Fórmula 1 GP da Bélgica

F1: Temporada 2024 tem maior número de vencedores diferentes em mais de uma década; entenda

Triunfo de Oscar Piastri no GP da Hungria marca o sétimo nome diferente a subir no degrau mais alto do pódio

Oscar Piastri, McLaren F1 Team, 1st position, with the winners trophy

No último domingo, Oscar Piastri conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1, triunfando em um movimentado (e polêmico) GP da Hungria, para fazer sua estreia no degrau mais alto do pódio. E, com isso,  o australiano contribui ainda mais para uma temporada 2024 bastante imprevisível e que vem fazendo história.

Piastri já havia conquistado um triunfo anteriormente, vencendo a corrida sprint do GP do Catar do ano passado, mas sem valer para os livros dos recordes da F1.

Leia também:

Agora, com uma vitória real garantia, Piastri se torna o sétimo piloto diferente a vencer na temporada 2024 até aqui, com 13 corridas das 24 previstas já disputadas. Destes, apenas o tricampeão Max Verstappen soma mais de um triunfo no campeonato, vencendo seis provas (GPs do Bahrein, Arábia Saudita, Japão, China, Emilia Romagna, Canadá e Espanha).

Todos os demais, Lando Norris (GP de Miami), Charles Leclerc (GP de Mônaco), Carlos Sainz (GP da Austrália), Lewis Hamilton (GP da Grã-Bretanha), George Russell (GP da Áustria) e, agora, Piastri, têm apenas uma vitória cada no ano.

Dos pilotos das quatro equipes de ponta da F1, apenas Sergio Pérez ainda não conquistou nenhuma vitória em 2024, tendo três segundos lugares como melhor resultado (Bahrein, Arábia Saudita e Japão).

Com isso, 2024 se torna o ano com maior variedade de pilotos vencedores desde 2012, quando tivemos oito pilotos diferentes triunfando, inclusive sete nas sete primeiras corridas da temporada.

Naquela ocasião, Jenson Button abriu os trabalhos para a McLaren na Austrália, seguido de Fernando Alonso na Malásia, Nico Rosberg na China (naquela que seria a primeira vitória da Mercedes em seu retorno à F1), Sebastian Vettel no Bahrein, Pastor Maldonado na Espanha, Mark Webber em Mônaco e Hamilton no Canadá.

Alonso foi o primeiro a repetir vitória naquele ano com um triunfo heróico no GP da Europa em Valência, enquanto Kimi Raikkonen aumentou a contagem de vencedores diferentes do campeonato no GP de Abu Dhabi.

Quem é CULPADO na TRETA da McLaren? ATITUDE de Verstappen, RICO e + | Stock com Ricardinho e Gaetano

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #292 - Quem é o culpado na treta da McLaren?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Guilherme Longo
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Verstappen x Lambiase: Relembre as tretas no rádio entre piloto e engenheiro
Próximo artigo F1: Ferrari revelará organização técnica renovada após pausa de verão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros