Últimas notícias

Ferrari pode abandonar desenvolvimento de carro de 2020 cedo se diferença de performance for grande

Time afirmou que pode mudar o foco para o carro de 2021 se déficit para principais rivais do grid for alto desde o início da temporada

Charles Leclerc, Ferrari SF1000

A pré-temporada da Fórmula 1 em Barcelona deixou um gosto amargo na Ferrari. Liderando apenas um dos seis dias de testes e com os melhores tempos a pelo menos meio segundo da volta de Bottas, Mattia Binotto, chefe da equipe, chegou inclusive a afirmar que o carro da equipe italiana estava mais lento que os de seus concorrentes.

Para reduzir essa diferença, a Ferrari admitiu que está tendo que trabalhar na performance do motor e no pacote aerodinâmico, para introduzi-lo o mais rápido possível.

Leia também:

Esse esforço extra para recuperar terreno perdido vem em um momento complicado para todas as equipes, que tem que dividir suas atenções entre uma temporada de 2020 que ainda nem começou e no desenvolvimento do carro de 2021. Para Binotto, o foco no momento está em 2020, mas deu a entender que a equipe pode desistir do desenvolvimento do carro desse ano se a situação não melhorar após algumas provas.

"O quanto o desenvolvimento de 2021 pode afetar o projeto de 2021? Isso é certamente uma boa pergunta", disse ele. "Acho que precisamos encontrar um balanço. Acho que ainda estamos muito no início do ano, então ainda não podemos comprometer a temporada inteira".

"Então, no início da temporada, podemos continuar focados em 2020 o máximo possível, porque é o momento para nós entendermos o carro e suas fraquezas. E, com sorte, são coisas que podem ser solucionadas o mais rápido possível".

"Se, depois de algumas corridas, eu ver que a distância ainda é muito grande, então talvez teremos que fazer alguns ajustes no foco. Mas ainda é o começo. Foram apenas alguns dias de testes. Acho que há coisas que podemos resolver no carro, com sorte, logo. Então, no momento, nosso planejamento de 2020/2021 continua como está".

A Mercedes, principal rival da Ferrari, acredita que as equipes precisam ser cautelosas e não mudar seu foco para 2021 tarde demais, porque isso pode resultar em uma péssima performance no próximo ano.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse: "Há uma mudança enorme de regulamento para 2021, então balancear os recursos será crucial em termos de performance no carro de 2021. Obviamente, o aprendizado e desenvolvimento e muito maior no início. Então se você erra o momento e entra com meses de atraso, pode estar meio segundo atrás. Para nós, é um desafio que nós abraçamos no passado, nas últimas duas mudanças, e nós amamos essa".

Ferrari sofreu na pré-temporada

O time de Maranello mudou o conceito de seu carro para 2020, buscando mais equilíbrio entre curvas e retas, mas o efeito não foi positivo. O Motorsport.com explica esse e outros assuntos dos testes de Barcelona no vídeo abaixo. Confira:

GALERIA: Veja imagens da pré-temporada da Ferrari em Barcelona

Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000, passes a stand showing banners in support of Max Verstappen, Red Bull Racing
Sebastian Vettel, Ferrari, stops in his pit
The father, Norbert, and brother, Fabian, of Sebastien Vettel, Ferrari
The father, Norbert, and brother, Fabian, of Sebastien Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
An engineer makes an adjustment to Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Ferrari engineers work on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Ferrari SF1000 front wing
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Suspension detail on Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Ferrari SF1000 floor
Ferrari SF1000 fronst suspension
Ferrari SF1000 front wing
The engine in Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
The exhaust in Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Wheel and brake duct detail of Sebastian Vettel's Ferrari SF1000
Ferrari SF1000 brake
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Sebastian Vettel, Ferrari SF1000 spins out
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000 alongside Daniel Ricciardo, Renault F1 Team R.S.20
Ferrari SF1000 front suspension
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, leads Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Valtteri Bottas, Mercedes F1 W11, leads Charles Leclerc, Ferrari SF1000
Charles Leclerc, Ferrari SF1000
50
In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Scuderia Ferrari
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Organização garante realização do GP da Austrália de F1 apesar de epidemia do coronavírus
Próximo artigo GALERIA: Como o coronavírus está afetando o esporte a motor pelo mundo

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros