GM se aproxima de entrar na F1 em 2026 após saída da Andretti

As conversas estão avançando entre a categoria e a General Motors sobre uma entrada como a 11ª equipe

General Motors Fórmula 1

A tentativa da General Motors de entrar na Fórmula 1 ganhou novo impulso, com as conversas entre a série e a fabricante sendo reportadas em um estágio avançado sobre uma entrada em 2026 como uma 11ª equipe no grid.

A GM tem uma parceria com a Andretti Global, já que a potência do automobilismo americano vem batendo à porta da F1 há algum tempo.

Leia também:

A proposta da organização para entrar na categoria a partir de 2026 foi originalmente aceita pela FIA, mas rejeitada pela própria F1 por motivos comerciais. Em sua justificativa para a rejeição, a organização considerou que a Andretti não seria capaz de ser competitiva a médio prazo e, portanto, não traria valor suficiente para a categoria.

A família Andretti não aceitou um "não" como resposta, e sua campanha agressiva parece ter desagradado à direção da F1. No entanto, conforme relatado pela Associated Press, a recente saída de Michael Andretti do comando de sua equipe homônima parece ter dado à possível proposta da organização a chance de começar do zero.

Em setembro, o CEO entregou as rédeas da Andretti Global ao proprietário majoritário Dan Towriss, CEO do Group 1001, que se associou a Andretti pela primeira vez por meio do patrocínio da subsidiária do grupo, a Gainbridge.

Towriss foi visto no paddock do GP de Las Vegas na quinta-feira, e o Motorsport.com pode confirmar que houve conversas para explorar a possibilidade de uma entrada do grupo e da GM.

Michael Andretti, Owner Andretti Global with Mike Krack, Aston Martin F1 Team Principal

Michael Andretti, proprietário da Andretti Global, com Mike Krack, diretor da equipe de F1 da Aston Martin

Foto de: Erik Junius

A F1 inicialmente deixou a porta aberta para que a Andretti tentasse se candidatar novamente a uma vaga no grid em 2028, quando a GM estaria pronta para fornecer motores de fábrica.

Mas fontes apontaram que as conversas atuais poderiam levar a uma equipe apoiada pela GM a entrar no grid já em 2026, possivelmente sob o nome Cadillac, que foi inicialmente ligado à oferta da Andretti.

Apesar da rejeição da F1, a Andretti Global continuou a desenvolver seu programa de F1 em sua fábrica de Silverstone, onde a equipe estava contratando vários funcionários, incluindo o ex-astro Pat Symonds.

Se a equipe da GM quiser entrar na série em 2026, provavelmente terá que assumir o projeto existente em Silverstone por causa dos curtos prazos envolvidos, com a Andretti já tendo executado um modelo no túnel de vento da Toyota.

A GM também não estará pronta para fornecer motores de fábrica antes de 2028, portanto, se aceita, a equipe teria que fazer um acordo para se tornar uma equipe-cliente nas duas primeiras temporadas. Suas opções mais prováveis são Ferrari e Honda, já que a Renault, antiga parceira de motores da Andretti, abandonou seu projeto de unidade de potência para 2026.

Especulou-se que a GM assumiria a propriedade intelectual do motor de 2026 da Renault, mas agora espera-se que a fabricante norte-americana desenvolva e construa seus próprios motores.

Na coletiva de imprensa de quinta-feira, o chefe de equipe da Mercedes, Toto Wolff, disse que a GM seria bem-vinda na série, mas ressaltou que as 10 equipes existentes não têm voz sobre o assunto.

"Se uma equipe puder contribuir para o campeonato, especialmente se a GM decidir entrar como proprietária de equipe, a história é outra", disse Wolff. "E, desde que seja criativo, o que significa que estamos aumentando a popularidade do esporte, estamos aumentando a receita do esporte, então nenhuma equipe será contra isso~.

"Ninguém da Andretti ou da Andretti Global, ou qualquer que seja o nome, jamais me disse uma única frase em uma apresentação sobre o que é a parte criativa. Mas eles não precisam falar, porque as equipes não decidem. É o detentor dos direitos comerciais, com a FIA, e nós não temos voz."

Quando contatada pelo Motorsport.com, a F1 se recusou a comentar o assunto.

O proprietário da F1, a Liberty Media, está atualmente enfrentando uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre a rejeição da Andretti, por motivos de anticoncorrência.

HAMILTON RENASCE e lidera 6ª, com Norris 2º e Max só 17º em Vegas; veja:

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastidores do 'fico' da F1 na Band e chances de Verstappen tetra em Vegas

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Red Bull se vê 'emperrada' por asa traseira errada em Las Vegas; Verstappen foi só 17º na sexta-feira
Próximo artigo F1: Mercedes não consegue explicar ritmo após liderar TLs do GP de Las Vegas

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil