Recomendado para você

VÍDEO F1: Bortoleto foi 'responsável' por dedurar queima de largada de Alonso no Azerbaijão

VÍDEO F1: Bortoleto foi 'responsável' por dedurar queima de largada de Alonso no Azerbaijão

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
VÍDEO F1: Bortoleto foi 'responsável' por dedurar queima de largada de Alonso no Azerbaijão
Pré-venda de ingressos para o GP do Brasil de MotoGP começa nesta quinta (25), ao meio-dia; saiba mais informações

Pré-venda de ingressos para o GP do Brasil de MotoGP começa nesta quinta (25), ao meio-dia; saiba mais informações

MotoGP
Pré-venda de ingressos para o GP do Brasil de MotoGP começa nesta quinta (25), ao meio-dia; saiba mais informações
20 anos do primeiro título de Alonso: quando o piloto levou a Renault ao top da F1

20 anos do primeiro título de Alonso: quando o piloto levou a Renault ao top da F1

Fórmula 1
20 anos do primeiro título de Alonso: quando o piloto levou a Renault ao top da F1
MotoGP - Quartararo alerta Yamaha: "Moto de 2026 decidirá meu futuro"

MotoGP - Quartararo alerta Yamaha: "Moto de 2026 decidirá meu futuro"

MotoGP
GP do Japão
MotoGP - Quartararo alerta Yamaha: "Moto de 2026 decidirá meu futuro"
Ecclestone aponta prova que deveria ser 'retirada' de caso de Massa sobre título da F1 de 2008

Ecclestone aponta prova que deveria ser 'retirada' de caso de Massa sobre título da F1 de 2008

Fórmula 1
Ecclestone aponta prova que deveria ser 'retirada' de caso de Massa sobre título da F1 de 2008
Kimi Raikkonen conquista primeiro título mundial como chefe de equipe após saída da F1

Kimi Raikkonen conquista primeiro título mundial como chefe de equipe após saída da F1

Fórmula 1
Kimi Raikkonen conquista primeiro título mundial como chefe de equipe após saída da F1
ANÁLISE: Afinal, de onde surgiu a polêmica sobre o número de títulos de Marc Márquez na MotoGP?

ANÁLISE: Afinal, de onde surgiu a polêmica sobre o número de títulos de Marc Márquez na MotoGP?

MotoGP
GP do Japão
ANÁLISE: Afinal, de onde surgiu a polêmica sobre o número de títulos de Marc Márquez na MotoGP?
F1: Todos os pontos que Verstappen, Norris e Piastri perderam na luta pelo título de 2025

F1: Todos os pontos que Verstappen, Norris e Piastri perderam na luta pelo título de 2025

Fórmula 1
F1: Todos os pontos que Verstappen, Norris e Piastri perderam na luta pelo título de 2025

F1: Todos os pontos que Verstappen, Norris e Piastri perderam na luta pelo título de 2025

Apenas três pilotos têm alguma chance real de conquistar o título em 2025, e eles precisarão se agarrar a todos os pontos que puderem se quiserem o troféu

Lando Norris, McLaren, Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Depois de 17 rodadas, apenas 69 pontos separam Max Verstappen, Lando Norris e Oscar Piastri, os três primeiros pilotos na classificação de pilotos da Fórmula 1, e, após a vitória do holandês da Red Bull em Baku, a possibilidade de uma verdadeira luta pelo campeonato está esquentando. Veja quantos pontos os três candidatos ao título de 2025 perderam até agora!

Leia também:

Para que Verstappen, Norris ou Piastri conquistem o título deste ano, eles precisarão minimizar os erros e torcer por uma confiabilidade plena dos carros para obter uma vantagem sobre a concorrência. Mas nenhum dos três pilotos conseguiu evitar arrependimentos até agora neste ano.  

Todos os três pilotos tiveram fins de semana abaixo do esperado desde o início da temporada 2025, o que fez com que a liderança do campeonato se alternasse, as diferenças de pontos aumentassem e as vantagens diminuíssem à medida que a temporada de F1 progredia.

Com isso em mente, revelamos os GPs ruins que cada um dos três líderes do campeonato tiveram e calculamos quantos pontos cada um desperdiçou devido a erros na pista, problemas de confiabilidade ou momentos de loucura no calor da competição.  

Oscar Piastri, McLaren  

Oscar Piastri, McLaren

Oscar Piastri, McLaren

Foto de: Jayce Illman / Getty Images

Pontos marcados: 324 
Pontos perdidos: 48  

O piloto australiano Oscar Piastri teve seu primeiro grande contratempo de 2025 em sua corrida em casa, em Melbourne. Em condições de pista molhada, ele rodou na grama, o que o fez cair de segundo para nono e resultou em uma possível perda de 16 pontos.  

Na terceira etapa, no Japão, o piloto da McLaren foi pego pelas ordens de equipe - ou pela falta delas. Piastri estava em terceiro com mais ritmo que seu companheiro de equipe Norris, mas a McLaren optou por não deixar a dupla trocar de posição para ver se Piastri conseguiria perseguir Verstappen. Ele terminou a corrida em terceiro, o que lhe custou pelo menos três pontos no campeonato.  

Seu próximo erro foi em Ímola, onde Piastri perdeu a liderança na primeira volta e nunca mais a recuperou, o que lhe custou 10 pontos, e sua contagem sofreu mais um 'golpe' de sete pontos em Silverstone, quando recebeu uma penalidade de tempo de 10 segundos por pilotar de forma irregular atrás do safety car, forçando-o a se contentar com o segundo lugar em vez do primeiro.

O jovem australiano foi mais uma vez surpreendido pelas decisões de sua equipe na Hungria, onde foi forçado a fazer funcionar uma estratégia de duas paradas que, no papel, deveria ter sido mais rápida.

Não foi o caso e ele foi ultrapassado pelo companheiro de equipe na liderança, perdendo outros sete pontos possíveis. A história foi semelhante em Monza, mas dessa vez Piastri foi obrigado a deixar Norris passar após uma parada lenta do britânico. Isso fez com que ele terminasse a corrida em terceiro, em vez de segundo.

Por fim, na última corrida em Baku, os pontos perdidos foram todos culpa de Piastri, que sofreu um acidente na classificação e ficou em nono lugar. Em seguida, ele bateu na volta inicial do GP, perdendo pelo menos os dois pontos que teria conquistado pelo nono lugar na corrida.

Lando Norris, McLaren  

Lando Norris, McLaren

Lando Norris, McLaren

Foto de: James Sutton / Motorsport Images via Getty Images

Pontos marcados: 299 
Pontos perdidos: 60  

Norris teve uma corrida de abertura dominante na Austrália, mas sua forma começou a se desfazer na China, onde um erro na largada da sprint o fez perder dois pontos no campeonato. Na etapa seguinte, ele teve uma estreia igualmente ruim no GP do Bahrein, errando o alinhamento do grid e recebendo uma penalidade de cinco segundos que o fez cair de segundo para terceiro e perder três pontos.

Na Arábia Saudita, as coisas pioraram ainda mais e, depois de superar seu companheiro de equipe no Q1 e no Q2, Norris foi abaixo no Q3 e ficou em 10º lugar na corrida. No final das contas, ele terminou em quarto, mas poderia ter se saído muito melhor se não fosse pelo erro cometido no sábado, que, sem dúvida, o fez perder 13 pontos no campeonato que ele deveria ter conquistado pela vitória.  

Outro erro na largada em Miami fez com que Norris caísse de segundo para sexto. Como Piastri, em terceiro, acabou desafiando Verstappen pela vitória, pode-se argumentar que o britânico deveria ter desafiado a vitória sem o início ruim - o que significa que outros sete pontos foram perdidos. As coisas pioraram ainda mais no Canadá, onde Norris estava em quinto lugar antes de um acidente com seu companheiro de equipe encerrar sua corrida e lhe custar 10 pontos. 

Depois de fazer a pole na Bélgica, Norris novamente vacilou na largada e perdeu para Piastri, que assumiu a liderança da corrida. Uma parada lenta agravou seus problemas, e ele terminou em segundo lugar, perdendo mais sete pontos.

Embora pudesse esperar uma mudança na sorte após a pausa de meio de ano da F1, Norris novamente teve problemas na largada em Zandvoort e perdeu o segundo lugar para Verstappen. Ele acabou se recuperando e retomou a posição, mas seu carro teve problemas envolvendo vazamento de óleo que encerraram sua corrida, custando-lhe os 18 pontos vitais que teria conquistado com o segundo lugar. 

Max Verstappen, Red Bull  

Max Verstappen, Red Bull Racing, George Russell, Mercedes

Max Verstappen, Red Bull Racing, George Russell, Mercedes

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images via Getty Images

Pontos marcados: 255 
Pontos perdidos: 27  

Se Norris aparentemente perdeu a maioria de seus pontos no campeonato mundial devido a erros na largada, Verstappen perdeu os seus devido a penalidades na corrida.  

O holandês recebeu sua primeira penalidade do ano na Arábia Saudita, onde foi largo na Curva 2 e ganhou vantagem fora da pista. Os comissários lhe aplicaram uma penalidade de cinco segundos depois que ele não devolveu a posição, o que lhe custou o primeiro lugar e sete pontos.  

Em Miami, foi um erro da equipe que custou a Verstappen cinco pontos, pois ele saiu dos boxes de forma insegura durante a sprint. O holandês colidiu com a Mercedes de Andrea Kimi Antonelli, e os comissários aplicaram-lhe uma penalidade de 10 segundos que o fez cair da quarta para a 17ª posição. 

Na Espanha, Verstappen bateu com outro Mercedes, desta vez o de George Russell. No confronto polêmico, o holandês colidiu com o britânico pouco depois de ter sido solicitado a devolver o lugar a Russell após uma ultrapassagem fora da pista. Verstappen devolveu momentaneamente o lugar, antes de aparentar ter desviado de Russell, o que lhe rendeu uma penalidade de 10 segundos que o fez cair do quinto para o décimo lugar - uma perda de nove pontos. 

Por fim, outro incidente com um Mercedes custou seis pontos a Verstappen, quando ele foi atingido por Antonelli na volta inicial do GP da Áustria. Verstappen largou em sétimo e só conseguiu fazer algumas curvas antes de ser 'eliminado' da corrida, perdendo mais pontos importantes no campeonato.

MAX CAMPEÃO ou VICE em '25? McLAREN deve PRIORIZAR PIASTRI? Ferrari, BORTOLETO e + | FELIPE BAPTISTA

Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior Grosjean volta a pilotar carro de F1 pela primeira vez desde acidente no Bahrein

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros