Últimas notícias

F1: Renault dá licença à maioria dos funcionários e reduz salários

Medida foi anunciada nesta sexta-feira em precaução ao novo coronavírus e vale para sedes na Inglaterra e na França

Renault personnel wheel equipment through the paddock

Equipe da Fórmula 1 com fábricas na Inglaterra e na França, a Renault decidiu nesta sexta-feira colocar a grande maioria de seus funcionários de licença para protegê-los do novo coronavírus. O time também reduziu salários em função da crise do Covid-19.

A decisão vem em meio ao contexto de problemas de fluxo de caixa enfrentado pelas equipes da categoria máxima do automobilismo por causa da pandemia. Na sede britânica de Enstone, a licença dos funcionários da Renault vai até o fim de maio.

Leia também:

A fábrica irá operar em esquema de retenção que permite ao empregador ficar com até 80% do salário de um funcionário que esteja em licença, contanto que o valor retido não passe de £ 2.500 mensais, cerca de 15 mil reais.

Entretanto, de acordo com a Renault, todos os funcionários receberão 80% dos salários totais. Segundo a equipe, isso vale para os que estão de licença e os que seguirão trabalhando, inclusive diretores do time francês.

Já na fábrica francesa de Viry-Châtillon, onde é desenvolvido o motor da Renault F1, a liberação será de um menor número de funcionários e irá valer por 12 semanas. A decisão, porém, é provisória.

Chefe de equipe da escuderia amarela na categoria máxima do automobilismo, o dirigente francês Cyril Abiteboul deu mais explicações sobre a importante decisão em meio ao surto do novo coronavírus na Europa.

"As circunstâncias humanas e sanitárias muito difíceis que estamos vivenciando, como a quarentena restritiva na França e na Inglaterra, assim como na maioria dos países que recebem GPs, não nos permitem ainda a medir o impacto no nosso esporte", disse.

"Desta forma, precisamos usar todas medidas ao nosso dispor para passar por este longo período de incertezas e inatividade da melhor forma possível enquanto protegemos toda a equipe que construímos nos últimos quatro anos", completou.

GALERIA: Relembre todos os carros da Renault na história da Fórmula 1

1977: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jabouille
1978: Renault RS01
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie
1979: Renault RS10
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille
1980: Renault RE20
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie
1981: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1982: Renault RE30
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost
1983: Renault RE40
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost
1984: Renault RE50
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick
1985: Renault RE60
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick
2002: Renault R202
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli
2003: Renault R23
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli
2004: Renault R24
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve
2005: Renault R25
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2006: Renault R26
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella
2007: Renault R27
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen
2008: Renault R28
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet
2009: Renault R29
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean
2016: Renault R.S.16
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer
2017: Renault R.S.17
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.
2018: Renault R.S.18
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.
2019: Renault R.S.19
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo
2020: Renault R.S.20
Pilotos: Daniel Ricciardo, Esteban Ocon
22

VÍDEO: Por que a Aston Martin voltará para a Fórmula 1 em 2021

PODCAST: Quem são os maiores comunicadores do automobilismo na TV brasileira?

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Pai de Latifi empresta R$ 318 mi para refinanciar Williams na F1
Próximo artigo Leclerc, Norris, irmãos Fittipaldi e Courtois farão GPs virtuais contra o coronavírus

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil