Recomendado para você

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Ducati confirma ausência de Marc Márquez nos GPs da Austrália e da Malásia
Conteúdo especial

Há 14 anos, Alonso conquistava 1º título: veja como espanhol passou de sensação da F1 a 'desempregado'

Campeão em 2005, piloto prometia arrebatar recordes, mas fez escolhas erradas e não tem mais espaço na categoria

2005 World Champion Fernando Alonso celebrates with Renault F1 team members

Nesta quarta-feira, Fernando Alonso comemora 14 anos de seu primeiro título na Fórmula 1. No dia 24 de setembro de 2005, o espanhol chegava em terceiro no GP do Brasil e se tornava o piloto mais jovem da história a levantar a taça de campeão da elite do automobilismo mundial.

Na temporada seguinte, o 'Príncipe das Astúrias' conquistaria seu segundo campeonato com a Renault, batendo Michael Schumacher, da Ferrari, e prometia quebrar todos os recordes da categoria mais prestigiada do esporte a motor.

Leia também:

Naquela época, Alonso era o mais jovem vencedor e pole da história da F1 ('títulos' conquistados, respectivamente, no GP da Hungria e no GP da Malásia de 2003, no qual ele também se tornou o mais novo piloto da categoria a terminar no pódio, com 21 anos e 237 dias). 

No começo de 2007, quando se transferiu para a McLaren, o espanhol já tinha 15 vitórias, 15 poles e dois títulos. Já Schumacher, o homem a ser batido, aposentara-se com 91 vitórias, 68 poles e sete títulos. Claro que Alonso ainda estava distante do alemão, mas o asturiano tinha apenas 26 anos e muito chão pela frente.

Esperava-se, portanto, que Alonso fosse o homem a ameaçar os recordes do heptacampeão nos anos seguintes. O que se viu, porém, foi uma série de polêmicas que fizeram com que o espanhol fosse ofuscado por jovens valores e se tornasse um 'piloto problema' na F1.

Atualmente, o bicampeão está sem espaço na categoria e tem seu futuro indefinido no esporte a motor. Por enquanto, apenas o Rally Dakar 2020 está em sua agenda. Abaixo, o Motorsport.com aponta os motivos pelos quais Alonso passou de sensação da F1 a 'desempregado':

Confusões na McLaren

Lewis Hamilton e Fernando Alonso tiveram relação conturbada na McLaren em 2007
Pole Alonso, Hamilton e Nick Heidfeld após classificação para GP da Hungria. No treino, Alonso atrasou Hamilton nos boxes, o que custou punição de cinco posições ao bicampeão
Alonso comemora pole sob o olhar do então chefe da equipe, Ron Dennis
Piloto acabou punido por mais um episódio polêmico com Hamilton
No fim do ano, a dupla terminou empatada e Alonso deixou a equipe. Kimi Raikkonen foi o campeão com a Ferrari, um ponto à frente dos pilotos da McLaren
5

Depois do bi com a Renault, Alonso foi para a McLaren, que tinha um bom projeto e prometia títulos. Entretanto, a relação do espanhol com a equipe e o novato britânico Lewis Hamilton foi complicada. O episódio mais marcante foi quando o asturiano bloqueou o atual pentacampeão em pit stop no treino classificatório na Hungria. Como se não bastasse, ainda houve o escândalo de espionagem sobre a Ferrari, o que maculou de vez a primeira passagem de Alonso na McLaren.

Volta para a Renault

Fernando Alonso comemora primeira vitória no retorno à Renault, no GP de Singapura
Fernando Alonso em sua volta à Renault
Fernando Alonso
Alonso também venceu no Japão, com Robert Kubica, BMW-Sauber, em segundo, e Kimi Raikkonen, Ferrari, em terceiro
Timo Glock, Toyota, Lewis Hamilton, McLaren, Fernando Alonso, Renault, após o GP de Singapura, único com pódio para o espanhol em 2009
5

Explosivo, Alonso não quis saber de concorrência interna, brigou com a McLaren e voltou para a Renault. A medida se mostrou um erro do espanhol, tendo em vista que Hamilton foi campeão em 2008. Se o asturiano não fosse tão complicado no trato interpessoal, poderia ter se mantido na escuderia britânica para buscar seu terceiro título naquela temporada. O que se viu, porém, foi um período de dificuldades para o piloto na Renault em 2008 e 2009.

Polêmicas na Ferrari

Na primeira corrida pela Ferrari, Alonso venceu no Bahrein, com Felipe Massa em segundo e Hamilton em terceiro
Em 2011, temporada ruim da Ferrari, Alonso venceu apenas na Inglaterra, à frente de Sebastian Vettel e Mark Webber, da RBR
Em 2012, Alonso venceu três vezes; a primeira foi na Malásia, à frente de Sergio Pérez, da Sauber, e Hamilton
Em 2013, Alonso venceu apenas uma vez, na China, à frente de Kimi Raikkonen, da Lotus, e Hamilton, já na Mercedes
Em 2014, único pódio foi no GP da China, atrás de Nico Rosberg e Hamilton, da Mercedes
5

Alonso foi para a Ferrari em 2010 e deu pinta de que poderia conquistar seu terceiro título com a escuderia italiana. Na primeira temporada, o carro até era competitivo e Alonso brigou pelo título até o final. Em 2011, porém, o monoposto era fraco. No ano de 2012, houve uma retomada, muito por conta do espanhol, que arrastou o campeonato até o fim. Depois, o asturiano não teve como brigar com o alemão Sebastian Vettel, que conquistou o tetra. Resultado: Alonso deixou a Ferrari brigado.

Ida frustrada para a McLaren

Fernando Alonso, McLaren MP4-30, 2015
Fernando Alonso, McLaren MP4-31, 2016
Fernando Alonso, McLaren MCL32, 2017
Fernando Alonso, McLaren MCL33, 2018
Fernando Alonso, McLaren MCL34, 2019, em teste de pneus
5

Depois do fracasso na Ferrari, Alonso, aos 34 anos, apostou na nova parceria da McLaren com a Honda e voltou para a equipe britânica no retorno da montadora japonesa à F1. Entretanto, o motor nipônico esteve aquém dos concorrentes e o espanhol viveu sua pior fase na categoria. A cartada do bicampeão foi por água abaixo e sua carreira do asturiano já se encaminhava para a parte final. Enquanto isso, a Ferrari se recuperou com Vettel, que se postulou a concorrente ao título.

Brigas com a Honda

Fernando Alonso, McLaren no pit wall com Andrea Stella
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
Fernando Alonso, McLaren MP4-30
5

Em meio à draga na McLaren, Alonso perdeu a paciência. E o alvo foi a Honda, tida como a responsável pela má fase da equipe britânica. E o ápice da tensão entre o espanhol e a montadora foi no GP do Japão de 2015, justamente na casa da empresa. Ao ser ultrapassado, o bicampeão reclamou da unidade de potência nipônica, chamando-a de "motor de GP2", fazendo menção à categoria de acesso à F1. Deste em momento em diante, a relação azedou completamente e a McLaren mudou para motores Renault em 2018. Já Alonso perdeu espaço na F1.

Artigo anterior Chefe da Mercedes não fecha portas a Vandoorne e de Vries: “Nunca diga nunca”
Próximo artigo McLaren considera "mudanças conceituais" para carro de 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros