questionada da Mercedes
Hamilton foi eliminado da classificação por infrações técnicas em sua peça e largou de último na corrida sprint, onde chegou em quinto
Christian Horner disse que a Red Bull vai "ficar de olho" na asa traseira da Mercedes depois de notar a velocidade "alucinante" de Lewis Hamilton na corrida sprint do GP de São Paulo de Fórmula 1. Após ser excluído da qualificação por infração técnica, o britânico se recuperou de 20º no grid para terminar em quinto lugar na prova classificatória de 24 voltas em Interlagos com uma série de ultrapassagens no fim da reta principal.
A acusação veio após uma indagação da equipe austríaca sobre o design da asa traseira da montadora alemã que levou o chefe técnico Adrian Newey a fazer uma investigação com a FIA no início do fim de semana.
O líder do campeonato, Max Verstappen, disse após a corrida sprint que inspecionou e tocou a asa traseira de Hamilton após a qualificação para ver "o quanto a peça estava flexionando naquele ponto", resultando em uma multa de € 50 mil (cerca de R$ 312 mil) por violar as regras do parque fechado.
Horner disse que a equipe não ficou surpresa com o ritmo da Mercedes depois que o holandês perdeu para Valtteri Bottas na prova classificatória, chamando a velocidade de Hamilton de "estonteante", mas que "não foi uma grande surpresa".
O heptacampeão utiliza um novo motor no Brasil e, como resultado, cumprirá uma penalidade de cinco posições de grid no domingo, o que o deixa em 10º para a largada.
"Vimos ontem que é simplesmente fenomenal, especialmente com o tamanho da asa traseira que eles têm no carro", disse Horner à Sky Sports. "É algo que temos que tentar e focar com nosso próprio desempenho. Acho que, obviamente, permite o carro atingir esse tipo de velocidade."
"Alguma coisa deve acontecer, porque a física não permitiria, o tipo de delta de potência de que você precisaria para atingir isso seria muito significativo. Obviamente, estamos tentando entender o que é."
Valtteri Bottas, Mercedes W12, Max Verstappen, Red Bull Racing RB16B
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
Questionado sobre a reunião de Newey com os comissários e se a Red Bull estava pressionando a FIA, Horner disse: "É algo que vimos há algum tempo, mas depende da federação".
"As regras são concisas e cada vez mais restritivas. Portanto, é algo em que vamos ficar de olho porque, particularmente com Lewis hoje, você viu que era uma liga diferente. Acho que ele foi 27 km/h mais rápido que Lando [Norris] quando passou. É outra fórmula."
O chefe da equipe "sabe muito claramente o que é" que estava dando à Mercedes a vantagem de ritmo e era "para os engenheiros discutirem" os próximos passos a serem dados.
A Red Bull foi anteriormente forçada a revisar seu próprio design de asa traseira depois que a FIA reprimiu as chamadas "flexíveis" seis meses atrás, devido a preocupações levantadas pela rival alemã.
Horner disse que o vaivém entre as equipes em questões técnicas era parte da batalha pelo título da categoria: "Isso é Fórmula 1, não é?".
"Quero dizer, sobre nossa asa traseira, obviamente saiu uma diretiva técnica que mudou o procedimento de teste e a peça foi revisada de acordo. Talvez precisemos de outra mudança."
"Há um monte de engenheiros inteligentes e isso é a F1, é disso que se trata o negócio", concluiu.
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