F1: Bicampeão! Verstappen vence GP caótico marcado por chuva e polêmica que remonta a Bianchi, sendo bi com punição a Leclerc
Veja como foi a corrida na Ásia

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o caótico GP do Japão de Fórmula 1 disputado sob chuva na madrugada deste domingo em Suzuka. E o piloto conquistou o título da temporada 2022.
O segundo colocado na pista foi Charles Leclerc, mas o monegasco da Ferrari foi punido por 'cortar caminho' nos estágios finais da sessão quando duelava com o companheiro de Max, Sergio Pérez. O mexicano, então, foi segundo e o piloto de Mônaco completou o pódio no circuito da Honda. Assim, após a penalidade anunciada minutos depois da bandeira quadriculada, Verstappen faturou seu bicampeonato mundial na F1.
A corrida foi marcada por um incidente polêmico (links acima) com Pierre Gasly: quando a prova foi interrompida após a largada e depois de um acidente do espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, o francês da AlphaTauri passou por dois tratores, o que remontou à morte de seu compatriota Jules Bianchi.
A corrida
Conforme esperado de acordo com a previsão do tempo, o domingo foi de chuva em Suzuka, com Sainz se acidentando logo após a largada nipônica. Em função disso e das condições climáticas no Japão, a direção de prova interrompeu a disputa com a bandeira vermelha.
Depois de uma longa pausa, a corrida foi retomada com largada lançada e Verstappen manteve sua liderança após os pilotos trocarem pneus, saindo dos compostos de chuva extrema para os intermediários.
Neste cenário, o holandês dominou até a vitória. O francês Esteban Ocon, da Alpine, foi o quarto, à frente do britânico Lewis Hamilton, da Mercedes. O alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi o sexto, superando o espanhol Fernando Alonso, da Alpine, e o britânico George Russell, da Mercedes.
Cla | # | Piloto | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | Pits | Abandono | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Red Bull | Red Bull | 28 | - | 2 | 13 | ||||
2 | 11 | Red Bull | Red Bull | 28 | 27.066 | 27.066 | 27.066 | 2 | 9 | ||
3 | 16 | Ferrari | Ferrari | 28 | 31.763 | 31.763 | 4.697 | 2 | 8 | ||
4 | 31 | Alpine | Renault | 28 | 39.685 | 39.685 | 7.922 | 2 | 6 | ||
5 | 44 | Mercedes | Mercedes | 28 | 40.326 | 40.326 | 0.641 | 2 | 5 | ||
6 | 5 | Aston Martin | Mercedes | 28 | 46.358 | 46.358 | 6.032 | 2 | 4 | ||
7 | 14 | Alpine | Renault | 28 | 46.369 | 46.369 | 0.011 | 3 | 3 | ||
8 | 63 | Mercedes | Mercedes | 28 | 47.661 | 47.661 | 1.292 | 2 | 2 | ||
9 | 6 | Williams | Mercedes | 28 | 1'10.143 | 1'10.143 | 22.482 | 2 | 1 | ||
10 | 4 | McLaren | Mercedes | 28 | 1'10.782 | 1'10.782 | 0.639 | 2 | 1 | ||
11 | 3 | McLaren | Mercedes | 28 | 1'12.877 | 1'12.877 | 2.095 | 2 | |||
12 | 18 | Aston Martin | Mercedes | 28 | 1'13.904 | 1'13.904 | 1.027 | 3 | |||
13 | 22 | AlphaTauri | Red Bull | 28 | 1'15.599 | 1'15.599 | 1.695 | 3 | |||
14 | 20 | Haas | Ferrari | 28 | 1'26.016 | 1'26.016 | 10.417 | 2 | |||
15 | 77 | Alfa Romeo | Ferrari | 28 | 1'26.496 | 1'26.496 | 0.480 | 2 | |||
16 | 24 | Alfa Romeo | Ferrari | 28 | 1'27.043 | 1'27.043 | 0.547 | 3 | |||
17 | 10 | AlphaTauri | Red Bull | 28 | 1'28.091 | 1'28.091 | 1.048 | 4 | |||
18 | 47 | Haas | Ferrari | 28 | 1'32.523 | 1'32.523 | 4.432 | 2 | |||
23 | Williams | Mercedes | 0 | Caixa de câmbio | |||||||
55 | Ferrari | Ferrari | 0 | Rodou |
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura durante nossos programas. Não perca!
Podcast Motorsport.com debate se GPs de rua têm de ser revistas na F1 após Singapura
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.