Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Fábrica da Renault detona Alpine por fim da operação de motores na F1

"Todos os representantes da fábrica, falando pela voz dos funcionários e a maioria das partes interessadas, lamentam e deploram a decisão de parar os motores de F1 em 2026"

Vista aérea da fábrica da Renault em Viry-Châtillon

Vista aérea da fábrica da Renault em Viry-Châtillon

Foto de: Renault

A decisão do Grupo Renault de encerrar sua operação de motores na Fórmula 1 após a temporada 2025, conforme reportado pelo Motorsport.com nesta segunda-feira, gerou uma reação furiosa da fábrica de unidades de potência para F1 da marca francesa, localizada em Viry-Châtillon, perto da capital, Paris.

O CSE, Comitê Social e Econômico das instalações de Viry, fez uma campanha árdua para tentar persuadir o CEO da Renault, Luca de Meo, a não encerrar a fabricação de unidades de potência para a equipe Alpine na categoria máxima do automobilismo. 

O editor recomenda:

No entanto, as tentativas falharam e escuderia francesa deverá usar força motriz da Mercedes a partir da temporada 2026. O CSE agora expressou suas preocupações sobre a decisão de de Meo e alegou que "essa decisão faz com que a Alpine perca sua história esportiva".

"Todos os representantes da fábrica, falando pela voz dos funcionários e a maioria das partes interessadas, lamentam e deploram a decisão de 'parar' os motores de F1 em 2026", informou o órgão de Viry.

"Soluções de parceria foram rejeitadas, embora pudessem ter possibilitado atingir vários objetivos: manter a atividade de F1, reduzir os custos de desenvolvimento e operação, manter todas as habilidades e a possibilidade de ter um motor já amplamente desenvolvido e promissor para a temporada 2026."

"A história do site de Viry mostra que decisões conflitantes foram frequentemente tomadas e demonstra a importância de manter habilidades altamente qualificadas para o futuro, a fim de deixar a porta aberta para um retorno à F1 quando os regulamentos e o contexto financeiro tornarem mais atraente", diz Viry.

A declaração do CSE também manifesta preocupação que a fábrica de Viry-Châtillon passe de 500 para 334 empregos em 1º de janeiro, além do possível término dos contratos de muitos provedores de serviços -- a instalação perto da capital francesa será responsável pela fabricação de motores do WEC.

Em resumo, o CSE concluiu que "a falta de maturidade dos projetos apresentados e a perda de confiança na gestão representam um grande risco de habilidades críticas deixarem o local de Viry. Apesar da turbulência dos últimos dois meses, Viry continuou a desenvolver o motor [de F1] de 2026 do qual a Alpine está se privando. Esta decisão faz com que a Alpine perca sua história esportiva", argumentou o comunicado.

"Por todas essas razões, os representantes do CSE deram unanimemente uma opinião desfavorável sobre o projeto. Apelamos às autoridades públicas para defender a sustentabilidade do emprego no local de Viry."

Martín CAMPEÃO com VEXAME de Bagnaia/Ducati? Jorge DÁ TROCO em Pecco na Indonésia; Márquez EM CHAMAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Martín, Bagnaia, Márquez: Tudo sobre o GP da Indonésia e a final do Mundial de Motocross

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Steiner: Vaga de Sainz na Williams já está sendo ameaçada por Colapinto
Próximo artigo F1: Leclerc afirma que Ferrari deve ser realista sobre campeonato

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros