Massa diz que F1 não piorou nos últimos 16 anos
Brasileiro afirma que críticas à categoria são iguais às que presenciava quando começou a carreira
Felipe Massa, que fez sua estreia na Sauber em 2002, acredita que a F1 sempre é criticada e que a essência das corridas não mudou muito desde que começou.
"Quando comecei, a ultrapassagem era muito difícil, não tínhamos DRS e todos reclamavam sobre a mesma coisa", disse Massa ao Motorsport.com.
"Eles diziam 'ah, precisamos de ultrapassagens, 'ah, não conseguimos seguir os carros', 'ah, as melhores equipes têm mais do que as outras equipes', 'ah é muito caro'... O que mudou? Realmente não vejo uma grande mudança."
"Talvez naquele tempo, as equipes gastavam ainda mais dinheiro do que agora, mas a diferença entre o melhor e o pior era enorme, como é agora."
"Esta é a F1. Espero que isso mude no futuro, mas não vejo uma grande mudança."
Massa também acredita que o desafio que os pilotos da F1 enfrentam é o mesmo de antes.
"Os carros são diferentes, mas a mentalidade - a forma como você guia, o que você coloca no carro, como você consegue tirar melhor proveito - não é diferente."
"São apenas tipos diferentes de carros, regras diferentes, pneus diferentes, motores diferentes. Para ser um piloto da F1, você precisa ser o melhor e você precisa tirar o melhor do carro."
"Sempre foi assim, não é diferente em comparação quando comecei. Como as coisas funcionam não são muito diferentes."
Massa também acredita que a experiência adquirida pelos pilotos de sua geração, antes da introdução das restrições de testes em 2009 - que inicialmente proibia todos os treinos durante a temporada - continua sendo valiosa.
De 2001, quando testou pela primeira vez na Sauber, até o final de 2008, Massa completou 260 dias oficiais de testes. Nos nove anos e meio desde então, ele teve apenas 66.
"A experiência, o respeito que você tem pelo carro, eu diria que você tem mais e às vezes você vê as coisas antes que elas aconteçam", disse Massa.
"Mas os jovens têm suas oportunidades, eles aprendem, fazem muitas corridas e ainda estão fazendo um bom trabalho."
"Então, eu posso ter mais experiência, mas não acho que seja tão diferente. Um bom piloto é um bom piloto."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.