F1: Verstappen diz que dinâmica com Ricciardo na Red Bull era "ideal"
Piloto holandês da escuderia austríaca comenta a relação com o ex-companheiro australiano, agora na Renault
Max Verstappen crê que o companheiro de equipe ideal para ele na Fórmula 1 é aquele que pode levá-lo a melhores desempenhos, como foi com Daniel Ricciardo, que deixou a Red Bull rumo à Renault nesta temporada.
Embora o holandês tenha subido a um novo patamar neste ano como líder de fato na Red Bull ao lado de colegas menos experientes, ele admite que o melhor cenário é ter alguém muito forte no outro carro.
Falando ao Motorsport.com em um evento da Tag Heuer em Amsterdã, Verstappen comentou suas preferências sobre companheiros de equipe e disse que o cenário perfeito para ele era quando estava com Ricciardo.
"[Eu quero] alguém que possa estar sempre na luta e me leve a melhores desempenhos", disse Verstappen, que foi companheiro de equipe de Ricciardo desde o início de 2016 até o final do ano passado.
“Acho que tive essa situação ideal com Daniel. Quando entrei para a equipe, eu era novato e ele já estava lá há alguns anos. Então você pode aprender e se desenvolver bem, mas a certa altura também ficou mais difícil para ele, porque estávamos muito próximos”.
A rivalidade com um companheiro de equipe forte é mais intensa e melhor para uma equipe, diz Verstappen. Segundo ele, isso permite à escuderia progredir mais rapidamente com o desenvolvimento do carro.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, leads Charles Leclerc, Ferrari SF90
Photo by: Zak Mauger / Motorsport Images
"No final, isso também é muito importante para a equipe. Você também quer alguém que trabalhe na mesma direção em termos de configuração e queira as mesmas coisas do carro. Então você também pode desenvolver o carro muito melhor”.
“Dá para colocar os carros em programas diferentes na sexta-feira, se puder contar com os dois pilotos para obter as informações corretas. Essas coisas são muito importantes para mim, mas também para a equipe”.
Questionado sobre o novo companheiro, Alex Albon, Verstappen disse: “Acho que está melhorando. Este é seu primeiro ano na F1, então você não pode esperar que tudo corra bem imediatamente. Mas até agora ele está indo bem”.
O contrato do próprio Verstappen com a Red Bull dura até o final de 2020. As chances da equipe de mantê-lo dependerão do progresso que a RBR pode fazer no próximo ano, tendo em vista disputas de título.
Mas com a incerteza contínua sobre os regulamentos que estão chegando para a temporada 2021, Verstappen diz que pensamentos sobre seu futuro a longo prazo precisam ser suspensos por enquanto.
"Ainda tenho contrato para o próximo ano e, depois disso, há novos regulamentos, que ainda não foram assinados. Então, na verdade, todo mundo está lidando com essa questão. Mas acredito que nós [Red Bull] podemos estar no topo novamente”.
Companheiro de Verstappen
Embora esteja otimista quanto ao futuro da Red Bull, Verstappen ainda não tem companheiro definido para 2020. A briga está entre o novato tailandês Alex Albon, que ascendeu à equipe principal após algumas provas pela Toro Rosso, e o francês Pierre Gasly, rebaixado da Red Bull para dar lugar ao concorrente. Enquanto segue a indefinição no grupo de energéticos, o Motorsport.com relembra a dança das cadeiras de RBR e STR na história da F1. Veja:
Quem você escolheria: Verstappen ou Leclerc?
Max Verstappen e Charles Leclerc são os novos xodós da F1, elevando inclusive os números de audiência da categoria no Brasil e mundo agora. Recentemente, o Motorsport.com debateu em seu podcast o talento dos dois pilotos. Ruben Carrapatoso, campeão mundial de kart, falou sobre como eram ambos se comportavam no 'Jardim de Infância' das pistas. Ouça:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.