Relato da corrida
Fórmula 1 GP da Emilia Romagna

F1: Verstappen domina e vence GP da Emilia Romagna; Bortoleto é 18º

Lando Norris e Oscar Piastri marcam dobradinha da McLaren na corrida italiana

Oscar Piastri, McLaren, Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Lars Baron / Motorsport Images via Getty Images

Max Verstappen, da Red Bull, venceu a corrida do GP da Emilia Romagna de Fórmula 1 depois de tomar a posição na primeira volta, além de aproveitar um safety car virtual. Lando Norris e Oscar Piastri, ambos da McLaren, completaram o pódio de Ímola. Gabriel Bortoleto, brasileiro da Sauber, terminou na 18ª colocação.

Leia também:

Como foi a corrida?

Oscar Piastri largou bem, mas Verstappen ultrapassou por fora de forma ousada, mas efetiva, tomando a liderança na primeira volta de Ímola, com George Russell logo atrás. Gabriel Bortoleto, com pneus médios, se manteve na 14ª colocação. Esteban Ocon, da Haas, optou por ir aos boxes na primeira volta para calçar pneus duros.

Depois da liberação da asa móvel, Andrea Kimi Antonelli fez uma boa ultrapassagem e conseguiu passar Lewis Hamilton. Logo em seguida, Leclerc ultrapassou Gasly, que errou e saiu da pista, passando pela caixa de brita e caindo para 14º.

Depois de tomar a liderança, o holandês da Red Bull abriu vantagem contra Piastri, que não conseguia entrar na distância de abertura da asa móvel.

Na nona volta, Norris iniciou uma perseguição contra Russell, que se defendeu como podia, 'fechando a porta' para o britânico da McLaren, que chegou a passar a passar pela grama. Enquanto isso, Alonso e Sainz aproveitavam a briga para se aproximarem da fila até a terceira colocação.

Na 11ª volta, Norris conseguiu passar Russell e fez o britânico ficar pressionado pelos pilotos que viam logo atrás. Na volta seguinte, a maioria dos pilotos começou a ir para os boxes, incluindo Russell, Sainz e Leclerc, demonstrando problemas com a duração dos pneus médio na corrida.

Enquanto isso, Verstappen continuava a abrir vantagem contra Piastri, chegando à 2,7s de diferença entre o tetracampeão e o australiano que, na volta 14, foi para o box.

Com a sequência de paradas, apenas quem não tinha trocado os pneus e se mantinha com os pneus médios do começo da corrida se mantinha na parte da frente do pelotão junto dos que largaram de compostos duros, que vinha logo atrás. Com isso, Verstappen seguia na liderança com mais de dez minutos de Norris.

Tsunoda chegou a receber ordens no rádio de tentar defender a posição contra Piastri, que vinha logo atrás. No entanto, em uma ultrapassagem aguerrida,  o australiano passou o piloto da Red Bull e, logo em seguida, tomou a nona colocação de Bearman e a oitava de Colapinto.

Nos rádios das equipes, era possível notar o questionamento das estratégias tanto dos pilotos que optaram por fazer um pitstop mais cedo quanto dos que continuaram na pista, de pneus duros ou médios.

Nas voltas seguintes, Piastri continuava a escalar o pelotão, ultrapassando HulkenbergAntonelli. Na sequência, tomou a quarta colocação de Isack Hadjar, da Racing Bulls.

Na volta 29, foi a vez de Norris ir para os boxes para calçar pneus duros, em uma parada de 2,1s da McLaren. Logo em seguida, Ocon parou o carro, com problemas na grama, instaurando regime de safety car virtual, para a indignação de Leclerc. Aproveitando o VSC, Verstappen trocou os compostos, se mantendo na liderança da corrida.

Na volta 31, foi liberada a pista novamente, com Leclerc brigando com Stroll para tomar a nona colocação da corrida. Momentos depois, Sainz reclamou de uma batida com Tsunoda, o que foi notado pelos comissários, mas sem investigação.

Na disputa pelas primeiras posições, Hamilton e Leclerc começaram a escalar o pelotão, com o heptacampeão chegando até a quinta colocação e o monegasco até a sexta. Enquanto isso, Piastri tomou o terceiro lugar de Albon. Na ponta, Verstappen seguia tranquilo, com mais de 18 segundos de vantagem para Norris.

Na volta 46, mais um piloto relatou problemas no carro: Kimi Antonelli, no seu GP caseiro, parou o monoposto da Mercedes na grama, o que instaurou regime de safety car. Com isso, a maioria dos pilotos, incluindo Verstappen e Norris, foi para os boxes. Piastri e Leclerc se manteve na pista.

Apenas na volta 53 foi encerrado o regime de safety car, com Verstappen se mantendo na liderança e Leclerc tentando atacar Norris, mas sem efetividade. O holandês da Red Bull, mesmo depois do SC, administrou a vantagem tempo suficiente para não permitir a abertura de DRS de Piastri.

Na volta 58, Norris, com pneus novos, ultrapassou o companheiro de equipe, Piastri, em uma manobra que o australiano até tentou defender, mas sem sucesso.

Na volta 60, foi a vez de Leclerc fechar a casa de Albon, que teve que passar pela brita e, por isso, perdeu a posição para Hamilton, que, em seguida, ultrapassou o companheiro de equipe. No entanto, a Ferrari pediu para Leclerc devolver a posição para Albon, por investigação dos comissários da FIA.

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo km/h Pits Pontos Abandono Chassi Motor
1 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 63

1:31'33.199

  202.538   25   Red Bull Red Bull
2 United Kingdom L. Norris McLaren 4 63

+6.109

1:31'39.308

6.109 202.313   18   McLaren Mercedes
3 Australia O. Piastri McLaren 81 63

+12.956

1:31'46.155

6.847 202.061   15   McLaren Mercedes
4 United Kingdom L. Hamilton Ferrari 44 63

+14.356

1:31'47.555

1.400 202.010   12   Ferrari Ferrari
5 Thailand A. Albon Williams 23 63

+17.945

1:31'51.144

3.589 201.878   10   Williams Mercedes
6 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 63

+20.774

1:31'53.973

2.829 201.775   8   Ferrari Ferrari
7 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 63

+22.034

1:31'55.233

1.260 201.729   6   Mercedes Mercedes
8 Spain C. Sainz Jr. Williams 55 63

+22.898

1:31'56.097

0.864 201.697   4   Williams Mercedes
9 France I. Hadjar RB 6 63

+23.586

1:31'56.785

0.688 201.672   2   RB Honda
10 Japan Y. Tsunoda Red Bull Racing 22 63

+26.446

1:31'59.645

2.860 201.567   1   Red Bull Red Bull
11 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 63

+27.250

1:32'00.449

0.804 201.538       Aston Martin Mercedes
12 Germany N. Hulkenberg Sauber 27 63

+30.296

1:32'03.495

3.046 201.427       Sauber Ferrari
13 France P. Gasly Alpine 10 63

+31.424

1:32'04.623

1.128 201.386       Alpine Renault
14 New Zealand L. Lawson RB 30 63

+32.511

1:32'05.710

1.087 201.346       RB Honda
15 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 63

+32.993

1:32'06.192

0.482 201.329       Aston Martin Mercedes
16 Argentina F. Colapinto Alpine 43 63

+33.411

1:32'06.610

0.418 201.313       Alpine Renault
17 United Kingdom O. Bearman Haas F1 Team 87 63

+33.808

1:32'07.007

0.397 201.299       Haas Ferrari
18 Brazil G. Bortoleto Sauber 5 63

+38.572

1:32'11.771

4.764 201.126       Sauber Ferrari
dnf Italy A. Antonelli Mercedes 12 44

+19 Laps

1:01'29.744

19 Laps 210.531     Abandono Mercedes Mercedes
dnf France E. Ocon Haas F1 Team 31 27

+36 Laps

37'42.335

17 Laps 210.568     Abandono Haas Ferrari

F1 AO VIVO: Tudo do GP da Emilia Romagna, em ÍMOLA, com BORTOLETO EM AÇÃO!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Andrei Gobbo
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Por que melhora da Aston Martin é genuína, apesar de estratégia de pneus em Ímola
Próximo artigo F1: Verstappen vence em Emilia Romagna; acompanhe o programa Pódio

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros