F1: Red Bull, Mercedes e Ferrari trazem atualizações para o GP da Espanha; veja
Novidades puderam ser vistas no primeiro treino livre, nesta sexta-feira
Palco de testes da Fórmula 1 por excelência, tendo recebido por muitos anos a pré-temporada da categoria, muitas equipes optam por trazer importantes atualizações para o GP da Espanha. E em 2023 não é diferente, com três das quatro principais equipes do grid apresentando novidades em Barcelona nesta sexta-feira: Red Bull, Mercedes e Ferrari.
A montadora alemã trouxe novidades em cima do pacote de atualização apresentado semana passada em Mônaco, e espera que o GP em Barcelona dê uma ideia real do potencial do W14 após a repaginada.
Com o circuito de Monte Carlo tornando quase impossível a obtenção de dados limpos sobre o progresso obtido, as demandas aerodinâmicas e de alta velocidade de Barcelona devem entregar uma imagem mais clara do progresso.
E em vez de seguir com o mesmo pacote usado em Mônaco, a Mercedes trouxe dois refinamentos, apresentados nesta sexta-feira.
Uma palheta superior do espelho foi removida, não sendo mais necessária com a solução de sidepod introduzida em Mônaco. Isso deve ajudar a melhorar o fluxo de ar na traseira do carro.
Traseira da Mercedes W14
Photo by: Giorgio Piola
A Mercedes também mexeu no perfil lateral de seu difusor, para aumentar o fluxo de ar na área, o que deve trazer mais downforce.
A parte 2 do pacote da Ferrari
Assoalho da Ferrari SF-23
Photo by: Jon Noble
O principal papo técnico do GP da Espanha até agora é a mudança no sidepod da Ferrari, trocando a filosofia de inwash para um modelo mais de downwash, trilhado inicialmente pela Red Bull e seguido por boa parte do grid.
Explicando a linha de pensamento por trás dessa mudança específica, a Ferrari disse: "O desenvolvimento foca em condicionar o fluxo em direção à montagem da asa traseira e a curva traseira, combinado com um gerenciamento diferente do fluxo de resfriamento visando as melhorias gerais de eficiência do carro".
Além das mudanças de sidepod, a Ferrari está introduzindo um perfil revisado da parte superior da asa traseira e mudanças nas aletas flap para casar melhor com as exigências aerodinâmicas da pista de Barcelona.
A Ferrari também introduziu uma nova borda do assoalho para capitalizar em cima das mudanças do sidepod e para gerenciar melhor o fluxo de ar para melhorar a performance do carro.
Novo assoalho e difusor para a Red Bull
Difusor da Red Bull Racing RB19
Photo by: Giorgio Piola
Mesmo com a Red Bull vivendo uma era dominante na F1, isso não impede a equipe de trazer novas melhorias para o RB19 na Espanha. O time fez uma revisão no perfil da borda do assoalho para casar melhor as pressões locais visando o aumento de downforce.
Sidepods da Red Bull Racing RB19
Photo by: Jon Noble
Além disso, os cantos superiores do difusor receberam uma mudança de perfil, com uma curvatura maior.
Um pequeno aumento na carga local em direção à borda do perfil do difusor nos cantos superiores foi extraído com um perfil mais curvado, se inspirando no design dos competidores.
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.