GP da Hungria de 2023 repete feito de etapa histórica no Brasil e iguala recorde da F1; entenda
Principal categoria do automobilismo mundial volta a repetir a história 20 anos depois
O GP da Hungria de 2023 vai entrar para a história da Fórmula 1. E não, não estamos falando da pole de Lewis Hamilton, que bateu Max Verstappen por apenas três milésimos de segundo, encerrando um jejum de 594 dias que durava desde o GP da Arábia Saudita de 2021.
A classificação deste sábado (22) trouxe algumas surpresas, como as eliminações precoces de George Russell e Carlos Sainz, e o resultado final já entrou para o livro de recordes da categoria. Com apenas 0s577 separando os dez primeiros colocados, o GP da Hungria de 2023 repete o GP do Brasil de 2003 como a classificação com o top 10 mais apertado da história da F1.
Enquanto Hamilton garantiu a pole position com um tempo de 01min16s609, Nico Hulkenberg completou a lista de pilotos que disputaram o Q3 neste sábado com uma marca de 01min17s186, totalizando a diferença de 0s577.
Na etapa de Interlagos, realizada em abril de 2003, o sistema de classificação era bem diferente em relação ao que temos hoje. Vendo a importância da última volta em um quali, o então chefão da F1, Bernie Ecclestone, introduziu para aquele ano um sistema de voltas lançadas, com apenas uma chance para cada piloto.
Na ocasião, Rubens Barrichello garantiu a pole em Interlagos, sendo o primeiro piloto brasileiro a largar na primeira posição em casa desde Ayrton Senna em 1994. Correndo pela Ferrari, Barrichello marcou um tempo de 01min13s807, apenas 0s011 à frente de David Coulthard, com a McLaren, em segundo.
O então tetracampeão Michael Schumacher foi apenas o sétimo, a 0s323 do companheiro de Ferrari. Fechando o top 10, Fernando Alonso marcou um tempo de 01min14s384, ficando a exatos 0s577 de Barrichello.
O GP do Brasil de 2003 foi marcado pela forte chuva e uma série de acidentes que forçaram o encerramento precoce da corrida e uma confusão no resultado final. Enquanto Kimi Raikkonen foi dado como o vencedor, uma retificação foi anunciada dias depois devido a um protesto da equipe Jordan, declarando Giancarlo Fisichella como o real vencedor, marcando o último triunfo do time irlandês na F1.
Como demissão de De Vries IMPACTA DRUGOVICH? Veja por que Nyck pode ser PEDRA NO SAPATO de Drugo
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #239 – O que esperar de Ricciardo em retorno à F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.