Fotos revelam como asa de Ricciardo cedeu na França
A escalada dos problemas de Daniel Ricciardo no GP da França ficou clara em fotos que mostram como sua asa dianteira foi progressivamente sendo danificada durante a corrida.
O australiano parecia preparado para atacar seu companheiro de equipe da Red Bull, Max Verstappen, pelo segundo lugar nas fases iniciais da prova depois de passar por Carlos Sainz, em terceiro, e se aproximar do holandês durante o primeiro stint.
Mas suas esperanças evaporaram graças a uma asa dianteira danificada. A equipe não teve certeza de qual era a causa.
O resultado para Ricciardo foi ver sua Red Bull saindo excessivamente de frente, o que o fez não conseguir segurar Kimi Raikkonen em sua recuperação pelo terceiro lugar.
Confira os estágios que mostram como a situação de Ricciardo piorou progressivamente na corrida de Paul Ricard.
Início da corrida
Fotos de Ricciardo passando por Sainz (acima) mostram que sua asa dianteira está em perfeitas condições, por isso não sofreu nenhum dano no incidente da primeira volta.
A primeira vez que Ricciardo percebeu que havia algo errado com seu carro foi em seu pitstop na 29ª volta, quando sua equipe entendeu que havia um problema.
Alerta no Pitstop
Como mostra a imagem abaixo, dois elementos superiores do lado esquerdo da asa dianteira (do lado direito da imagem) já não estão presentes enquanto o carro está sendo atendido nos boxes.
Enquanto o dano é amplamente obscurecido pela perna esquerda de um mecânico na próxima foto, tirada pouco antes, outro mecânico parece estar apontando para a área problemática.
A equipe suspeita que as peças tenham saído duas voltas antes da parada, embora não esteja claro se isso foi causado por um problema de detritos ou se tudo se soltou e caiu sozinho.
O ritmo de Ricciardo começou a diminuir, e ele se viu incapaz de acompanhar Verstappen.
Quebra da segunda parte
Então as coisas ficaram piores quando os mesmos dois elementos superiores do lado direito da asa dianteira saíram em sua segunda passagem.
Como mostra a foto acima, ambos os lados da asa dianteira sofreram danos e não apresentam seus elementos superiores.
A situação foi especialmente difícil para Ricciardo, porque ele havia optado por uma asa traseira de downforce maior, o que significava que ele já estava com problemas para equilibrar as configurações da asa dianteira para garantir que ele não sofresse com saídas de frente.
Então, ter perdido os componentes-chave tornou as coisas ainda piores para ele, e ficou claro que ele não conseguiria manter seu lugar no pódio.
Falando depois, Ricciardo disse: "Tivemos muito menos downforce e saímos muito de frente, então Kimi sempre nos pegaria com este ritmo. Nós estávamos com o carro danificado logo antes do primeiro pitstop".
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.