Ferrari: "Era a melhor estratégia para a dobradinha, fim da história"
Mattia Binotto apoiou a decisão da equipe italiana de chamar Vettel aos boxes antes de Leclerc, que liderava em Singapura
O GP de Singapura foi a primeira dobradinha da Ferrari desde a Hungria em 2017. Mas nem todos sorriram quando cruzaram a linha de chegada. Charles Leclerc parabenizou Vettel, vencedor pela quinta vez no evento asiático, mas seu rosto mostrou seu descontentamento.
O Monegasco liderou durante as primeiras 21 voltas, antes do início das paradas para troca de pneus. A Ferrari decidiu Vettel uma volta antes para tentar arrancar o segundo lugar de Lewis Hamilton e se proteger do ataque de Max Verstappen.
O alemão completou uma volta de saída dos boxes cinematográfica e, quando Leclerc parou na volta seguinte, voltou logo atrás de seu companheiro de equipe. O monegasco mostrou seu descontentamento no rádio e depois de terminar a corrida, mas a Ferrari revelou que era a única maneira de selar a dpbradinha.
“Acho que foi a melhor estratégia para conseguir a dobradinha, fim da história. Tivemos que parar Sebastian antes, porque Verstappen estava pronto para fazê-lo e tivemos que proteger essa posição ", disse Mattia Binotto, chefe da Ferrari, no final da corrida.
"Foi a melhor oportunidade para ultrapassar Hamilton. Sabíamos que pararíamos Leclerc nas próximas voltas e estávamos prontos. Foi a decisão certa. Acho que Vettel pilotou muito rápido, muito bem na primeira volta. Faz parte das corridas e mereceu a vitória", completou.
Perguntado se ele estava consciente do mal-estar que causaria em Leclerc, Binotto foi claro em sua resposta: "Entendo que é frustrante, mas quando entender todo o cenário, tudo o que aconteceu, entenderá rapidamente que foi a decisão certa".
Vettel não sabia o que é vencer desde o GP da Bélgica de 2018 e o triunfo em Singapura, além de colocá-lo como piloto que venceu mais vezes na pista asiática, representa uma bomba de oxigênio após as duas vitórias consecutivas de Leclerc e seu fracasso em Monza.
"Seb sempre foi muito calmo e positivo, ele estava procurando a primeira vitória que lhe daria um impulso, mas não acho que seja um ponto de virada. Em Monza ele pilotava muito bem, tinha ritmo, apesar do erro, e também em Spa. Seu ritmo era o certo, era uma questão de estratégia. A vitória é muito importante para ele e, assim, ele mostrou a todos que ainda pode fazer isso", comentou Binotto.
"Perdemos oportunidades na primeira metade da temporada, poderíamos ter conseguido mais e talvez agora estamos conseguindo mais do que esperávamos. Mas o carro está funcionando bem e estamos muito felizes com essas três vitórias e essa dobradinha ainda mais", concluiu.
Veja como terminou o GP de Singapura de Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.