FIA: Espelhos da Mercedes cumprem regulamento
A FIA está satisfeita com o desenho dos novos espelhos retrovisores que a Mercedes levou ao GP da Áustria, apesar de causarem controvérsia
Análise técnica de Giorgio Piola
Análise técnica de Giorgio Piola
Como parte de uma grande atualização para o GP da Áustria, a Mercedes introduziu mudanças em sua carenagem para ajudar a proteger a borda externa dos espelhos retrovisores do W09.
O uso desses meios causou alguma controvérsia, porque a Ferrari foi obrigada a remover suportes extras que foram instalados em seus espelhos no halo no GP da Espanha porque a FIA suspeitou que a peça oferecia vantagem aerodinâmica.
Como pode ser visto na imagem abaixo, que compara o Mercedes da Áustria com a sua versão anterior, o apoio não era necessário antes.
Os suportes apareceram repentinamente, o que fez com que todos os rivais suspeitassem que essas placas não fossem necessárias por razões estruturais, mas que seu principal objetivo era direcionar melhor o fluxo de ar para melhorar o desempenho aerodinâmico.
O diretor de corridas da F1, Charlie Whiting, foi informado das preocupações no Red Bull Ring, mas ficou satisfeito e deixou claro que a Mercedes não fez nada de errado.
"Estamos felizes com eles porque cumprem precisamente com a diretiva técnica que foi enviada. A peça adicional está debaixo do espelho, então eu não vejo nenhum problema ali. Se você olhar para a Force India e Red Bull, eles têm algo similar."
A referência de Whiting à diretiva técnica se refere a uma nota que Nikolas Tombazis, da FIA, enviou às equipes após o GP da Espanha para esclarecer a posição da organização internacional sobre o que é e o que não é permitido fazer.
Nele, Tombazis disse: "Apesar de aceitar que as equipes desenharam legitimamente os retrovisores, carcaças e suportes para minimizar qualquer efeito aerodinâmico negativo que podem causar, acreditamos que qualquer benefício aerodinâmico deve ser anedótica ou, pelo menos, mínimo."
Enquanto a presença de um benefício “anedótico” está aberta para interpretação, é importante notar que Tombazis deixou claro que qualquer suporte deve ser "montado na superfície abaixo e/ou no interior da carcaça do espelho".
Isso é exatamente o que a Mercedes e algumas equipes fizeram, como mostra a imagem do Red Bull abaixo.
Abaixo, a imagem da Force India também mostra como os suportes estão dentro e abaixo dos espelhos.
Reportagem adicional de Adam Cooper
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.