F1: Veja imagens de teste da Pirelli com Drugovich na pista em Barcelona
Brasileiro foi protagonista do primeiro estudo da fornecedora de pneus para nova era da F1

As novas especificações, mais estreitas, de pneus de 2026 da Fórmula 1 foram testadas pela primeira vez em um carro mula da Aston Martin.
Antes da grande reformulação das regras que ocorrerá em dois anos, a Pirelli está introduzindo pneus ligeiramente menores como parte de um esforço para reduzir o peso geral do carro.
Enquanto os pneus permanecem com o tamanho atual de aro de 18 polegadas que tem sido usado na última era de efeito solo, o tamanho dos pneus dianteiros e traseiros será reduzido.
A Pirelli concordou em reduzir a largura do pneu dianteiro em 25 mm e a largura do pneu traseiro em 30 mm.
Os pneus em si também ficarão menores em diâmetro, passando do diâmetro atual de 720 mm para 705-710 mm.
Enquanto os regulamentos técnicos finais da F1 para 2026 ainda não foram finalizados, o que significa que a carga aerodinâmica definitiva ainda não foi definida, a Pirelli não queria esperar muito tempo antes de usar os pneus na pista.
É por isso que concordou com a FIA para um programa de testes de carros mula a ser executado com carros modificados de 2023.

Felipe Drugovich, Aston Martin Racing, Pirelli test Barcelona
Photo by: Pirelli

Felipe Drugovich, Aston Martin Racing, Pirelli test Barcelona
Photo by: Pirelli
Com todas as equipes obviamente ansiosas para obter qualquer conhecimento antecipado dos designs de pneus de 2026, houve um grande interesse em equipes se comprometendo a usar um carro mula para esses primeiros testes.
No entanto, a Aston Martin saiu na frente, com o chefe da equipe Mike Krack revelando que a decisão da equipe de fazer parte do primeiro teste foi decidida em um sorteio.
"Houve um processo de seleção - ou um processo de sorteio - porque havia uma série de equipes que queriam fazer parte deste programa de testes. Fomos sorteados primeiro, então somos os primeiros a fazer isso", disse ele.
Entende-se que a McLaren e a Alpine também participarão do primeiro lote de testes de carros mula, com todas as outras equipes tendo uma chance mais tarde no programa de desenvolvimento.
O piloto reserva da Aston Martin, Felipe Drugovich, foi o primeiro a testar os designs de pneus de 2026, correndo com o Aston Martin modificado em Barcelona esta semana por dois dias, tendo completado 670 km na terça-feira.

Felipe Drugovich, Aston Martin Racing, Pirelli test Barcelona
Photo by: Pirelli
A FIA teve que introduzir uma mudança nas regras para permitir o uso de carros mula para os regulamentos de 2026, com a Pirelli admitindo que era uma situação bastante delicada para garantir que ninguém ganhasse uma vantagem competitiva.
"Obviamente, por um lado, eles [a FIA] não querem dar vantagem a ninguém", disse o chefe da Pirelli, Mario Isola. "Isso é compreensível.
"Por outro lado, precisamos ter carros que sejam o máximo possível representativos da situação de 2026. Escolheremos, junto com as equipes, um nível de downforce que seja representativo.
"Mas este é o primeiro teste. Vamos testar a linha de base para entender se o equilíbrio está correto. Obviamente, temos simulações e testes internos, e já divulgamos dados internos para todas as equipes, como de costume, e vamos distribuir o relatório após o teste com as equipes também.”
Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; assista
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.