F1: Red Bull mostra força e Pérez lidera TL3 em Austin; Verstappen é 3º e Hamilton 6º
Última sessão de treinos livres antes da classificação foi influenciada pelo vento e temperatura mais amena que a da sexta
Com um tempo mais ameno que na sexta, a Fórmula 1 voltou ao Circuito das Américas neste sábado. E no terceiro treino livre, que antecede a classificação que acontece mais tarde, a Red Bull mostrou sua força perante a Mercedes. Sergio Pérez foi o mais rápido, com Carlos Sainz em segundo e Max Verstappen em terceiro, enquanto Lewis Hamilton foi o sexto.
Os limites de pista tiveram um fator determinante no resultado final, com Verstappen e Hamilton fazendo voltas para assumir a liderança, mas que acabaram deletadas pela direção de prova. Norris, Bottas, Hamilton, Ricciardo, Gasly, Leclerc e Ocon completaram os dez primeiros.
Na sexta, apesar de Sergio Pérez liderar o TL2, foi Valtteri Bottas quem terminou com o tempo mais rápido do dia, feito ainda no TL1. Mas o dia foi marcado pela preocupação da Mercedes com os problemas de confiabilidade do motor e a 'disputa' entre Max Verstappen e Lewis Hamilton durante a segunda sessão do dia, que deu o que falar.
E o sábado em Austin começou ainda com um momento especial: Daniel Ricciardo andou com o carro de Dale Earnhardt pelo circuito, uma recompensa após a vitória em Monza.
Diferente da sexta-feira, o sábado teve um início menos movimentado, com apenas Sebastian Vettel saindo com a Aston Martin e Fernando Alonso com a Alpine nos primeiros minutos. Um motivo que levou à demora dos pilotos para sair dos boxes era o forte vento que atingia certas partes do circuito.
Outro motivo para a circulação reduzida no TL3 é que a maioria das equipes preveem que a corrida será para duas paradas, tornando a conservação de pneus um fator que pode ser determinante no domingo.
Apenas com 20 minutos de sessão que começamos a ver tempos mais significativos na pista, enquanto pouco mais da metade do grid ia à pista. Neste momento, Hamilton liderava com 01min35s571, 0s062 à frente de Pérez, enquanto Leclerc, Sainz e Norris completavam os cinco primeiros.
Este tempo do heptacampeão ainda era bem mais alto que a marca feita por Bottas no TL1 da sexta: 01min34s874.
A bandeira amarela foi acionada pela primeira vez próximo à marca de 30 minutos, devido a uma rodada de Bottas no segundo setor ao atacar com muita força a zebra. Pouco depois foi a vez de Russell rodar no mesmo local.
Neste momento, a Red Bull fazia uma dobradinha com Verstappen na frente com 01min35s207, apenas 0s001 mais rápido que Pérez, enquanto Hamilton era o terceiro, a 0s364, com Leclerc e Sainz fechando o top 5.
A 15 minutos do fim do TL3, a liderança era de Sainz, com o novo melhor tempo do fim de semana: 01min34s805. Verstappen era o segundo, a 0s107, com Norris em terceiro, a 0s140, Bottas em quarto, a 0s183 e Pérez fechando o top 5, 0s403 atrás do espanhol. Hamilton, ainda sem tempo com o segundo jogo de pneus, era o sexto a quase oito décimos da Ferrari.
Os limites de pista tiveram um papel importante nos minutos finais. Hamilton e Verstappen chegaram a fazer voltas boas para assumir a liderança, mas tiveram seus tempos deletados por colocar o carro pra fora da pista.
No final, Sergio Pérez foi o responsável por colocar a Red Bull no topo do TL3 ao marcar 01min34s701. Carlos Sainz foi o segundo, ficando a 0s104 do mexicano. Max Verstappen foi o terceiro, a 0s211. Lando Norris e Valtteri Bottas completaram os cinco primeiros.
Lewis Hamilton foi o sexto, à frente de Daniel Ricciardo e Pierre Gasly. Charles Leclerc e Esteban Ocon completaram o top 10.
A Fórmula 1 volta ao Circuito das Américas logo mais, às 18h, para a classificação que define o grid de largada para o GP dos Estados Unidos, com transmissão da Band e do Bandsports.
E já anote aí: assim que acabar a classificação em Austin, tem Q4 ao vivo no canal do Motorsport.com no YouTube, com uma análise completa do sábado e projeção para o GP dos Estados Unidos do domingo. Não perca!
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Melhor Volta | Dif. | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 1'34.701 | ||
2 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 1'34.805 | 0.104 | |
3 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 1'34.912 | 0.211 | |
4 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 1'34.945 | 0.244 | |
5 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 1'34.988 | 0.287 | |
6 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 1'35.219 | 0.518 | |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 1'35.345 | 0.644 | |
8 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 1'35.398 | 0.697 | |
9 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 1'35.688 | 0.987 | |
10 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 1'35.711 | 1.010 | |
11 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 1'35.851 | 1.150 | |
12 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 1'36.023 | 1.322 | |
13 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 1'36.062 | 1.361 | |
14 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 1'36.118 | 1.417 | |
15 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 1'36.252 | 1.551 | |
16 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 1'36.392 | 1.691 | |
17 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 1'36.490 | 1.789 | |
18 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 1'36.572 | 1.871 | |
19 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 1'36.671 | 1.970 | |
20 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 2'03.456 | 28.755 |
SEXTA-LIVRE: Max MOSTRA DEDO DO MEIO para Lewis e POLÊMICO 'TRUQUE' da Mercedes em retas INCENDEIA GP
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST - TELEMETRIA: Mercedes tem a vantagem nos EUA? Rico Penteado responde
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.