F1: Verstappen lidera TL2 para o GP da Grã-Bretanha focado em simulações de corrida; Hamilton é 8º
Primeira sessão do sábado antecede a estreia da corrida sprint, novidade no formato da F1 para este fim de semana
Antes da primeira corrida sprint da história da Fórmula 1, mais uma chance de acertar os carros. Na manhã deste sábado, foi realizado o segundo e último treino livre para o GP da Grã-Bretanha em Silverstone. E em uma sessão sem maiores problemas, focado nas simulações de corrida, a liderança ficou com Max Verstappen.
Com o novo formato de final de semana devido à introdução das corridas sprint, na sexta foi realizado apenas um treino livre antes da classificação, que definiu o grid de largada da prova de hoje. Com isso, o segundo TL foi repassado para a manhã do sábado, antecedendo a estreia da sprint.
Mesmo com uma liderança com folga no TL1 de Max Verstappen, Lewis Hamilton deu o troco no rival na classificação, garantindo a "pole position" para a corrida sprint deste sábado.
Apesar de ser apenas a segunda sessão de treinos livres do fim de semana, o início foi pouco movimentado, com os pilotos demorando alguns minutos antes de começarem a fazer voltas rápidas.
Após os primeiros 15 minutos, o grid se encontrava bem misturado devido à escolha diferente de pneus para as saídas iniciais e as estratégias distintas de simulação de corrida. Esteban Ocon liderava com 01min31s878, um tempo bem mais alto que os vistos na sexta, seguido de Pérez, Bottas, Mazepin e Russell.
Chegando à metade da sessão, tínhamos um domínio da Honda. Verstappen era o líder com 01min30s428, 0s646 à frente de Pérez com Gasly e Tsunoda nas quatro primeiras posições. Latifi fechava o top 5 enquanto Hamilton e Bottas eram sétimo e oitavo.
A 15 minutos do fim, Verstappen seguia na liderança, e era o único piloto a baixar de 01min30s, com a marca de 01min29s902, mostrando que o foco dessa sessão era, na verdade, as simulações de corrida, em preparação para a sprint deste sábado e o GP do domingo.
Atrás do holandês, vinha a dupla da Ferrari, com Leclerc à frente de Sainz. Ocon e Pérez completavam o top 5, enquanto Hamilton e Bottas eram oitavo e nono, respectivamente.
No final, ninguém mais melhorou o tempo. Com isso, Max Verstappen garantiu a liderança do TL2 com o 01min29s902 feito antes. Charles Leclerc terminou em segundo, a 0s375 do holandês, enquanto Carlos Sainz ficou em terceiro, a 0s605 . Completaram o top 5, Esteban Ocon e Sergio Pérez, a 0s805 e 0s898 do líder do Mundial.
Na sequência, a dupla da McLaren, com Lando Norris à frente de Daniel Ricciardo, enquanto Lewis Hamilton foi o oitavo, a 1s229 de Verstappen, com Valtteri Bottas logo atrás, a 1s278. Pierre Gasly completou o top 10.
A Fórmula 1 volta a Silverstone para a primeira corrida sprint da história da categoria ainda neste sábado. A largada da prova, de 17 voltas de duração, será às 12h30, horário de Brasília, com transmissão pela Band.
E assim que rolar a bandeira quadriculada para a corrida sprint, tem mais uma edição do Q4, que vai analisar tudo sobre a novidade da F1 e projetar a corrida do domingo. O programa terá a participação especial dos jornalistas Bruno Tarulli, do site Campeones e de Lucas Santochi, do Projeto Motor. Não perca!
Cla | # | Piloto | Equipe | Motor | Voltas | Melhor Volta | Diferença | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 33 | Max Verstappen | Red Bull | Honda | 23 | 1'29.902 | ||
2 | 16 | Charles Leclerc | Ferrari | Ferrari | 30 | 1'30.277 | 0.375 | |
3 | 55 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | Ferrari | 29 | 1'30.507 | 0.605 | |
4 | 31 | Esteban Ocon | Alpine | Renault | 31 | 1'30.707 | 0.805 | |
5 | 11 | Sergio Perez | Red Bull | Honda | 27 | 1'30.800 | 0.898 | |
6 | 4 | Lando Norris | McLaren | Mercedes | 24 | 1'31.030 | 1.128 | |
7 | 3 | Daniel Ricciardo | McLaren | Mercedes | 23 | 1'31.034 | 1.132 | |
8 | 44 | Lewis Hamilton | Mercedes | Mercedes | 28 | 1'31.131 | 1.229 | |
9 | 77 | Valtteri Bottas | Mercedes | Mercedes | 27 | 1'31.180 | 1.278 | |
10 | 10 | Pierre Gasly | AlphaTauri | Honda | 31 | 1'31.188 | 1.286 | |
11 | 63 | George Russell | Williams | Mercedes | 24 | 1'31.237 | 1.335 | |
12 | 99 | Antonio Giovinazzi | Alfa Romeo | Ferrari | 29 | 1'31.263 | 1.361 | |
13 | 14 | Fernando Alonso | Alpine | Renault | 27 | 1'31.289 | 1.387 | |
14 | 7 | Kimi Raikkonen | Alfa Romeo | Ferrari | 26 | 1'31.328 | 1.426 | |
15 | 6 | Nicholas Latifi | Williams | Mercedes | 30 | 1'31.337 | 1.435 | |
16 | 22 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri | Honda | 32 | 1'31.404 | 1.502 | |
17 | 5 | Sebastian Vettel | Aston Martin | Mercedes | 34 | 1'31.593 | 1.691 | |
18 | 18 | Lance Stroll | Aston Martin | Mercedes | 31 | 1'32.041 | 2.139 | |
19 | 9 | Nikita Mazepin | Haas | Ferrari | 31 | 1'32.474 | 2.572 | |
20 | 47 | Mick Schumacher | Haas | Ferrari | 28 | 1'34.017 | 4.115 |
F1 AO VIVO: RED BULL x MERCEDES e a classificação para corrida SPRINT em SILVERSTONE | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #119 - TELEMETRIA: Qual é o impacto da 'Sprint' na F1? Rico Penteado responde
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.