F1: Verstappen atinge limite máximo de troca de motor na Espanha
Após os problemas no Canadá, a Red Bull de Verstappen recebeu sua quarta unidade de potência nesta temporada, a última antes de uma penalidade no grid
A primeira sessão em pista para o GP de Barcelona de Fórmula 1 teve Lando Norris como o mais rápido da sessão, ficando 24 milésimos à frente de Max Verstappen. Embora os tempos do TL1 sejam pouco indicativos, especialmente considerando que muitas equipes trabalharam em testes técnicos e aerodinâmicos para avaliar as atualizações.
No entanto, o treino também revelou outros detalhes, como a lista de elementos que foram substituídos no início do fim de semana e não faltaram surpresas. No carro de Max Verstappen, foi instalado o quarto motor, o último antes de sofrer uma penalidade.
Na verdade, a terceira unidade havia sido instalada há apenas duas semanas no Canadá, mas um problema no TL1, com a quebra de um dos elementos que compõem a parte híbrida, forçou os mecânicos a voltarem para uma das duas unidades antigas usadas anteriormente.
Red Bull Racing RB20, detalhe técnico
Foto de: Giorgio Piola
Durante a primeira sessão de treinos livres na Espanha, a Red Bull trocou mais uma vez a unidade de potência do carro do holandês, substituindo vários componentes: motor, turbo, MGU-H, MGU-K e sistema de escapamento.
Para os quatro primeiros elementos, trata-se da quarta unidade, a última permitida pelos regulamentos antes que uma penalidade seja aplicada. Para os demais, no entanto, é o quinto dos oito permitidos durante o campeonato, razão pela qual ainda há uma margem antes de uma possível penalidade.
No entanto, Verstappen não é o único com uma nova unidade de potência. Vários componentes também foram substituídos no carro de Carlos Sainz, como o motor, o turbo, o MGU-H, o MGU-K e o sistema de escapamento. No entanto, se o holandês já chegou à quarta unidade, no caso do espanhol da Ferrari ela parou na terceira.
Charles Leclerc já teve que instalá-la há algumas semanas como medida de precaução após os problemas encontrados no 'triplete' Ímola, Mônaco e Canadá e agora é a vez de seu companheiro de equipe.
Detalhe técnico da Ferrari SF-24
Foto de: Giorgio Piola
Por falar no monegasco, ele também teve um componente substituído em seu carro, o MGU-H, montando a quarta unidade, a última antes de ser aplicada uma penalidade que o forçaria a perder 10 posições no grid.
Também no Alpine de Pierre Gasly, o motor, o turbo, o MGU-H e o MGU-K foram trocados, enquanto no outro A524 de Esteban Ocon, a bateria foi substituída, montando a segunda das duas disponíveis para todo o campeonato mundial. Outras mudanças incluem o novo conjunto de baterias no Red Bull de Sergio Pérez, bem como a substituição do conjunto de baterias e da ECU no Sauber de Guanyu Zhou.
ALPINE-MERCEDES e Newey na ASTON: Alonso REAGE! Russell 'AMEAÇADO', atualizações e + F1 pré-Espanha
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
VERDADE OU MITO: Brasil-1991 é a MAIOR VITÓRIA de SENNA? Glórias de AYRTON em DEBATE | Podcast F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.