Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

F1: Retrovisores polêmicos da Mercedes recebem aprovação da FIA e são declarados legais

Componente do W13 foi alvo de discussão nos últimos dias por conta de possíveis ganhos aerodinâmicos propositais - considerados irregulares

Mercedes W13 fins

Após um debate do Comitê Consultivo Técnico da FIA na última terça-feira, os espelhos do Mercedes W13 foram oficialmente declarados legais. A história dos espelhos da equipe dominante na Fórmula 1 chegou ao fim ou, pelo menos, para o órgão, que confirmou que estão de acordo com os regulamentos atuais da temporada de 2022.

Após um longo debate, os comissários técnicos da Federação Internacional reiteraram a decisão que já havia sido tomada antes dos testes em Sakhir, quando a escuderia alemã mostrou a evolução aerodinâmica do monoposto.

Leia também:

Os engenheiros, liderados por Mike Elliott e James Allison, tinham boas razões para acreditar que a regra do espelho retrovisor foi mal elaborada, permitindo que as equipes a interpretassem de forma mais vaga do que os legisladores pretendiam.

En el dibujo, se pueden ver los volúmenes que unen los montajes de los espejos.

En el dibujo, se pueden ver los volúmenes que unen los montajes de los espejos.

Photo by: Giorgio Piola

Mattia Binotto, chefe da Ferrari, foi incisivo sobre isso durante uma reunião com a imprensa.

"A FIA sempre deixou claro que o suporte dos espelhos deve ter apenas uma função estrutural e, se tiver influência aerodinâmica, deve ser apenas 'acidental'. Acho que deve ser o mesmo hoje e no futuro, não há razão para mudar de ideia."

"Sobre a questão do suporte de espelho, a FIA enviou diretrizes técnicas aos times, destacando bem o conceito subjacente. Acho que certas soluções que você vê nesses carros não são de influência incidental, mas de uma aerodinâmica clara. Então, acho que são contrários ao que a federação indicou no passado."

Binotto falou no plural, sem apontar apenas para a Mercedes. Parece claro que pensam que a ideia de respeitar o espírito do regulamento pode afetar também outras escuderias que, no entanto, têm se defendido alegando que as soluções propostas se enquadram todas no espaço que a FIA as concedeu para desenvolver os suportes.

Mesmo assim, é surpreendente que algumas aletas que não entram em contato com o espelho e que possuem uma notável função aerodinâmica tenham sido declaradas como parte do componente do espelho retrovisor.

El espejo de la discordia en el Mercedes W13.

El espejo de la discordia en el Mercedes W13.

Photo by: Giorgio Piola

LITO CAVALCANTI analisa PREOCUPAÇÃO da Mercedes, momento da Red Bull e chances da Ferrari na F1 2022

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast: Saiba os pontos fortes e os pecados da quarta temporada de DRIVE TO SURVIVE

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Alonso e Vettel acreditam que Verstappen "terá menos pressão" como atual campeão
Próximo artigo F1: Entenda como as equipes já começaram a evoluir os carros de 2022

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros