Últimas notícias

Hamilton: precisei de “momentos especiais” para levar título

Recém-coroado pentacampeão da F1, Lewis Hamilton afirmou que foram necessários “momentos especiais” e “voltas especiais” para superar o desafio de Sebastian Vettel e da Ferrari nesta temporada.

Title rival Sebastian Vettel, Ferrari, offers his congratulations to drivers championship winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1

Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images

Hamilton igualou o número de títulos de Juan Manuel Fangio ao garantir a taça de 2018 no México.

O piloto da Mercedes ampliou sua vantagem sobre Vettel nas últimas provas, tendo ficado emparelhado com o alemão na primeira metade da temporada.

“Durante o ano houve vários momentos de provação para nós”, disse Hamilton, quando questionado pelo Motorsport.com sobre superar Vettel e a Ferrari.

“Até mesmo nos fins de semana em que não tínhamos o conjunto e estávamos em desvantagem, saímos com vitórias mesmo que não fôssemos os mais rápidos.”

“Foram necessárias voltas especiais, momentos especiais no carro, e honestamente eu poderia reviver estes momentos o tempo inteiro.”

“Algumas das experiências que tive no carro foram realmente mágicas.”

Hamilton conseguiu salvar vitórias, ou pelo menos resultados fortes, a partir de situações difíceis nesta temporada.

Ele se recuperou até o segundo lugar depois de ser tocado por Kimi Raikkonen na largada do GP da Grã-Bretanha, tirou vantagem da chuva para vencer largando de 14º (enquanto que Vettel abandonou na liderança) e teve voltas sensacionais de classificação na Hungria e em Singapura para vencer em duas pistas que eram consideradas problemáticas para a Mercedes.

Hamilton também disse que sua equipe “impecável” merecia crédito por possibilitar todas essas performances.

“Sinto que posso guiar tudo e sinto que posso levar o carro a lugares que ninguém mais consegue”, disse.

“Mas, para fazer isso, é preciso ter o carro no lugar certo, então isso significa que, no fim, você precisa trabalhar com a equipe para ajudar a liberar o que é ótimo dentro deles para também liberar a grandeza dentro de você.”

Hamilton classificou sua recuperação em Silverstone como fundamental para impulsionar sua confiança, mas também valorizou a vitória na Alemanha e novamente na Itália.

Ele também disse que a vitória na Hungria, onde a Ferrari vinha mais rápida, foi “mais um golpe de confiança à outra equipe”.

Isso fez com que Hamilton, apesar da oposição forte da Ferrari e de Vettel, já havia igualado suas nove vitórias do ano passado e possui mais pódios, sendo que ainda há duas corridas pela frente.

Ele disse: “Acho que tive um grande ano na temporada passada e pensava comigo mesmo: ‘Como eu posso elevar o patamar? Como posso tirar ainda mais de mim mesmo?’”

“Não há fórmula secreta, mas, de alguma forma, consegui encontrar este equilíbrio e o ritmo. Tive algumas das melhores corridas da minha carreira.”

Homenagem ao avô

Hamilton usou suas comemorações no México para prestar uma homenagem ao seu avô, que faleceu antes do fim de semana.

Após a prova, o piloto revelou que seu avô paterno, Davidson Augustine Hamilton, faleceu na quinta-feira.

“Este, na verdade, tem sido um fim de semana difícil. Naturalmente, quando alguém falece, isso une toda a família, mas ele era a grande influência da família.”

Em vídeo divulgado pela Mercedes, Hamilton disse: “Hoje é um dia estranho. Estou olhando para cima e pensando no meu avô.”

“Eu realmente queria deixá-lo orgulhoso e deixar meu pai orgulhoso, porque este é um momento difícil para toda a família.”

“Liguei para o meu pai há pouco e sei que ele está orgulhoso do que conquistei, e sei que ele está orgulhoso de mim, o que sempre foi minha meta – e sei que meu avô também estaria orgulhoso por nós.”

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrates with his team

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 celebrates with his team

Photo by: Simon Galloway / Sutton Images

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Para Prost, 2018 é a "melhor temporada" de Hamilton
Próximo artigo Ricciardo fala em entregar carro “amaldiçoado” a Gasly

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil