F1: Aceleração de Verstappen causou falha no turbo do motor Honda
Novidades da Red Bull propiciaram mais velocidade ao holandês nas curvas, mas aceleradas confundiram programação do motor
O motor Honda da Red Bull de Max Verstappen teve um ‘retardo’ no turbo durante a classificação para o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 (relembre o resultado da corrida em galeria no fim desta matéria). Segundo o holandês, ele estava próximo da pole em Silverstone, mas a falha o tirou da briga pelo topo do grid.
E a razão para o problema é até engraçada e irônica: foi por causa das acelerações do piloto nas curvas do circuito inglês, o que acabou ‘enganando’ a programação da unidade de potência japonesa.
Leia também:
O defeito fez com que Verstappen perdesse potência nas saídas de curva, o que obviamente tirou alguns décimos do holandês na sessão classificatória. O que ele não sabia era o motivo pelo qual o ‘lag’ estava acontecendo. Com a evolução da Red Bull, o piloto pode acelerar mais rápido nas curvas. Entretanto, a mudança de padrão confundiu a programação da unidade de potência, o que acabou causando o retardo.
O chefe da equipe, Christian Horner, explicou: “Foi apenas a velocidade com que Max pisou no acelerador. É algo que não foi visto antes. Então é uma coisa que pode ser arrumada no dinamômetro. Eu acredito que é uma coisa da Honda, mas eles parecem estar bastante confiantes sobre isso”.
O diretor técnico da Honda F1, Toyoharu Tanabe, disse que a empresa está analisando a questão para que não haja problemas no GP da Alemanha: "Tivemos uma conversa com Max. É algo importante em termos de desempenho e do lado da engenharia. Não é um problema que causa uma falha. É um tipo diferente de problema. Nosso entendimento é de que é um grande problema”.
GALERIA: Resultado do GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
Take our 5 minute survey.- The Motorsport.com Team
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
F1: "Estava me borrando de medo de andar ao lado de Verstappen", admite Bearman sobre disputa no GP do México
F1 - Marko revela que Red Bull não acreditava em pódio de Verstappen no México: "Ninguém quis apostar comigo"
F1: Russell detalha cláusula contratual que pode protegê-lo da ameaça de Verstappen
F1: Red Bull nega que 'ressurgimento' de 2025 prejudicará chances da equipe em 2026
F1: Red Bull adia decisão sobre futuro companheiro de Verstappen
ANÁLISE F1: O que está por trás das dificuldades da Red Bull e de Verstappen no GP do México?
Últimas notícias
F-E: Di Grassi é 14º e Drugovich 16º na segunda sessão de testes da terça-feira; Ticktum lidera
MotoGP: V4 da Yamaha continua com problemas de Misano, mas há 'direcionamento' para soluções
WRC: Rovanpera faz primeiro teste na F2 antes de transição para monopostos
Herta competirá em algumas etapas da IMSA pela Cadillac em 2026; veja quais
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.