F1 - Verstappen e Alonso separados por 0s028: veja as simulações de corrida da Aston Martin e da Red Bull
Confira também informações importantes para a projeção da estratégia das equipes neste fim de semana em Sakhir
Nesta sexta-feira, a Fórmula 1 realizou os dois primeiros treinos livres para o GP do Bahrein, etapa inaugural da temporada 2023. E o grande destaque foi Fernando Alonso, que foi o mais rápido do dia ao liderar a segunda sessão prática com a Aston Martin, surpresa dos testes de Sakhir.
O espanhol superou o holandês Max Verstappen, da Red Bull, por 0s169 e empolgou os fãs da categoria máxima do automobilismo mundial, que agora estão na expectativa por um duelo entre os dois bicampeões da F1.
Alonso manteve os 'pés no chão' ao falar sobre a possibilidade de pole position em entrevistas após os treinos livres no Circuito Internacional do Bahrein, mas o foco não está somente na tomada de tempos que define o grid de largada em Sakhir.
Isso porque o horário em que foi realizado o segundo treino é o mesmo da prova no domingo: às 13h de Brasília, 18h locais. Mas como foram, então, as simulações de corrida de Alonso/Aston Martin e Verstappen/Red Bull. O Motorsport.com mostra através de Andrew Benson, da BBC. Veja abaixo:
Vale lembrar, porém, que os dados acimas se limitam às chamadas simulações de long run somente com os ditos pneus macios. Entretanto, o GP do Bahrein deve ter a utilização de compostos médios. Alternativamente, há a possibilidade de vermos pilotos e equipes usando as gomas mais duras. No tweet abaixo, o repórter Carlos Costa, do Motorsport.com, mostra a estratégia de pits sugerida pela Pirelli, fornecedora oficial de pneus da F1, para o evento de 2022, que tinha os mesmos compostos.
Neste sentido, é importante ponderar que o tempo mais rápido registrado por um piloto calçado com pneus médios nesta sexta foi do mexicano Sergio Pérez, da RBR, e não de Alonso ou Aston. E, de todo modo, não se sabe exatamente com que carga de combustível, para bem ou para mal... Veja:
O que será determinante, porém, é o desgaste dos pneus, macios ou médios, mas tal indicador será algo a se verificar, uma vez que a pré-temporada não deu dados conclusivos sobre o uso dos pneus C2 por parte de Aston e RBR. Veja nas tabelas do TheRace abaixo, com destaque para a segunda:
Sexta-feira | ||||
Início (horário local) | Stint 1 (voltas e tipo de pneu) | Stint 2 | Stint 3 | |
Red Bull | 8.46am | 12 C3 | 15 C2 | 21 C1 |
Alfa Romeo | 2.55pm | 15 C2 | 18 C1 | |
AlphaTauri | 8am | 15 C3 | 18 C1 | 13 C3 |
Williams | 1.45pm | 17 C3 | 18 C1 | 16 C2 |
Ferrari | 2.45pm | 11 C3 | 16 C1 | |
Sábado | ||||
Begins | Stint 1 | Stint 2 | Stint 3 | |
Ferrari | 2.47pm | 14 C3 | 12 C1 | |
Mercedes | 8.58am | 11 C3 | 17 C2 | 13 C1 |
Alfa Romeo | 8.28am | 17 C1 | 13 C2 | 10 C3 |
Haas | 1.15pm | 14 C3 | 11 C2 | 15 C1 |
AlphaTauri | 8.21am | 15 C2 | 18 C1 | 11 C3 |
Williams | 1.50pm | 16 C3 | 15 C1 | |
Haas | 1.15pm | 14 C3 | 11 C2 | 15 C1 |
Sexta-feira | |||||||||
Stint 1 | Stint 2 | Stint 3 | |||||||
C1 | C2 | C3 | C1 | C2 | C3 | C1 | C2 | C3 | |
Red Bull | 1m38.3s | 1m38.5s | 1m37.8s | ||||||
Ferrari | 1m39.3s | 1m37.9s | |||||||
Aston Martin | 1m39.3s | ||||||||
McLaren | 1m39.9s | 1m38.1s | |||||||
Alfa Romeo | 1m40.2s | 1m39.9s | 1m38.1s | ||||||
Alpine | 1m37.9s | ||||||||
AlphaTauri | 1m40.5s | 1m39.2s | 1m38.6s | ||||||
Williams | 1m41.1s | 1m39.3s | 1m38.8s | ||||||
Sábado | |||||||||
Stint 1 | Stint 2 | Stint 3 | |||||||
C1 | C2 | C3 | C1 | C2 | C3 | C1 | C2 | C3 | |
Ferrari | 1m38.7s | 1m37.4s | |||||||
Aston Martin | 1m40.0s | 1m39.5s | 1m38.3s | ||||||
Mercedes | 1m40.2s | 1m39.2s | 1m37.8s | ||||||
Haas | 1m41.1s | 1m39.6s | 1m38.7s | ||||||
Alfa Romeo | 1m39.7s | 1m39.0s | 1m37.3s* | ||||||
Williams | 1m39.6s | 1m38.4s | |||||||
AlphaTauri | 1m41.3s | 1m40.0s | 1m39.1s | ||||||
Alpine | 1m39.4s** |
Conforme alerta o TheRace, a RBR não fez long runs significativos sábado, com a pista mais rápida dos testes, de modo que as estatísticas devem ser analisadas com cautela. Já nesta sexta, não se sabe qual mapeamento Alonso usou, por exemplo. E ele aparentemente teve mais desgaste de pneu.
Por outro lado, ao passo que a equipe de Verstappen não deu muitos dados no último dia da pré-temporada, a Aston parece ter evoluído em relação às atividades da semana passada, já que esteve bem à frente de Ferrari e Mercedes nesta sexta, diferentemente dos ensaios de 23 a 25 de fevereiro.
ALONSO bate Verstappen e LIDERA sexta no BAHREIN, enquanto STROLL e Mercedes SOFREM; F1 em DEBATE!
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