Horner: Ricciardo seria ousado se deixasse Red Bull
Dirigente diz que australiano tomaria uma decisão corajosa se fosse para equipes que “tomaram voltas” da Red Bull nas últimas provas, como Renault e McLaren
Chefe da Red Bull na F1, Christian Horner disse que Daniel Ricciardo seria “bastante ousado” caso decida se juntar à McLaren ou Renault, sendo que ele próprio tem colocado voltas em ambas as equipes nas últimas corridas.
Ricciardo ainda precisa assinar um contrato para 2019, e admitiu nos preparativos para o GP da França que tanto McLaren quanto Renault são opções a serem consideradas.
Como Mercedes ou Ferrari parecem destinos improváveis ao australiano, Horner acredita que a renovação com a Red Bull, que usará motores Honda na próxima temporada, é sua melhor escolha.
“A situação com Daniel é que há uma intenção de ambas as partes para avançar”, disse Horner, que falava enquanto estava ao lado de Cyril Abitebou, chefe da Renault, e Eric Boullier, diretor esportivo da McLaren, durante coletiva de imprensa.
“A primeira coisa era próxima à situação com o motor. Isso agora já está concluído. Daniel entende o raciocínio de engenharia por trás disso.”
“Não vamos nos esquecer de que ele está em um carro que, nas últimas corridas, colocou voltas nos carros do nosso lado.”
“Seria uma decisão bastante ousada sair de um carro com o qual ele venceu dois GPs neste ano, se tornando um postulante ao título.”
“Eu ficaria surpreso se ele sair, porque existe um bom encaixe entre ele e a Red Bull. Mas é a F1.”
Boullier e Abiteboul não descartaram uma mudança de Ricciardo quando foram perguntados pelo Motorsport.com sobre o quão interessante seria tê-lo.
“Amamos Daniel. Eu o conheço já há muitos, muitos anos”, disse Boullier. “Ele está fazendo um bom trabalho com a Red Bull.”
“Enquanto há um piloto deste calibre no mercado, você vê se há uma discussão possível.”
“Neste momento do ano, ainda é muito cedo para falar sobre isso. São apenas conversas normais e amigáveis.”
Abiteboul disse que houve uma situação complicada que vem desde setembro, quando o divórcio da McLaren com a Honda foi facilitado pela Red Bull, que enviou Carlos Sainz à Renault para deixar que a Toro Rosso abrisse mão de seu motor Renault, o que foi assumido pela McLaren.
Ele sugeriu que a decisão de Ricciardo poderia ser influenciada pela escolha pelo motor Honda e que, se a Renault continuar melhorando, naturalmente ela se tornaria uma opção mais atrativa.
“Podemos dizer que isso não está conectado à decisão dos motores, mas não está”, disse. “Carlos foi emprestado a nós por causa de toda a dança das cadeiras que aconteceu no ano passado.”
“Espero que haja consequências colaterais [da escolha da Red Bull pela Honda]. Estou bem seguro de que discutiremos isso com a Red Bull nas próximas semanas.”
“Precisamos ficar de olho em qualquer desenvolvimento que haverá do lado da Red Bull em termos de pilotos, e as consequências colaterais que podem ter em nós.”
Horner disse que a Red Bull continuaria com sua política de promover seus próprios pilotos caso Ricciardo saia, mas insistiu que “nossa prioridade é manter a mesma dupla de pilotos nos próximos anos”.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.