Marchionne: Ferrari aprendeu de maneira "dolorosa"
Presidente de escuderia diz que lições valiosas foram aprendidas
Tendo iniciado a temporada fortemente e liderado a classificação durante a maior parte do ano, a campanha da Ferrari entrou em queda livre após o acidente de Sebastian Vettel em Cingapura e os problemas de motores na Malásia e no Japão.
Os sonhos do título finalmente terminaram no México no final de semana passado, quando Lewis Hamilton venceu o campeonato de pilotos, uma semana depois que a Mercedes conquistou o título de construtores.
Falando em uma conferência de investidores, o presidente Sergio Marchionne admitiu que perder o campeonato custaria a Ferrari dezenas de milhões de dólares, mas ele diz que o próprio time deve assumir a culpa de tudo o que deu errado.
Perguntado sobre o motivo da campanha da Ferrari ter caído, Marchionne disse: "Para responder a sua pergunta mais ampla sobre o que deu errado na F1, não acredito em má sorte. Em última análise, é uma reflexão sobre o modo como administramos os negócios."
"Foi uma combinação, especialmente na segunda metade da temporada, entre problemas técnicos e erros de pilotos... ou erro de julgamento do piloto."
No entanto, a maneira rápida em que a campanha da Ferrari entrou em colapso, pelo menos, ressaltou que a equipe precisa intensificar seu jogo para 2018.
"Eu acho que aprendemos muito, e acho que é uma maneira dolorosa de aprender", disse Marchionne. "Acho que a segunda metade da temporada revelou algumas fraquezas estruturais na maneira como estamos gerenciando o negócio, que serão corrigidos e, esperançosamente, em 2018 será uma temporada muito melhor."
"Lembro a todos que me fazem essa pergunta, e provavelmente sou o mais crítico na forma de como gerenciamos nossas atividades na F1, mas se eu tivesse perguntado a alguém no ano passado quão bem estaríamos em 2017, eu não poderia ter comprado a ideia de que estaríamos tão avançados na primeira metade da temporada."
"Então, fizemos bem desde o nosso ponto de partida, mas não conseguimos terminar a tarefa. É o objetivo de 2018 agora. Lamentamos não ter feito melhor, mas o carro está lá, e é na minha opinião, o melhor carro na pista hoje."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.